Autor Tópico: Ruídos e Aterramento  (Lida 12736 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Ruídos e Aterramento
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 20:55 »
Grande MDF,
Eu quando coloquei o cabo manga nos meus motores, eu aterrei a malha de um lado na placa e outro lado coloquei na "massa"  do motor.
Está errado dessa forma ?
Completando as informações do Sir Jorge na sua máquina, só teria problema se a "massa" do CNC estiver ligada no terra da fonte, e ela não está, certo?

Pois é... errado :) Parece simples, mas não é   ::)

Se tem mais de 1 motor com a carcaça ligada na blindagem (que está ligada na fonte), existe aí um laço de terra. Imagine o percurso: Terra da fonte-blindagem-carcaça do motor-CNC-carcaça do outro motor-blindagem-terra da fonte.

É este tipo de laço que deve ser evitado, e nem sempre este percurso é fácil de ser enxergado  :)

Já no CNC daqui de casa, onde a carcaça dos motores também estão conectados à blindagem, não existe este laço, pois o CNC é de MDF, que é isolante elétrico ;)

Abraços,
Rudolf

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Ruídos e Aterramento
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:04 »
My Good !!!

Opalata não esqueça de pintar de verde, porque as ondas eletroestratosferic as tambem podem interferir no gama da cor cobre ...

Isto no caso de 4 cm, se for maior que isto, só mesmo com interconecção a base de tungstenio liquido ...

Fico imaginando como seria para ligar um trafo de 150KVA ... he he heeeee

Mas como dizem é melhor ler besteira do que ser cego ... he he heeeee

lolata

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Ruídos e Aterramento
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:17 »
Jorge e Rudolf

Então no caso de uma maquina inteira de aluminio, onde o motor não está isolado da estrutura, eu não devo ou não vai adiantar aterrar o cabo manga dos dois lados

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« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:25 »
Então no caso de uma maquina inteira de aluminio, onde o motor não está isolado da estrutura, eu não devo ou não vai adiantar aterrar o cabo manga dos dois lados

Não deve, Lolata ... mas essa coisa de ruídos e interferências é um troço meio que pra mandrakaria ... a coisa tem aspectos imprevisíveis e de vez em quando a gente se depara com casos onde a norma se inverte ... é comum que se tente tanto abrir como fechar a malha em casos mais renitentes ... mas manda a boa prática que se obedeça a norma ... as esquisitices existem, nas só se deve pensar em transgredir a norma quando todas as outras soluções forem infrutíferas e isso é raro ...

Como curiosidade e como informação adicional: é importante, em muitos casos, garantir uma sólida conexão entre todos os componentes metálicos (isto tem propósito de melhorar a segurança tb). Veja um carro qualquer, por exemplo. Vc vai sempre encontrar uma grossa cordoalha de cobre unindo o bloco do motor e o chassi ... sem isto é quase certo que haverá interferência com o equipamento eletrônico, particularmente o rádio, CD, etc, em função da ignição e do alternador ...

No que se refere às máquinas CNC, é boa prática conectar o pórtico à base, o carro do eixo Z ao pórtico, etc ... além dos aspectos relativos à minimização de interferências e segurança, pode prolongar a vida dos rolamentos ... curioso, não é ? Isto se deve a correntes parasitas que podem trafegar pelos rolamentos, provocando micro-centelhamento que vai erodindo pistas e esferas ...

PS:  Depois de enviar a msg percebi que o exemplo do carro pode não ser dos mais felizes, de vez que a cordoalha serve tb como conexão comum ("terra") de retorno para o alternador e para o motor de partida ... mas isso não invalida o princípio e a malha tem tb o propósito de melhorar a blindagem e propiciar um caminho de baixa impedância para as correntes parasitas ...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 22:42 por cncnow »

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:25 »
Lolata san,
Então no caso de uma maquina inteira de aluminio, onde o motor não está isolado da estrutura, eu não devo ou não vai adiantar aterrar o cabo manga dos dois lados
Não deve. Conecte a blindagem somente do lado da fonte.

Abraços,
Rudolf

lolata

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Ruídos e Aterramento
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:35 »
Muitas vezes a gente quer melhorar e fazer a coisa certa mas acaba fazendo errado.

Mais uma que aprendi.
Obrigado.

