Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: Luiz Alves em 18 de Novembro de 2009, 09:17
-
Pessoal, tô com o seguinte problema na minha cnc3ax... eu sigo o manual dela q tem no guia, para testes e tal, e quando monto o motor, e ligo a interface, depois ligo a fonte do motor, somente usando o eixo Z, conforme pede o manual, o motor energisa, aí uso o mach para movimentar.. o motor começa a girar, aí do nada perde a energisação, não roda mais, e fica livre, vc consegue rodá-lo com a mão... aí desligo a fonte do motor, desligo a fonte de pc que alimenta os 12V da lógica, ligo novamente, o motor volta a energisar e fazer o apito do chopper, mas movendo novamente ele se desliga.. Medindo as tensões, no fet com a fonte do motor ligada, chega no gate 10 a 11V, ligando a fonte do motor, essa medida passa para 5.4V no gate... e quando o motor para de funcionar o gate vai a 0V.. o que pode ser?
-
Dia Mestre Luiz...
Cara, tive esse problema na CNC3M , como não sou muito bom com fios, liguei 1 fonte pro motor e 1 fonte(micro) pra lógica, estava nos testes e tinha mau contato na fonte da lógica e acontecia isso, mas a placa era diferente da sua, será que não tem mau contato nas soldas ?
Barusso
-
será que não tem mau contato nas soldas ?
Pois é Grande Barusso, eu verifiquei essa questão, mas não encontrei mau contato não... até pq a lógica não desliga, fica alimentada.. somente desliga o motor... tá esquisito..
-
Luiz,
o problema parece ser "bom" contato, alguma coisa está acionando o enable juntamente com o motor, pode ser alguma ligação errada com a interface, pode ser um curto entre duas soldas, experimenta testar sem os jumps de enable na placa, também pode ser a polaridade do sinal, não uso o mach mas nas configurações dos pinos deve ter onde inverter o nível do sinal dos enable
-
Dia Luiz, deu certo ?
No testes que fiz, não utilizei o enable, derrepente pode ser o seu caso mesmo.
Barusso