Clarificando:
Padrões de Porta Paralela no PC :
- SPP (Standard Parallel Port): Porta paralela no IBM PC original, ou qualquer porta que emule a porta original, também é chamada SPP, porta paralela padrão, tipo AT ou ISA-compatível.
A porta paralela no PC original era baseada na interface para impressora Centronics existente.
Pode transferir dados de oito bits para um periférico, usando um protocolo semelhante ao usado pela interface Centronics original, que permite apenas transferência unidirecional (PC para periféricos), não permitindo entrada de dados.
Porém existe um modo que possibilita a leitura de 4 bits de cada vez. Este modo é lento, mas ficou popular como um modo de usar a porta paralela para entrada.
- Tipo PS/2 (Porta Paralela do IBM PS/2): A melhoria inicial desta porta paralela utilizada no modelo PS/2 da IBM, foi a porta de dados bidirecionais. Esta porta bidirecional habilita a transferência de oito bits entre um PC e um periférico. O termo “Tipo PS/2” se refere a qualquer porta paralela bidirecional que não suporte os modos EPP ou ECP.
Muitos dispositivos usam os oito pinos (2 a 9) originalmente projetados para dados. Usar os mesmos oito pinos limita a comunicação ao modo half-duplex, o que significa que a informação só pode viajar em uma direção de cada vez. Mas os pinos 18 a 25, originalmente usados como terra, podem também ser usados como pinos para dados. Isso permite a comunicação em modo full-duplex (ambas as direções ao mesmo tempo).
- EPP (Enhanced Parallel Port): Porta desenvolvida originalmente pela Intel (fabricante de chips), Zenith (fabricante de PCs), e Xircom (fabricante de produtos para portas paralelas de redes) que possui as linhas de dados bidirecionais, como na porta Tipo PS/2, porém uma EPP pode ler ou escrever um byte em um ciclo do barramento ISA (aproximadamente 1µs, incluindo handshake). A porta SPP e a porta Tipo PS/2 necessitam de quatro ciclos para realizar acesso.
Uma EPP pode inverter a direção do fluxo de dados rapidamente, sendo muito eficiente quando usada com drives de disco ou fita ou outros dispositivos que transferem dados em ambas as direções.
Uma EPP também pode emular portas SPPs, e algumas EPPs podem emular portas Tipo PS/2.
- ECP (Extended Capabilities Port): Porta inicialmente proposta pela HP (Hewlett Packard) e pela Microsoft que possui as linhas de dados bidirecionais e pode transferir dados na velocidade do barramento ISA, como na porta EPP. Mas a ECP têm buffers que permitem transferências por DMA (acesso direto à memória) e compressão de dados. Transferências de ECP são úteis para impressoras, scanners, e outros periféricos que transferem grandes blocos de dados.
Uma ECP também pode emular portas SPP ou Tipo PS/2, e muitas ECPs podem emular EPP.