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PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: vitor_cia em 16 de Março de 2008, 19:59
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Iai galera blz??
Tava aqui pensando hj na possibilidade de montar uma placa CNC3AX – BR para motores bipolares.
Pelo que estava vendo não é tão difícil
Alguém já montou??????
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Tô junto, hoje chegaram meus motores que havia comprado mas o pessoal acabou mandando os motores errados, tinha comprado motores unipolares mas vieram bipolares...
Alguém sabe me dizer qual a sequencia de meio passo dos motores bipolares? Obrigado!
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A CNC3AX foi concebida pra motores UNIPOLARES.
Para motores BIPOLARES dem uma olhada em circuitos que combinam o par de CIs L297 e L298, mas tem que observar a máxima carga permitida para o 298.
A sequencia para bipolares é só dar uma pesquisado no fórum que esta informação já esta por ai.
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Luis Carlos, baixei os datasheet do l297 e l298 e pelo que vi posso utilizar o l298 somente ate 3A, será que se eu montar a parte lógica do l298 com mosfets funcionará? Obrigado!
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3A é muito pouco por isso minha idéia é desenvolver uma CNC3AX-Br para motores Bipolares
acredito que não seja tão complicado
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Acruwer,
Preste atenção, pois o L298 não é para 3A, e sim para 2A (em regime contínuo)...
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pior ainda hahahah
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É mesmo, será que se substituirmos o L298 por um circuito equivalente a ele so que com fets mais potentes funcionaria bem?
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Acruwer,
Posso estar errado, mas me parece que se colocar só FETs nas saídas (no lugar do L298), só poderá acioná-los em passo cheio quando em modo bipolar...
O L298 não pode ser substituído por FETs simplesmente, pois ele também é responsável pela geração de sequencia de fogo das fases...
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Acredito que se ligarmos 8 fet’s do jeito q esta no circuito anexado na saída do ci 7409 da placa CNC3AX
E colocarmos o resistor de lastro na entrada deles como já é feito dá certo
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Fabio, eu pensei no modo de como o vitor citou.. colocando o CI antes, ou seja, montando a parte interna do L298... assim conseguiria criar toda a sequencia necessaria.. A desvantagem seria que teria que utilizar 8 fets deste modo...
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Não tenho certeza pois não conheço nada de eletrônica, mas talvez se fizer como uma ponte "H" dê certo...
O que sei é que com os 4 FETs, o L297 só pode operar em modo bipolar em passo cheio...
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Fabio, se utilizasse o L298 com o motor bipolar eu conseguiria utilizar ele em meio passo?
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Essa é a idéia, 2 pontes H uma para cada Bobina
até onde sei o L297 controla a parte lógica ele não determina se o motor é bipolar ou unipolar - O que determina isso é a parte de potencia.
tanto é q ele funciona junto com o L298 Para motores Bipolares.
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Hoje de noite tenho aula de Empreendedorismo, então estou levando os esquemas para dar uma estudada e ver a coclusão que chegarei.... mas acho que se montássemos o L298 com o ci e os 8 fets conseguiremos atingir o objetivo, o negocio é ver se as sequencias das fases estarão certas....
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Tenho certeza que da certo!!!
Quando tiver umas horinhas vou montar
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achei a sequencia dos motores bipolares, gostaria que voces conferissem para ver se esta correta, a principio é a sequencia normal e a de meio passo..
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Acredito que se ligarmos 8 fet’s do jeito q esta no circuito anexado na saída do ci 7409 da placa CNC3AX E colocarmos o resistor de lastro na entrada deles como já é feito dá certo
Infelizmente não é tão simples ... pra começar vc não conseguiria excitar o lado alto da ponte ...
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achei a sequencia dos motores bipolares ...
Parece correto.
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Cncnow, qual a idéia que você da para resolvermos este problema da corrente?
Pensei em montar o cicuito interno do L298 exatamente como está na figura....
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Fabio, se utilizasse o L298 com o motor bipolar eu conseguiria utilizar ele em meio passo?
Sim - com certeza...
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Fabio, e se nós "copiassemos" o circuito interno do L298 exatamente como está no datasheet?
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Acruwer,
Leu o que o Jorge escreveu na mensagem acima?
Infelizmente não é tão simples ... pra começar vc não conseguiria excitar o lado alto da ponte ...
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sim, mas achei que ele estava se referindo ao esquema que o vitor havia colocado.. não é??
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Cncnow, qual a idéia que você da para resolvermos este problema da corrente?
