Nem sei se eu deveria escrever... mas já escrevi...
A vida é cheia de opções. Eu optei por montar minha própria placa, comprei os componentes, ia fazer a placa, mas encontrei um vendedor no mercadolivre que vende a placa face simples, acabei comprando pela facilidade de ter a placa já corroída.
Bem o ponto é o seguinte... é errando que se aprende né! Eu montei a placa, já com a modificação dos Fet´s para IRF640, fiz a minha fonte usando 2 trafos um 6+6V 500mA e outro 12+12V 3A. Montei a fonte, com seleção de 110/220V tudo ficou lindo e perfeito. Montei tudo em um gabinete de computador velho, passei os led´s todos para a parte frontal do gabinete... etc...
Até que montei a placa. Regulei o pino 15 do L297 para a corrente nominal dos motores... e para minha surpresa quando fui ligar os motores vieram muitos problemas....
Liguei os motores, começaram a chiar (previsto) fui testando algumas tensões e tudo Ok... Até sentir um cheirinho esquisito... percebi que alguma coisa estava torrando... desliguei tudo e fui verificar... era o Trafo da alimentação dos motores. Liguei ele em aberto e vi que estava OK. Então era a placa lógica.
Testei eixo por eixo, o Z chiou normal... o X e o Y queimam o fusivel na hora! É instantâneo! Depois de algum tempo, o eixo Z começou a queimar também!
Depois de muito observar aqui no forum. Descobri que tinha usado resistores nas redes resistivas errados... usei os de 1K quando era para ser de 2k2, pois o como não encontrei o 7409, usei o 74ls09 ... Descobri lendo no forum! Além disso eu fiz o favor de ao invés de ligar o positivo 12V, liguei o negativo! (eu sei ... podem chamar de anta! auhauhauh) Mas corrigi. Vi que o 74ls09 estava com um comportamento esquisito, comprei mais 3, e troquei todos. E tcham tcham!! O Eixo Z parou de queimar, mas os outros continuam queimando. Resumo... deixei de lado... pois estava de cabeça quente já e não estava resolvendo nada.
Resolvi fazer alguns testes e tentar mover o eixo Z... sem sucesso... não mexe nem a pau... fica lá... chiando paradinho que é uma beleza! Então resolvi testar o sinal no pino 18 do L297 para saber se estava chegando alguma coisa da porta paralela. resultado... nos eixos x e Y chega sinal de movimentação que é uma beleza... já no eixo Z... 0V...
Resumindo toda a novela... na minha casa meu pai é eng. eletronico... eu fiz mecânica, conheço bastante coisa até de eletronica (por osmose) Já usei o recurso de ajuda dos universitários.. e cheguei à seguinte conclusão.
EU escolhi montar a placa... poderia ter comprado pronta e ter evitado muitos contratempos...
A placa é relativamente complexa para os técnicos normais. Pois onde eu trabalho, tem eng. Eletronicos MUITO BEM CONCEITUADOS que desenvolvem coisas absurdas aqui... e ninguem acha o problema da minha placa... (tá certo que não mexeram muito) Mas é problema comum... apenas passível de investigação minuciosa. Então, para reparos na CNC3AX, COM CERTEZA é melhor entregar para os experts do forum do que levar para algum técnico.
Fim da novela
Você poderia ter comprado a HobbyCNC que já conhecia...(não comprou)
Você poderia ter enviado a placa para o Jost, e provavelmente já estaria resolvido e sem stress...(não enviou)
Acho que você só está arcando com as consequências de alguns atos que tomou, assim como eu.
A diferença é que eu estou lendo MUITA coisa sobre a CNC3AX para aprender máximo do seu funcionamento que me é possível, e não fico reclamando com ninguem que o projeto é uma droga e que a outra é melhor!
Pessoal do forum, me desculpe o desabafo, mas uma coisa que me chateia é falta de educação, onde muitos se dispões a ajudar, enquanto outro só maceta sem trégua nenhuma...
Abraço à todos!!