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PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: REGENERATOR em 04 de Novembro de 2011, 20:06
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Boa noite amigos do guia.
Meu nome é Oswaldo, sou do ramo de recorte eletrônico em vinil (Adesivos)
terminei a tempos minha maquininha que estaria 100% se não fosse um probleminha com o EIXO Z
acho estranho ele esquentar tanto e mais que os outros X e Y.
dos 3 motores que 23 KM C00 7 (9 kg) que comprei o do eixo Z parou de funcionar, parece ter rompido algum fio de alguma bobina. Então coloquei provisoriamente um 23 lm c004-60 (5 kg) até o outro motor 23 KM chegar. O que tem acontecido é que o eixo Z desanda as vezes, não tenho certesa se é perca de passo ou pelo motor ser diferente dos demais, só sei que ele começa bem um trabalho e derepente afunda no material, isso acontece depois de um tempinho funcionando, parece que quando a temperatura sobe muito o motor começa a perder passo ao recolher a ferramenta para o ponto seguro do z, ja quebrou várias frezas .
Alguem teria uma ideia do que pode ser?
Obrigado a todos que puderem ajudar.
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Você regulou a placa para a amperagem certa deste motor?
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você ja viu se o problema não é no codigo ?
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Regenerator,
Esses motores geram mais calor quando estão ligados parados (pelo menos é o que eu tenho observado). O motor do eixo Z, como fica mais tempo parado, normalmente fica mais quente que os demais. Se a temperatura está excedendo o limite de funcionamento do motor, a ponto de causar perda de passos, o problema pode ser o que o amigo CRBR mencionou, ou seja, amperagem excessiva.
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Caros amigos, todas as resposta fazem sentido, vou checar a regulagem pois trata se de um motor com menos torque e potencia que os demais, pode ser a regulagem do motor de 5 kg Z que esta igual a dos motores de 9 kg X e Y.
caro havell pode não ser o codigo , pois ela começa o corte de acordo com os percusrsos que gero, tudo certinho, mas de súbto a ferramenta penetra na tabua de sacrifio, ou seja a segurança do z e o zero da ferramnta endoida derepente, temo que seja da placa, este problema, mas vou checar a sugestão que os amigos me deram, o outro motor substituto chegara em breve.
Volto a postar o resultado.
Obrigado meninos!
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...vou checar a regulagem pois trata se de um motor com menos torque e potencia que os demais, pode ser a regulagem do motor de 5 kg Z que esta igual a dos motores de 9 kg X e Y...
Ai tambem não dá ne Oswaldo, qual a tensão e corrente do motor de 5 kg?
regule o trimpot de acordo com o motor de 5kg e não esqueça de postar o resultado :D
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............. mas de súbto a ferramenta penetra na tabua de sacrifio, ou seja a segurança do z e o zero da ferramnta endoida derepente,..........
Como eliminação de causas possíveis, verifique se o acoplamento está bem preso e também se o eixo Z (desligado do motor) se desloca com a suavidade necessária em toda a extensão.
abraço
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Eu consigo girar os eixos com os dedos, os acoplamentos são feitos com mangueiras de compressor com duas braçadeiras. Quanto ao aquecimento exagerado, notei que isso acxontece mesmo com motores parados em torque.
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Tenho visto que o assunto temperatura é recorrente, e que por diversas vezes já foi dito, mas repito:
Motores de passo podem trabalhar quentes - pode-se esperar temperaturas entre 40 e 50º "ACIMA" da ambiente sem que haja prejuízo!
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............. mas de súbto a ferramenta penetra na tabua de sacrifio, ou seja a segurança do z e o zero da ferramnta endoida derepente,..........
Como eliminação de causas possíveis, verifique se o acoplamento está bem preso e também se o eixo Z (desligado do motor) se desloca com a suavidade necessária em toda a extensão.
abraço
bom... eu consigo girar com os dedos.
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...vou checar a regulagem pois trata se de um motor com menos torque e potencia que os demais, pode ser a regulagem do motor de 5 kg Z que esta igual a dos motores de 9 kg X e Y...
