Havell,
boa noite professor !
exatamente, eu estou usando ele invertido e retificando a tensão de saida...
o que me encafifou é que apenas um eixo está visivelmente "andante"
quanto a ser "burrice" usar um autotrafo desta forma, acho que não chega a tanto.. provavelmente foi uma experiencia feita por falta de recur$$os e talvez tambem de embasamento tecnico..acho que no maximo da para considerar um cientista ( maluco..mas cientista.. )
Mil desculpas..., não é nada pessoal, mas vejo essa idéia "rondando" em alguns posts aqui no fórum. Às vezes não consigo me segurar... Devido aos riscos e os prejuízos materiais que sei que isso pode causar.
tentei a fonte com autotrafo pois o amigo que comentou disse ter tido resultado positivo, e eu já tinha tido problemas (explosões) com fontes convencionais, e fiquei com receio de pagar 100 graninhas em um trafo convencional e ele explodir.. por isso optei por mais esta solução "alternativa"
o Sr tem algum fornecedor de trafos para indicar aqui no Rio ?
Pois é conselhos desse tipo são perigosos..., um autotrafo simplesmente está conectado diretamente à rede, isto quer dizer que o "0V" do seu circuito pode estar conectado à fase da rede, que está a 127Volts em relação ao terra, se voce tocar nesse 0V vai levar um choque. Ou então, se você ligar um terra ao seu "0V" vai haver um curto, queimando seus diodos retificadores, etc... se não houver um fusível, é claro!!
Um autotrafo é uma solução barata e adequada para converter 110V em 220V e vice-versa e é só!! Usar um desses em fontes requer cuidados, e no mínimo, mais um trafo isolador se for alimentar circuito com computadores. Aí sai mais barato comprar logo um trafo isolado.
Se quer economizar, voce pode aproveitar a carcaça e parte do enrolamento de um autotrafo de 100 Watts ou mais, retirar metade do enrolamento (que gera o 220V) e enrolar por cima o secundário, tendo o cuidado de isolar primário e secundário usando uma fita adequada (para transformadores, que resiste ao calor).
Verifique na Rua República do Libano, existem pequenas empresas que fazem isso. Uma ocasião contratei um cidadão desse modo, ele fez um trafo para um analisador de espectro Tektronix, ficou perfeito!! Existem também fontes chaveadas (de 24V, 36V, 48V) a bom preço, que pode compensar o trabalho e as peças.