1 - O capacitor é o da foto 25.000uF x 100V, e as fontes são as do PDF, incluvive coloquei a área de metal dos trafos..
Henrique, imagino que sua fonte seja a mais simples possível, apenas o trafo, uma ponte retificadora e o capacitor. Neste caso causa estranheza que a carga do capacitor demore ... quanto a descarga, é normal que sem carga leve um bom tempo pra descarregar, já que a corrente drenada do capacitor corresponde apenas àquela devida às fugas internas.
Só pra ter a certeza de que estamos falando da mesma coisa quanto a área, fiz um croquizinho com a área que deve ser considerada em vermelho, dê uma espiada e veja se é isso mesmo, me parece que sim, pelo que vc colocou no PDF ...
Se estiver correto, temos que 4,38cm x 3,26cm = 14,28 cm
2 [área bruta do núcleo]
14,28
2 x 0,8 = 163W
Como já havia dito, este cálculo não é exato, mas é uma boa aproximação, vc tem pelo menos idéia da potência que o trafo pode fornecer.
3 – Estou mandando novamente o PDF, assim o calculo serviria para outros usuários, pois na NET não achei explicação plausível.
É uma boa idéia, além de alguém poder aproveitar a discussão, tb pode corrigir, se houver algum erro ...
4- Os capacitores que mencionei são os da placa, os 3 da CNC3AX
Seria mais seguro substituir por caps para 63V ... a margem de segurança de 5V entre 45 e 50V é muito estreita pra caps eletrolíticos ...
5 Os diodos aprimoram o funcionamento e a segurança da placa?
Sim, são uma proteção muito eficaz para os FETs.
Segundo a planilha do Norberto, utilizaria um trafo de 33,2V e 2,6A no secundário, vi em no fórum que teria que utilizar um trafo de 18A, pois meus motores de 3A e 3V por fase, teria que prever em meio passo 6A por motor, qual das 2 contas está certa?
Os resultados da planilha do Norberto estão corretos e com larga margem de folga, com "fator de cagaço" de 50% ... isto poderia ser ainda mais reduzido, considerando que o cálculo já considera a pior condição, todos os motores parados, com todas as fases energizadas, e que com os motores em regime a corrente drenada decresce com o aumento da velocidade. Com FC de 20% o trafo pode ser de 1,8A ...
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