Ai tambem não dá ne Oswaldo, qual a tensão e corrente do motor de 5 kg?
regule o trimpot de acordo com o motor de 5kg e não esqueça de postar o resultado :D
Então... esse motor a que me refiro é um 23 lm c004-60 5kg 6v e 1.3 a por fase esta substituindo o outro que pifou que era do grupo dos tres 23 km c051-7v aqui temos umas fotos pra ter uma base e os primeiros trabalhos feitos
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Oi Fábio.
o aquecimento do motor z chega a queimar a mão por isso eu acho que tá demais,
Mas o que está em questão é o comportamento do eixo z. Observei que os passos passos variam ou se perdem sempre na profundidade. isso geralmente acontece com um mesmo trababalho que antes não apresaentou problemas (motor tava frio) depois de um tempinho funcionado começa a "atrasar ou adiantar" passos
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Oi Fábio.
o aquecimento do motor z chega a queimar a mão por isso eu acho que tá demais,
Mas o que está em questão é o comportamento do eixo z. Observei que os passos passos variam ou se perdem sempre na profundidade. isso geralmente acontece com um mesmo trababalho que antes não apresaentou problemas (motor tava frio) depois de um tempinho funcionado começa a "atrasar ou adiantar" passos
Você poderia medir e informar a tensão nos pinos 15 (ao GND) de cada L-297, dos eixos x, y e z?
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Pode ser excesso de corrente no motor - daí a temperatura alta...
Faça como o Gil pede - meça a tensão no pino 15 do L297 e também nos diga qual é o valor do resistor Rsense que está usando na sua placa para a gente saber se está ajustado corretamente ou não - claro - precisamos saber quais são as caracteristicas desse motor (tensão e corrente)
Pergunta - os motores fazem barulho de fritura?
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Caros colegas.
Eu fiz estas medidas do p 2 ao 15 do 297 e deu aproximadamente(por que os numeros do meter não ficam parados rrsrs) 19.50 v na escala de 2000 m esta regulagem ja existia na placa que comprei no ML a vendedora disse que ia regular de acordo com meus motores que são 23 km c051 - 7v 9 kg
os fets são os 640
mandei essa placa de volta a vendedora para fazer a alteração para fets 640 e regular o trimpot para estes motores
a fonte eu retirei de uma maquina eletronica de escrever ela tem 3 saidas (duas com 18 v e uma com 9v) uso para os motores a saida de 18 v que retificaddo sobe para 24v a amperagem do trafo eu não sei.
Os resistores daquele verdes com listas: marrom , preto, prata, ouro = 1 ohm 5% se não me engano.
Obrigado.
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...vou checar a regulagem pois trata se de um motor com menos torque e potencia que os demais, pode ser a regulagem do motor de 5 kg Z que esta igual a dos motores de 9 kg X e Y...
Ai tambem não dá ne Oswaldo, qual a tensão e corrente do motor de 5 kg?
regule o trimpot de acordo com o motor de 5kg e não esqueça de postar o resultado :D
As medidas deram quase 20 v em todos os motores , abaixei o motor z pra uns 12 no trimpot mas esquenta do mesmo tando (chega a queimar a mão)
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Caros colegas.
Eu fiz estas medidas do p 2 ao 15 do 297 e deu aproximadamente(por que os numeros do meter não ficam parados rrsrs) 19.50 v na escala de 2000 m esta regulagem ja existia na placa que comprei no ML a vendedora disse que ia regular de acordo com meus motores que são 23 km c051 - 7v 9 kg
os fets são os 640
mandei essa placa de volta a vendedora para fazer a alteração para fets 640 e regular o trimpot para estes motores
a fonte eu retirei de uma maquina eletronica de escrever ela tem 3 saidas (duas com 18 v e uma com 9v) uso para os motores a saida de 18 v que retificaddo sobe para 24v a amperagem do trafo eu não sei.
Os resistores daquele verdes com listas: marrom , preto, prata, ouro = 1 ohm 5% se não me engano.
Obrigado.