Onde vc quer chegar, exatamente ? Defina o prob que quer resolver, é o primeiro passo de qualquer projeto ... senão vamos ficar dando tiros a esmo ... :P
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Acruwer,
Bem - se o comentário do Jorge foi em relação ao que o Vitor disse, acho que está válido para este esquema (interno do L298), pois ele deve ter alguma coisa que faça o controle dos acionamentos das pontes, e que não sabemos o que é...
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O problema é o seguinte, gostaria de acionar um motor bipolar de mais de 2A com o L297. Gostaria de saber alguma maneira de fazermos isto... Obrigado! :)
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Fabio, e se nós "copiassemos" o circuito interno do L298 exatamente como está no datasheet?
E o que, exatamente está no data sheet ? Um diagrama de blocos, não é ? Até onde está claro o que tem que ser feito para que a coisa funcione ? E se vai copiar, pq não usa logo o original ?
Veja bem, não tô querendo criar dificuldades, mas apontar as pedras do caminho ... não há nada de intransponível nessa coisa, mas é menos que trivial ...
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Acruwer,
Qual a corrente deste motor?
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Cncnow, o "copiar" seria para podermos colocar fets que suportem mais de 2A na saida, assim podendo acionar motores com maior corrente... Pois o L298 suporta somente 2A.. Acho que é isto que vc queria saber... :)
Fabio, o motor que tenho é de 5A.
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O problema é o seguinte, gostaria de acionar um motor bipolar de mais de 2A com o L297 ...
L297 é apenas um gerador de sequência de comutação, não aciona nada diretamente ... o que é "mais de 2A" ? 3A ? 20A ? 200A ?
Procure definir com clareza o que quer e/ou precisa ... eletrônica de potência é uma área onde o quantitativo vira qualitativo muito cedo ... não é apenas uma questão de usar componentes mais parrudos e tudo está resolvido ... isto afeta tb a complexidade e custo ... há soluções adequadas a cada faixa ...
Vc tá preocupado com a corrente, mas e a tensão para os motores, qual seria ?
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A tensão da fonte: 42Vcc
Tensão do Motor: 3,75Vcc
Corrente do Motor: 5A
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Cncnow, o "copiar" seria para podermos colocar fets que suportem mais de 2A na saida, ...
Vou repetir uma sugestão que já fiz, há um monte de projetinhos para pontes H de potência por aí ... escolha um e teste ... pode inclusive colocar L298 em paralelo , o que não é de todo má idéia ...
Um exemplo:
http://www.bobblick.com/techref/projects/hbridge/hbridge.html
Atente para a questão da excitação do lado alto da ponte e a tensão de alimentação, não apenas pra corrente ...
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Ok, vou dar uma estudada nos esquemas hj de noite e amanha a gente volta a conversar, obrigado a todos pela ajuda.... :) :)
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Cncnow, ultima pergunta... :) O porque devo ter cuidado com a excitação do lado alto da ponte?
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Também não entendi isso
Oq é: excitação do lado alto da ponte?
E pq o cuidado???
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pode inclusive colocar L298 em paralelo , o que não é de todo má idéia ...
Apenas uma dica - me parece que só se pode colocar no máximo 2 L298 em paralelo, onde a corrente máxima será de 3,5A (contínuo)...
Usei drivers com esta configuração na "Mechmate"...
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Sem querer fugir muito do assunto....
Mas existe alguma phase drive bipolar?
Se existe aguentam motores até quanto?
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Mas existe alguma phase drive bipolar?
Nenhuma que eu conheça. É possível fazer com uma ponte H, L298, por exemplo.
Se existe aguentam motores até quanto?
Depende da etapa de potência ...
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Jorge,
É possivel uma phase drive que acione os motores em bipolar?
Mudaria muita coisa no circuito de uma phase drive comum?
Pergunto porque normalmente as phase drive são bem compactas e com poucos componentes...
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ainda não entendi isso
Oq é: excitação do lado alto da ponte?
E pq o cuidado???
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Hoje de noite tenho aula de Empreendedorismo, então estou levando os esquemas para dar uma estudada e ver a coclusão que chegarei.... mas acho que se montássemos o L298 com o ci e os 8 fets conseguiremos atingir o objetivo, o negocio é ver se as sequencias das fases estarão certas....
talvez funcione mas fica faltando um detalhe importante, o controle de corrente e esse controle depende do conssumo na saída do L 298 aí a porca torce o rabo
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negativo se vc ler o topico inteiro intendera a minha ideia
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Gilberto,
Mesmo usando o L298, há controle de corrente porque os resistores "Rsense" estão lá - veja o esquema na "Data sheet" do danado!
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É possivel uma phase drive que acione os motores em bipolar?
Sim, como já disse, é perfeitamente possível.
Mudaria muita coisa no circuito de uma phase drive comum?
