Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: Abrunho em 28 de Outubro de 2011, 08:27

Título: Ligação motor
Enviado por: Abrunho em 28 de Outubro de 2011, 08:27
Estou montando uma mini cnc e estou com dificuldade em ligar o motor. Type 17PM-K302-P1L, 5 fios
Primeiro gostava de saber se o motor serve para ligar à cnc3ax.
Se sim como o posso fazer?

Agradecido por toda a ajuda.
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: minilathe em 28 de Outubro de 2011, 08:48
Abrunho,

Bom dia, a CNC3AX trabalha com motores unipolares, que possuem normalmente 6 ou 8 fios. O seu motor talvez seja unipolar, mas acho estranho possuir 5 fios e não 6.

Poderia medir a resistência entre os fios com um ohmimetro ou multímetro?
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: C N C N o w ! em 28 de Outubro de 2011, 08:55
... acho estranho possuir 5 fios e não 6.

Nada estranho, Gil, motores de cinco fios são bastante comuns ...
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: minilathe em 28 de Outubro de 2011, 20:33
... acho estranho possuir 5 fios e não 6.

Nada estranho, Gil, motores de cinco fios são bastante comuns ...

Obrigado pela informação!
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Outubro de 2011, 08:52
A informação importante mesmo é como identificar os terminais do motor, aí vai:

A esmagadora maioria dos motores de passo utilizados atualmente é do tipo híbrido, bifásico, muitos deles unipolares, facilmente identificáveis por apresentarem cinco ou seis fios. Os enrolamentos são conectados internamente assim:

seis fios:

         +---/\/\/\---0 A1
         |  *
COM1 0---+
         |         *
         +---/\/\/\---0 A2



         +---/\/\/\---0 B1
         |  *
COM2 0---+
         |         *
         +---/\/\/\---0 B2



cinco fios:

         +---/\/\/\---0 A1
         |  *
         |
         |         *
         +---/\/\/\---0 A2
         |
 COM o---+
         |
         +---/\/\/\---0 B1
         |  *
         |
         |         *
         +---/\/\/\---0 B2


OBS: o asterisco denota o início de cada enrolamento.

Cada grupo ( A e B ) são enrolamentos bifilares em contrafase,  ou seja, são bobinados sobre as mesmas peças polares com fios separados e depois as extremidades são unidas, o fim de um enrolamento conectado ao início do outro e desta conexão é derivado um terminal comum ( COM ).

O que importa é identificar o terminal comum e os terminais de cada par e para isto, medimos a resistência entre os terminais, aquele que apresentar a mesma resistência para os outros, será o comum. Para um motor de seis fios a identificação dos terminais comuns redunda na identificação dos pares tb, mas para um motor de cinco fios faz-se necessária uma etapa adicional.

Conectamos um dos polos de uma fonte ajustada para tensão próxima da nominal do motor ao terminal comum e o outro polo a um dos outros terminais, que arbitrariamente denominamos A1. Manipulamos o eixo do motor, verificando que o mesmo está travado. A seguir, conectamos um outro terminal a A1. Isto vai fazer o eixo do motor avançar um passo no sentido horário ou no sentido anti-horário ou não se mover, neste caso o torque desaparece e o terminal com que conseguimos este comportamento será o par de A1, ou seja A2. Os terminais remanescentes serão B1 e B2. Basta conectar sucessivamente os terminais a A1 (um de cada vez) até descobrir qual faz o motor perder o torque e não avançar. Pronto !
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: Abrunho em 31 de Outubro de 2011, 11:41
Obrigado pelo esclarecimento  ;)
Título: Re:Ligação motor
Enviado por: Abrunho em 31 de Outubro de 2011, 11:49
Partindo do principio, que o Motor permite a ligação à cnx3ax, pelo seu diagrama, onde ligo o COM?
Faço corresponder o A1 ao A da Placa e o A2 ao A* da Placa?
O COM pode ser ligado ao LA e ao LBem simultâneo?

Já verifiquei que alimentando o motor ele tranca e avança um passo. estão já identificados o COM e A1/A2 e B1/B2.