Mestre Fabio,
Agora você me deixou na dúvida...
FINALMENTE!!! Depois de tanto tempo, consegui!!! hahaha (liga, não. Tou rindo a toa, feliz pela Bob ir pro forno).
(...)
Digamos que a fonte não tem o FC de 20% => o que aconteceria?
só circulariam os 10A pelo circuito?
O motor estaria "sub-alimentado"?
O mundo é linear, e não digital
Tudo continuaria funcionando. Um pouco mais de temperatura (ela, novamente), uma fadiga a longo prazo, ...
O chopper é uma fonte de CORRENTE, e esta vai continuar sendo fornecida de uma maneira ou de outra. Vamos supor os 6,7A por fase no motor, o que daria 0,89A em 30V, ok? O trafo começa a suar frio (ou melhor, quente), a "potência" que sai é um pouco maior do que a que entra, gerando um ripple maior. Como a tensão cai um pouco, a corrente que sai aumenta para manter a potência, fazendo com que os diodos também passem a esquentar um pouco mais. O ciclo prossegue até que o equilíbrio seja restaurado ou algum componente atinja o limite de funcionamento (geralmente térmico).
Acho que isso não seria um problema muito sério, a não ser que este motor esteja dimensionado "sem nenhuma folga de potencia" para aquele acionamento!!! Aí o bicho pega, porque "se" ele não for capaz de vencer a inércia do conjunto, danou-se - vai perder poassos
Não sei se isso chega a acontecer desta forma. Vamos supor que a fonte caia de 30V para uns 25V ou 20V (cheio de ripple, claro). É como se você substituisse a fonte ou a regulasse para um valor menor. Talvez não fosse suficiente para perder passo, ainda mais que o cálculo que fizemos foi com os 3 motores parados com 2 fases energizadas (uma probabilidade de 1 em xxx). Se um motor sair desta condição, a potência que sai do trafo diminui, fazendo com que a tensão volte a subir (um pouco, pois é só um motor que passou a consumir menos potência).
Agora uma pergunta baseado nisso aí em cima:
O que acontece com o trafo "se" estiver trabalhando no limite - sem folgas como no exemplo???
O trafo é o que menos me preocupa. Se você tiver um trafo de x volts por y amperes, o que acontece é que a tensão de saída só será x se a corrente for y, ou seja, normalmente os trafos fornecem mais tensão do que o especificado. Como o fabricante também usa FC (quem não usa?), ele só vai começar a suar um pouco se a corrente for acima da especificada (e você já colocou 20% de folga). Ou seja, tem bastante gordura nele. E não podemos esquecer que esta situação toda seria causada por um aumento de 34% (13,4A / 10A). Nem é tão grande assim.
Claro que com condições adversas (temperatura ambiente alta, ficar constantemente nesta situação de parada dos 3 motores, FC pequeno), os componentes devem ter uma vida útil menor.
Segundo o autor, o circuito da cnc3ax é para um máximo absoluto de 8A - acho (eu disse ACHO) que isso é um absurdo pela largura de trilha que este circuito mostra, e parece que você já descobriu isso
Não conheço muito este driver. Como é o dissipador dos transistores? Eles costuma esquentar muito com 3A, por exemplo?
Quem sabe eles torram antes das trilhas?
Abraços,
Rudolf