Não sei nem o que que dizer ... já não tem nada ... uma phase drive é só mesmo a etapa de potência, então neste sentido muda tudo, mas não o essencial que é a geração da sequência de comutação pelo programa controlador.
Pergunto porque normalmente as phase drive são bem compactas e com poucos componentes...
Muito relativo ... são bem úteis para alguns casos, mas há cada vez menos justificativa para empregá-las ...
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ainda não entendi isso C N C Now tem como explicar.
Oq é: excitação do lado alto da ponte?
E pq o cuidado???
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Jorge,
Pode se colocar mais de dois L298 em paralelo?
Se pode pode até quantos?
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ainda não entendi isso C N C Now tem como explicar.
Oq é: excitação do lado alto da ponte?
E pq o cuidado???
Vítor, é a terceira vez que vc repete sua pergunta em um intervalo de minutos. Que tal aguardar a resposta ? Melhor ainda, que tal pensar um pouco a respeito ?
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Pode se colocar mais de dois L298 em paralelo?
Sim, é possível comandar mais de dois em paralelo, os limites são do fan out (capacidade de carga) do circuito de controle, mas é bom dizer que isto não faz muito sentido, se precisa de mais que dois tá na hora de pensar em solução mais parruda, né ?
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É a terceira vez que pergunto e a terceira vês que vc não responde
Se não sabe responder não coloque no fórum pois a duvida fica flutuando
abraços
:-\
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É a terceira vez que pergunto e a terceira vês que vc não respondeSe não sabe responder não coloque no fórum pois a duvida fica flutuando
Vítor, as pessoas não estão aqui à sua disposição. Eu respondo quando quiser, se quiser, não tenho qualquer obrigação de atendê-lo, como de resto não tem qualquer outro membro do fórum.
Cuidado com a sua arrogância.
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Minha arrogância???
Estamos aqui para nos ajudar
Se vc não quer ajudar a solucionar uma duvida q não é só minha.Acho q a arrogância é de sua parte
Pra mim esta discussão besta termina aki vamos fala sobre a placa pois foi por isso q eu criei esse tópico
Abraços
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Ai galera neste link tem uma placa com o L298
http://www.otocoup.com/CarteL6208.htm#SpecifL297
porem é só 2A
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Gilberto,
Mesmo usando o L298, há controle de corrente porque os resistores "Rsense" estão lá - veja o esquema na "Data sheet" do danado!
Fabio
sim os r sense estão lá, mas para funcionar é preciso que haja consumo na saída do L 298, colocando o 298 para exitar uma ponte H não haverá consumo nenhum ( no máximo alguns mA que é = a nada) e o PWM não tem referencia se tiver será errada, vou pensar como resolver isso pois pretendo desenvolver um driver para bipolares de maior corrente e a dupla L297, 298 é boa como base
Gilberto
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Acredito que se ligarmos 8 fet’s criando 2 pontes H na saída do ci 7409 da placa CNC3AX
E colocarmos o resistor de lastro na entrada deles como já é feito dá certo e assim não teríamos q usar o L298.
Oq vc acha gimbabf ??
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Vitor
não funciona, o L298 tem circuitos lógicos adicionais que irão fazer falta para o modo bipolar
Gilberto
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Gilberto,
Acho que o comportamento do conjunto será o mesmo que da CNC3ax ou seja - mesmo que não tenha motor ligado, o PWM estará ativo e funcionando - se não há corrente circulante, o circuito fica como está - parado e pronto...
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concordo com o Fabio pois o controle PWM esta no L297 e não no L298
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Fabio
Vc poderia me explicar melhor o que seria ...sequencia de fogo das fases...
valewww
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Vitor,
O motor se movimenta quando as fases são alimentadas alternadamente numa sequência lógica, e assim se controla a direção de rotação - quando se manipula a frequência dessa sequência, se altera a rpm do motor...
Por exemplo uma sequência de fogo unipolar é mais ou menos assim: (isso se chama "máscara")
1000
0100
0010
0001
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A ta entendi
valewww
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No caso esta sequencia é feita pelo L297, ontem estive estudando os esquemas e datasheets e não encontrei problema em montar duas pontes H para comandar o motor, a única coisa foi a advertenca que o Jorge fez ao falar que era pra cuidar da excitação superior do circuito, que não entendi, se pudesse explicar agradeço... Obrigado!
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... a única coisa foi a advertenca que o Jorge fez ao falar que era pra cuidar da excitação superior do circuito, que não entendi ...
Acruwer,
as pontes H nada tem de misteriosas, mas costumam dar surras em gente grande ... há dois aspectos muito importantes que são a fonte mais frequente de problemas, os que costumam dificultar o projeto.
