Meninos eu vi ......,
O acesso à porta paralela pode ser feito de maneira indireta, através do sistema peracional ou diretamente, acessando os endereços de hardware das portas de E/S do PC, se não me falha a memória, no endereço 378hex. Assim faziam os programas que rodavam em DOS e nas primeiras versões de Windows do Tio Bill que precisavam de desempenho (velocidade), que é o caso dos softwares para CNC. Afinal, pra que sistema operacional num CNC?
O problema é que, na tentativa de "melhorar" o Ru(W)indows
, a turma do titio só permitiu que os programas acessassem as portas de E/S através do próprio sistema operacional, através de DLLs ou de APIs do dito sistema... Posteriormente vieram as portas USB, os conversores de USB/Serial e USB/Paralela e os velhos (e bons) programas não conseguem mais acessar a porta Paralela, que agora é virtual, pois o fazem da maneira antiga ("e suja"), endereçando diretamente o hardware.
Tenho uma teoria, acredito que pra turma do tio, quanto mais lento melhor, assim se vende mais up-grades, mais hardwares.... Bons tempos quando não tínhamos esses "problemas".....
Abraços,