Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: Jorge_BH em 01 de Maio de 2009, 10:51
-
Oi, pessoal.
Tô querendo fazer um painel com indicação de movimentos dos eixos. Assim: quando o eixo X movimentar para um lado, acende um led; qdo movimentar para outro lado, outro led. Ou seja, seriam 2 leds para cada eixo acendendo alternadamente dependendo da direção da rotação do motor. Queria saber se há pontos na CNC3AX em que eu poderia ligar os leds (com resist. de lastro) para me dar essa indicação.
Obrigado.
Jorge
-
Basta utilizar o sinal de direção. Des-recomendo a conexão direta de LEDs, é preferível utilizar transistores ou portas lógicas para evitar interferir com o sinal de direção.
-
O sinal de direção q vc diz seriam nos bornes do motor? Se for, lá tem tensão direto. Precisaria um local que tivesse voltagem só na hora que o motor é acionado para um lado ou outro (não precisa dizer que não entendo de eletrônica).
Abraço.
Jorge
-
O sinal de direção q vc diz seriam nos bornes do motor?
Não ! Tô falando do sinal que vai ao driver ...
-
Ah... aí, Xará, mesmo sem entender bem acho que pode realmente interferir no sinal da direção.
Obrigado.
Jorge