O primeiro é mais ou menos óbvio: os transistores de um mesmo ramo, ou seja os de um mesmo lado, na mesma perna do H, não podem conduzir ao mesmo tempo, isso seria um curto-circuito direto e franco, com as consequências previsíveis. A melhor solução para isto é adotar o que é conhecido por dead band (zona morta, faixa de guarda, etc). Isto quer dizer simplesmente que há no circuito algo que garanta que um transistor corte completamente antes que outro inicie a condução. Isto pode ser omitido quando a frequência de operação é baixa, e um "vazamento" é tolerável, mas pode inviabilizar completamente a operação sob frequências mais elevadas, como a dos nossos choppers.
O segundo é menos óbvio e por isso foi o alvo do meu comentário: As tensões de alimentação do motor e da lógica de controle são, via de regra, bastante discrepantes e em função disso, há algumas dificuldades para polarizar corretamente os transistores da parte alta da ponte e é comum que os projetos sejam bastante deficientes quanto a isto.
Imagine uma configuração bastante comum, uma ponte composta por transistores bipolares PNP na parte alta e NPN na parte baixa, ou FETs de canal P e canal N. É fácil provocar a condução dos transistores de cima apenas "aterrando" a base ou gate, mas é menos fácil garantir o corte, pq temos de levar a base ou gate a um potencial muito próximo ao da alimentação do motor. Imagine o que isto significa no caso da CNC3AX, como se discutia. O 7409 não suportaria a tensão, demasiado elevada ... bom dizer tb que há questões relativas à velocidade de comutação, que se for muito baixa pode inviabilizar a operação na frequência desejada e/ou reduzir muito a eficiência do circuito, causando aquecimento intolerável dos transistores em função das perdas de comutação.
Há diversas soluções pra isto, desde CIs dedicados, opto-acopladores, etc ... mas é um aspecto crucial para a boa operação da ponte e é aqui que muita gente tropeça ... daí meu alerta ...
Entenda bem, não tô dizendo que não é possível fazer uma excelente ponte H "caseira", nem querendo desestimular, tô tentando passar uma noção da coisa, que é menos trivial do que possa parecer, não basta pendurar quatro transistores em um 7409 para resolver o prob ...
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Então a principio a solução para este problema é muito difícil... E será que se utilizar 3 L298 em paralelo seria possível?
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Então a principio a solução para este problema é muito difícil...
Eu não diria que é muito difícil, apenas que não é muito fácil ... mas certamente não é um projeto pra quem não tem boa experiência com eletrônica começar do zero ... por isso tenho recomendado que monte algo já testado e sabidamente funcional ...
E será que se utilizar 3 L298 em paralelo seria possível?
A despeito do que diz a data sheet eu creio que sim, o que não posso jurar é que o L297 seja capaz de acionar três L298 ... dê uma espiada na data sheet dos dois ... eu vou tentar espiar isso mais tarde pra ver se encontro alguma restrição óbvia, mas meu palpite inicial é de que não há probs ...
Mais um comentário: é compreensível que vc queira acionar seu motor com a corrente nominal, mas quer me parecer que isto não é uma necessidade absoluta no seu caso ... trocando em miúdos, vc poderia usar apenas dois L298 e um L297 - o que é uma coisa testada e que sabidamente funciona bem - e ainda assim obter bom desempenho do motor ... eu tenho quase a certeza de que vc terá torque mais que suficiente ... faça seus cálculos aí e veja se isso não seria viável, assim vc simplifica e barateia um pouco a coisa ...
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Cheguei a uma conclusão, trocarei estes motores bipolares por motores unipolares... Pois vieram errados...
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isso da alguma ideia?
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Samusad
alguma idéia dá, mas falta os valores dos componentes voce tem o link do circuito ?
Gilberto
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Boa tarde
Caros amigos,
Desculpem a minha ignorância electrônica, mas, não se poserá utiizar o L6203?
Tenho 4 motores a trabalhar de 4A em cada drive.
Abraço
Macieira
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boas amigos, sou novo aqui tenho vindo a acompanhar o forum , e gostaria de perguntar ao pessoal, se existe alguma diferença entre o L298 e o L298N , pois tenho alguns motores bipolares e pretendia dar alguma utilidade a elesm mas tenho como objectivo começar pela electronica uma vez que a mecanica é mais facil.....
cumprimentos ao pessoal tem aqui um bom topico
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Miguero,
Que eu saiba, esta diferença se refere ao encapsulamento, e o componente é apresentado em 2 tipos de encapsulamento, sendo que um deles tem 2 variantes:
L298 N = encapsulamento Multiwatt Vertical
L298 NH = encapsulamento Multiwatt horizontal
L298 P = encapsulamento PowerSO20