Olá MAC,
acho que não tem haver com o topico mas existe diferença entre o capacitor ceramico e o poliester ?
obrigado
Komander,
Se é para esta placa, voce pode usar qualquer um dos dois, que não ira fazer nenhuma diferença, mas abaixo descrevo alguns detalhes das diferenças entre alguns tipos de capacitores ...
Basicamente o que muda de um para outro é :
Constante dieletrica diferente ...
Uns são melhores para baixas frequencias e outros melhores para altas ...
Faixa de capacitancia que se pode obter com tais dieletricos ...
Tolerancia ...
Temperatura ...
Tamanho ...
Preço ...
Frescura ...
Etc ...
Alguns tipos e suas caracteristicas mais importantes :1) Eletrolítico – as placas são eletrodos de alumínio, com um dielétrico formado por um sal condutor em solvente (solução eletrolítica). Devido a este fato eles são polarizados: só podem ser usados em um sentido da polarização, caso contrário podem explodir. São os tipos mais usados na prática, em quase todos os tipos de aparelhos eletrônicos.
2) Tântalo: são capacitors eletrolíticos onde as placas são feitas de pentóxido de tântalo. Têm características superiores a eletrolíticos convencionais: operam a altas temperaturas e altas freqüências.
3) Filme de poliéster: é o dielétrico usado neste tipo de capacitor, bastante usado por ser barato e estável em diversas temperaturas. Sua capacitância tem uma tolerância da ordem de 5 a 10%.
4) Filme de Polipropileno: é o dielétrico deste tipo de capacitor, usado quando uma tolerância mais alta é necessária (da ordem de 1%) para a capacitância.
5) Filme de Poliestireno: usado como dielétrico, com placas (eletrodos) feitos de cobre ou prata.
6) Epóxi: usa um polímero com resina epoxi como revestimento protetivo. Bastante usado em aplicações diversas.
7) Cerâmicos: usam materiais como ácido titânico-bárico como dielétrico, bastante usados em aplicações de altas freqüências. Junto com os eletrolíticos, são os capacitores mais utilizados na prática. São bastante sensíveis a variações de temperatura. Identificados por uma listra negra na ponta.
8 ) Multicamadas cerâmicas: o dielétrico é formado por muitas camadas cerâmicas. Bastante estáveis em temperatura e podem operar a altas freqüências.
9) Capacitores variáveis: também conhecidos por trimmers (trimpots) usam cerâmicas ou filmes plásticos como dielétricos, e têm uma capacitância variável.
10) Capacitores de sintonia: utilizam ar como dielétrico. Muito usados em controle de sintonia de rádios, especialmente os mais antigos. Usualmente têm várias placas associadas com um eixo comum, que pode ser movido pelo botão de sintonia.