Grande Reinaldo,
Não é esta corrente negativa que atrapalha a bagaça
Depende da bagaça que você tá falando
De qualquer maneira, gostaria de propor uma mudança no referencial. A gente está acostumado a olhar o driver pelos conectores que vão pro motor. A corrente entra, a corrente sai...
Gostaria de propor que a gente olhe pelo lado do motor. Afinal, ele é que é a estrela, o principal objetivo de tanto estudo
Sendo assim, se o motor estiver parado, a corrente sempre permanece no mesmo sentido :roll:
Vamos supor uma bobina 1-mmmmm-C-mmmmm-2 (reparem a beleza do desenho feito à mão livre
). Na extremidade 1 tem o fet 1 do chopper, C está no positivo da fonte e 2 tem o fet 2 do chopper, ok?
Vamos supor que o fet 1 está chaveando. Quando ele está conduzindo, a corrente circula de C para 1, ou seja, 1 <<< C 2. Quando ele não está conduzindo, a corrente circula de 2 para C, ou seja, 1 C <<< 2. Reparem que o sentido da corrente é sempre o mesmo, seja quando vai de C para 1 ou de 2 para C.
Acho que o ruído existe pelo fato da corrente da "semi-bobina' 1-C ficar oscilando, indo rapidamente de zero para a corrente nominal e logo depois despencando para zero novamente, numa onda quase quadrada. Idem na "semi-bobina" C-2. Dá uma olhada páginas atrás nas fotos do reinaldoscópio, ok?
Bão, se você evitar esta "corrente negativa", o que deve acontecer é que, quando o fet 1 parar de conduzir, o indutor da bobina 1-2 vai tentar manter a corrente circulando, elevando a tensão MUITO rapidamente em 1, gerando um pico altíssimo que não poderá passar da tensão máxima DS do fet 1 sob o risco de queimá-lo. Num dos testes no Smile com uma fonte de 12V, este pico passou dos 100V :shock:
Quando o fet 1 tornar a conduzir, ele terá que fazer com que a corrente na bobina passe de 0A para a corrente nominal. É muito mais difícil do que mantê-la, como era antes.
Bão, e o resultado disso, como ficaria? Acho que o ruído deverá ser mais forte. Como nem tudo são flores, acho que o motor perderá torque, gerará muito mais EMC, o fet 1 deverá ficar mais quente, devemos ter uma preocupaçã muito maior com o snubber, ...
Tenho certeza disso? De algumas coisas, sim (como a tensão de pico). De outras fico na imaginação
Claro, como sempre, a prática dirá realmente o que acontece. Aguardemos...
Existem alguns driver que usam um diodo em série com o dreno do fet, fazendo com que esta "corrente negativa" não exista, como da impressora Antares e o driver do Mestre Fabio Cicuto.
Digo, se eu elimina-la, não vai melhorar o desempenho, pois eu coseguiria disparos mais rapidos no chopper
Acho que só na mudança de fase. No período seguinte do PWM o motor já perderia torque.
Será que estou falando (muita) besteira? Alguém já fez ou testou um driver assim para me corrigir?
Abraços,
Rudolf