Acho que vale a pena comentar algumas coisinhas:
resouvi o problema do ruido, e do aquecimento dos motores na cnc3ax da seguinte forma
1: regulei o pino 15 do ci para 0,25v oque daria 2.5a. mas usei um motor de 1.2a
2: acrecentei 3 ci lm 317 e liguei 35v no pino 3 de cada ci.
3: liguei o pino 3 de cada ci na alimentacao de cada motor, independente
4: coloquei um resistor de 1.2r por 3w do pino 2 ao pino3 do ci lm317.
Com isto vc deixou inoperante o chopper, uma fonte de corrente constante de alta eficiência substituindo-o por uma fonte de corrente constante linear de muito baixa eficiência.
os motores funcionaram normal, e com os motores parados, a temperatura fica praticamente ambiente. o ruido e zero. o torque ficou bom, com 35v alcancei 9khz em passo cheio e 12khz em 1/2 passo.
O funcionamento do motor não é normal sob estas circunstâncias. Vc está alimentando um motor de 1,2A
por fase com (supostamente) apenas 1,2A no
total. O normal seria dispor de uma fonte para cada fase; como está, o motor fica sub-alimentado e pior ainda, se operando a meio passo, desbalanceado, alternando 1,2A para uma fase, e 1,2A para duas fases. Operando com torque muito aquém do obtenível.
Pode até ser perfeitamente satisfatório para sua aplicação, mas normal e desejável não é.
Só pra constar: Um 23LM-C004 pode alcançar velocidades muito maiores acionado por um chopper ... poderia tb, com uma fonte linear adequadamente projetada.
obs. os lm317 tem limite de 36v, se nao me engano. coloquei-os em um bom radiador de calor. ha mais, os transistores da saida pararam de esquentar.
Os LM317 tem outros limites além da tensão diferencial, o mais importante aqui, sempre esquecido, é a limitação da potência dissipada no regulador.
Da data sheet da Fairchild
Maximum Output Current [ IO(MAX) ]
VI - VO < 40V, PD < PMAX (TA 25C)
0.3AUm equívoco muito frequente, que tem ocorrido em 100% dos casos que tenho testemunhado, em que o LM317 é empregado para estes propósitos, é a suposição de que as especificações de tensão e corrente sejam concomitante aplicáveis, o que não é verdade. A potência máxima não é levada em conta e o dispositivo opera em condições muito diferentes da suposta.
A queda de tensão no regulador seria de 35 - (1,2 + 6) = 27,8V o que sob corrente de 1,2A redunda em uma dissipação de 27,8 x 1,2 = 33,36W, o que excede largamente a capacidade do componente, forçando-o a entrar no modo de limitação térmica.
fiz um teste com o multimetro. com o motor parado a alimentacao fica em 3.6v, quando aciono o motor a voltagem vai para 33v.
O que indica que o circuito está operando de maneira bem diferente da esperada, conforme exposto acima ...