Me permitam "um pitaco", quendo levamos sinais digitais de um lado pro outro, não seria interessante melhorar questão do acoplamento cruzado entre sinais, conseguido através do uso de aterramento abundante (varios fios) entre um conector e outro?
Gil, a idéia tem seus méritos, claro, mas o
crosstalk é desprezível em quase qualquer caso. O "quase" aqui é mais retórico, na prática nunca constatei probs que pudessem ser atribuídos a isso, pelo menos considerando cabos de até uns 4 ~ 5 m e as frequências habituais.
Quando colocamos vários fios em paralelo estamos diminuindo a resistência e indutância de interligação entre os conectores, e consequentemente, diminuindo a tensão entre os terras do PC e das placas de acionamento dos motores (drivers).
É, mas aumentamos a capacitância ... e isto sim, já constatei na prática que pode degradar significativamente os sinais ... há algumas portas por aí que são realmente fracotes e engasgam com picofarads
Desse modo, proponho que ao invés de apenas um fio para levar o terra de sinal, se utilizem vários condutores. Alguém já pensou porque o padrão Centronics, o conector de porta paralela e o cabo de impressoras possui vários pinos e fios de terra e não apenas um?
Porque havia pinos sobrando e o desinfeliz que criou a coisa não sabia o que fazer com eles ?
Ao invés de interligar todos os terras de um lado e de outro (nos conectores) e passar apenas um "fiozinho de terra", usar um cabo flat e passar vários terras no cabo entre cada pino de terra.
Há uns 15 ~20 anos atrás esse tipo de cabo era comum, ainda tenho algum por aqui ... foram abandonados, acredito que porque os conectores eram problemáticos, muito sujeitos a maus contatos.
Claro que nada impede a solda direta dos condutores de um cabo chato aos conectores atuais.
Vai gastar mais fios de cabo? Sim, mas ajudará a melhorar a qualidade dos sinais (mais limpos), principamente em altas velocidades, cabos longos e locais com muito ruído elétrico.
Óia, como dizia acima, acho que a idéia tem méritos, pode ser útil para distâncias intermediárias, eu chutostimaria algo até uns 5 m.
Onde o ambiente é realmente ruidoso e o comprimento do cabo representa é um prob, prefiro adotar acopladores óticos, o que já fiz em um par de casos e fiquei bastante satisfeito com o resultado (quase fiz com linha balanceada, com transceptores RS422). É coisa simples, barata e a prova de balas
Em casos menos severos, um cabo manga blindado em sido suficiente e mais conveniente que cabo chato, se não mais eficaz.
Existem tb cabos com blindagem individual, mas nunca confeccionei nenhum assim para a aplicação discutida, possivelmente seriam adequados, mas são mais caros e mais volumosos.