Acho que a regulagem está em 1.997 mV, pois a escala do multímetro é de 2000mV, mas o seu multímetro (baratinho??) também não tem nem ponto decimal.... Certo?
Ajuste para 1/10 disso!! (199,7 mV)
O valor (certo) do resistor é 0,1 ohm x 5%, assim, a corrente é de 1,997/0,1 = 19,97 A, quer "fritar" o seu motor e os FETs?
Você apresentou duas leituras, de que eixos são? Onde está a terceira?
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Saudações caros.
Miliathe, realmente esse meu multimeter é não é de muita confiança, acredito que ele esteja marcando perto dos 20v porque a vendedora da placa disse que ia regular com essa medida, todos os tres estão com esse mesmo ajuste. baixei o 297 do eixo z pra 15v ja que o motor é de 6v 1.3 amp e diminui a velocidade apenas do motor Z de 1200 pra 500 ppois ele estava perdendo passo e parando quando eu teclava pra ele subir, desta forma melhorou um pouco,
Repetindo a resposta: todos os pinos 15 dos l297 foram ajustados com aproximadamente 20 v, quem me vendeu disse que isto é compatível com os motores 23km c051 7v, isto não esta correto? devo dimuir ? vale lembrar que os capacitores da fonte e diodos esquentam bastante.
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Saudações caros.
Miliathe, realmente esse meu multimeter é não é de muita confiança, acredito que ele esteja marcando perto dos 20v porque a vendedora da placa disse que ia regular com essa medida, todos os tres estão com esse mesmo ajuste. baixei o 297 do eixo z pra 15v ja que o motor é de 6v 1.3 amp e diminui a velocidade apenas do motor Z de 1200 pra 500 ppois ele estava perdendo passo e parando quando eu teclava pra ele subir, desta forma melhorou um pouco,
Repetindo a resposta: todos os pinos 15 dos l297 foram ajustados com aproximadamente 20 v, quem me vendeu disse que isto é compatível com os motores 23km c051 7v, isto não esta correto? devo dimuir ? vale lembrar que os capacitores da fonte e diodos esquentam bastante.
Realmente,... impressionante!! Impossível....
(1) Se a sua vendedora disse que ajustou 20V nesses resistores significa 20/0.1 = 200A, sabe o que são 200A?? Isso teria derretido tudo (motores, placa fonte, ...).
(2) Em sua foto, a escala do multimetro é de 2000mV = 2V e a sua medida foi de 1997 mV = 1,997V, o que daria uma corrente de 1,997/0,1 = 19,97A, também inacreditavelmente alta!!
Afinal, a sua foto é real ou imaginária?? São 20V que sua vendedora disse (o que me parece sem sentido algum) ou apenas 1,997V, conforme a foto?
Reajuste para 0,2V = 200 mV. Se não quiser queimar alguma coisa aí...
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Bom dia miliathe.
realmente eu esqueci de descrever sobre minha leiguice ao se tratar de eletônica, sei muito pouco disso, tenho me esforçado muito pra realizar o que pra mim seria uma grande "façanha" ver uma maquininha dessas funcionando chamo ela de obra prima, pois foi mais de um ano pra aprender noções de programação, funcionamento básico, passo, foi um verdadeiro desafio, entre placas 3ax que perdi por tanto montar e desmontar, motores que queimaram, etc, etc. mas sei que posso estar errando feio com o multimetro ja que os zeros fazem tanta diferença, vou me focar mais no que vc me disse e checar isso, pois pelo aquecimento dos motores isso tudo faz um grande sentido, poto resultados , mas antes vou comprar outro meter, pois o meu tem um comportamento estranho : quando eu colo ele pra medir tensão o display não zera, continua como uma contagem progressiva sem parar , isso pode ser um problema, então vou procurar um daqueles que apitam, (sãocarinhos)rsrs
por que enquanto vou fazer o que vc sugeriu.
Obrigado amigo.
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Na verdade essas medidas ai eu fi nos 297 (do pino 2 ao pino 15) não nos resistores e no meu multimetro é meio confuso para leigos pois não aparece ponto de separação nos números.