Caro Rangel,
Vamos por partes:
1 - Se voce utilizar o 7409 no acionamento, este componente pode drenar até 16 ma por porta, assim o resistor de pullup deve ser calculado para um valor um pouco abaixe de 16ma.
2 - Se voce utilizar o 74LS09 no acionamento, este componente pode drenar até 8 ma por porta, assim o resistor de pullup deve ser calculado para um valor um pouco abaixe de 8ma.
3 - Um breve histórico:
A CNC3AX original utilizava transistores IRFLZ44 acionados diretamente pelo L297, este transistor tem caracteristicas muito especiais, primeiramente é de acinamento de nível lógico ( 5 volts ), tem a carga do gate muito pequena e o RDS de apenas 0,022 ohms, o que o torna unico para aplicação pois mesmo que o l295 não tenha corrente para um acionamento rápido do gate, como o RDS é muito pequeno transição pela faixa linear de condução do transistor não causa muito aquecimento.
A CNC3AX modificada e a CNCAX-M, foram modificadas para poderem trabalhar com tensões mais altas, para tal o transistor IRFLZ44 foi substituido pelo IRF640 cuja as características são muito diferentes, o acionamento do gate deve ser de tensão acima de 10 volts, o RDS é quase 10 vezes maior, 0.18 ohms. Para acionar o gate foi aplicada a solução de usar uma porta lógica de coletor aberto e um pullup de tensão compatível com o gate.
Funciona?
Claro que funciona, existem centenas se não milhares de CNC3AX operando pelo mundo, porem esta solução não leva em conta as necessidades de corrente de acionamento do gate, portanto o IRF640 tem uma transição lenta pela faixa linear de condução, esta transição lenta associada ao RDS alto causa aquecimento e em muitos casos catarata térmica e consequente queima do transistor.
Assim, Concluindo o resistor de pullup esta vinculado a capacidade de denagem da porta lógica utilizada, se for se for o 74ls09 a corrente máxima que o resistor deve limitar é um pouco abaixo de 8ma, se for o 7409 a corrente máxima que o resistor deve limitar é um pouco abaixo de 16ma.
Espero não ter complicado muito...
Abraços
Celio