Oi Tell...
Você, ao se referir à potenciômetros deve, na verdade, estar falando em Trimpot...
Tem eles as mesmas funções de um potenciômetro, ou seja, variam a sua resistência, se usarmos como referência uma das extremidades do dito cujo em relação ao centro do mesmo, porém, são menores (usa-se, quase sempre, soldados direto na PCI e são utilizados para ajustes permanentes), ou seja, você o ajusta e ele permanece assim, sem ser mexido novamente.
Já um potenciômetro é utilizado para controles externos, pois são para ajustes temporários. Exemplo: Ajuste de volume, tonalidade, etc, em aparelhos de som.
Brilho, contraste, etc, em monitores antigos...
No geral é isto: ao se referir à eles novamente, chame-os de trimpots... Os vendedores irão entender e te mostrarão a peça correta, desta vez...
Há.. tava esquecendo.... mas uma sugestão: Por que você não joga tudo que está montando numa caixinha de papelão, aposenta tudo de uma vez e coloca no lugar os Smiles e a Bob, do Rudolf?
Posso te garantir que colocando esta dupla, sua preocupação com controladoras deixará de existir...
E não é puxar o saco não, mas é que estas placas do Rudolf é mesmo o melhor que surgiu, nos últimos tempos em se tratando de controladoras para motor de passo. Ele conseguiu unir o que existe de mais moderno, a melhr perfórmance, o melhor desempenho ao menor custo. Vale a pena...
Se dispuser de alguma graninha, que nem é tanto assim, adquira já estas placas... Não vai se arrepender..
Abração pra ti,
Edu Lopes