Amigos,
Mesmo tendo sido uma situação que já resolvi (na verdade se resolveu só, rs!) achei interessante postar aqui no fórum pois pode ser útil a outros colegas além de servir para a análise dos mais experientes e conhecedores de eletrônica.
Fiz no eagle uma plaquinha modular (1 por eixo) baseada na 3AX, com a simplificação de trabalhar apenas no modo FULL (eliminando o dip switch, alimentando o pino 19 do L297 diretamente no GND).
O problema é que o 297 esquentava muito, assim como o 74LS09 (quase fritando).
Chequei o projeto várias vezes e testei as tensões nos pinos...tudo certo.
O ajuste do Vref está em 0,12V (utilizo Rsense de 0,1R).
Os fets não esquentavam : IRF640N com gates em 12V e resistores de 1.8K (Corrente no 74LS09 teórica, 6.7mA, portanto ligeiramente abaixo do limite de 8mA para o CI).
Para teste utilizei uma fonte de computador ATX usando os 5V dela para alimentar a lógica e 12V para os gates dos transistores e bobinas do motor (5Kgf.cm/1.6A por fase).
Pensei que poderia ser a necessidade do diodo na entrada de 5V (hipótese descartada após outro tópico gentilmente respondido pelos amigos Aparecido e Gil).
Enfim, não sei a causa, mas agora a placa funciona 100% o motor gira normalmente com bom torque, os CIs e FETs não esquentam, etc. Como sei que tudo tem uma explicação...pergun
to, o que pode ter sido?
Há alguma sequência lógica para ligação da 3AX?...Ex. Sinal da porta paralela antes de ligar a placa, energizar o a lógica antes do motor, etc.? Pergunto isto pois o aquecimento parecia intermitente...ou seja, algumas vezes ocorria outras não.
Desde já fico muito grato por quaisquer possibilidades que sejam colocadas.
Grande abraço a todos!!