Caros,
Esta é a minha primeira participação ativa no fórum, contudo venho acompanhando a evolução dos temas com muito interesse, inclusive montei uma CNC3AX com sucesso, graças ao grande volume de conhecimento divulglado no fórum.
Como aeromodelista, já a algum tempo venho utilizando fontes de PC para carregamento das minhas baterias Li-Poly e recentemente montei uma CNC de 4 eixos para corte de isopor, sendo que na CNC fiz uma conversão da linha de 12V de uma fonte de PC, possibilitando o fornecimento de 22V que é utilizado para realizar o aquecimento do fio de corte.
Entendo muito pouco de eletrônica, contudo me aventuro bastante nas montagens. A conversão da fonte tem sua idéia explanada no site
http://picayzumba.com/contentid-68.html (há uma versão traduzida em
http://evoo.locaweb.com.br/tutoriais/fonte/ ) e baseia-se na modificação da realimentação do controlador PWM TL494 ou equivalente, encontrado na grande maioria das fontes disponíveis no mercado.
Usando os mesmos termos descritos nas páginas acima mencionadas, a idéia é fazer com que o sinal de realimentação presente no pino 1 do controlador proceda da linha de +12 V ao invés de da +5 V através do uso um divisor resistivo, obtendo um sinal de realimentação para o comparador, e este divisor deve ser tal que, quando a tensão proporcionada pela linha de +12 V seja a que desejamos, a tensão de saída do divisor seja igual à referência presente no pino 2.
Os sites acima ilustram muito bem a conversão.
Assim, faço as seguintes considerações:
- Segundo os fabricantes tais fontes toleram um consumo de pelo menos 300W para as tensões originais.
- Fontes são encontradas em sucatas.
- Trafos são caros.
Estou pensando em converter uma fonte de forma fornecer pelo menos 30V, onde acredito que terão corrente suficiente para alimentar 3 motores de 1,2A 6V/fase.
Contudo, não sei se os componentes internos da fonte terão tolerância suficiente para o feito.
Um detalhe, devido ao fato da fonte dar prioridade a linha de 5V, como esta não possuia carga, gerava instabilidade nas demais linhas. O problema foi resolvido colocando um resistor de 10R 10W entre a linha de 5v e GND. A partir dai foi só felicidade.
Assim, coloco a idéia para os Srs. e vamos ver o andar do tema.
Abraços,
Oscar