Olá a todos !!
Para acabar com a dor de cabeça do não funcionamento com alguma portas paralelas, adicionei um buffer 74LS541N para garantir sinais compatíveis com minha 3AX.
Ocorre que o conjunto funciona normalmente porém algum tempo depois de ligada, a 3AX desabilita os motores. Após muitos testes, consegui deixá-la funcionando normalmente retirando os capacitores de 100nF na entrada dos pinos de passo e direção do L297. Por que será que isto ocorre? A função do capacitor não é filtrar o sinal de entrada reduzindo o risco de interferências? Neste caso ficarei desprotegido ou entre a saída do 74LS541N e a entrada de passo e direção do 297 posso ligar direto sem os resistores de 100R e os capacitores de 100nF? Pesquisando na internet, vi um esquema francês onde resistores de 33K em pull-up (alimentados com 5V) é válido ou dispensável para a estabilidade dos sinais lógicos para o L297? Desde já agradeço qualquer dica ou sugestão. Abraços a todos !!
Os sinais de saída de uma porta paralela são relativamente limpos (sem ruído). Eu tenho uma CNC3AX e não instalei os referidos resistores e capacitores, justamente por achar que iriam sobrecarregar as saídas da porta nas transições de nível de saída (0->1 ou 1->0).
Um dos problemas em saídas de portas paralelas é a tensão de saída baixa em relação ao nível TTL padrão, ocasionando acionamento errático, devido a baixa tensão e não ao ruído. Nesse caso, resistores de pull-up de certo modo ajudam, mas podem sobrecarregar a porta paralela. Sendo uma "solução" inadequada.
O ideal é a utilização de entradas na placa driver providas de Schmitt Trigger, que possibilitam obter boa rejeição de ruído e acionamento mais confiável. Isto é feito em alguns drivers, mas não na CNC3AX.