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« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 01:44 »
O ideal é unir todas as partes metálicas (carcaças): maquina, computador, drivers, trafos, fontes e etc ... com um fio de boa bitola e aterrar tudo em um bom terra, não é neutro da rede, mas sim uma vara de cobre espetada no solo (ha muita técnica envolvida em aterramentos, só a vara no solo é apenas ilustrativo)...

Alem de segurança você vai garantir um potencial igual em todas as partes da maquina evitando muitos problemas com ruídos, interferências e até a queima de computadores ...

Agora blindar cabo de motor, ou de FETs, eu gostaria de saber qual a necessidade disto ...

Que eu saiba isto vai gerar mais problemas do que ajudar em alguma coisa ... são sinais de alta corrente e baixa impedância ... a malha vai formar um capacitor que pode interferir nos sinais de baixa corrente e alta impedância (no caso do FET, pode interferir no gate do mesmo ) ...

Eu recomendaria utilizar blindagem apenas no sinal de gate do FET e nada mais ...  e o principal ... usar fios de bitolas avantajadas para diminuir perdas no percurso ... mas somente se a distancia entre a placa e os FET for muito grande ... no caso de 4 cm não precisa blindagem alguma, basta se preocupar com a bitola do fio ...

Para os motores apenas cabos de boa bitola sem blindagem ...

Como o Jorge já disse, ruídos é coisa de mandrakaria mesmo e muitas vezes a experiência é que produz um bom resultado, nem sempre obedecer os livros ao pé da letra produz o resultado esperado ...  mas as técnicas estão ai é só brincar com elas e ver ... rsrsrs

Eu tenho plena consciência de que preciso aterrar meu PC, já perdi um por não ter feito isto, só que continuo sem aterra-lo ... mas tem explicação, é melhor continuar levando uns choquinhos de vez em quando, do que agüentar a patroa reclamando da vara espetada no meio da sala ... rsrsrs

lolata

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« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 01:59 »
Aqui em casa, quando estava reformando, eu enterrei 3 barras dessas de "cobre" (banhada) em forma de triangulo, distante uns 2 metros uma da outra, fiz a ligação entre elas e fiz uma "rede"  de fio terra, em todas as tomadas tem um fio Verde p/ aterrar os aparelhos, não sei se funciona, mas não tomo mais choque nem na geladeira nem no micro, já é alguma coisa.
Mas preciso fazer isso no barracão.

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« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 02:03 »
PS:  Depois de enviar a msg percebi que o exemplo do carro pode não ser dos mais felizes, de vez que a cordoalha serve tb como conexão comum ("terra") de retorno para o alternador e para o motor de partida ... mas isso não invalida o princípio e a malha tem tb o propósito de melhorar a blindagem e propiciar um caminho de baixa impedância para as correntes parasitas ...

Jorge,

E também igualar o potencial de todo o conjunto para evitar as cargas estáticas criadas pelo atrito das partes moveis ... sem a malha de interligação, um lado do carro poderia ter 1000volts e outro -1000volts, o choque, embora sem perigo ao ser humano, não seria nada agradável e se isto fosse descarregado sobre algum circuito eletrônico poderia danifica-lo  ...

Alguns caminhões de combustível usam uma corrente pendurada embaixo do chassi, justamente com o objetivo de descarregar estas cargas estáticas ...

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« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 02:11 »
Aqui em casa, quando estava reformando, eu enterrei 3 barras dessas de "cobre" (banhada) em forma de triangulo, distante uns 2 metros uma da outra, fiz a ligação entre elas e fiz uma "rede"  de fio terra, em todas as tomadas tem um fio Verde p/ aterrar os aparelhos, não sei se funciona, mas não tomo mais choque nem na geladeira nem no micro, já é alguma coisa.
Mas preciso fazer isso no barracão.


Lolata

Resolve e muito ! eu lhe dou os parabens, é uma norma utilizada no mundo interio (quase) e que só agora o Brasil passou a exigir ... tomada de três polos ...

Agora em maquinas é a principal causa de interferencias e problemas eletronicos  ... as vezes conserto maquinas sem olhar, somente pelo telefone ... tem fio terra ? não ! então liga e depois me diz se o controle ficou mais obediente ...   rsrsrs

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #25 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 08:16 »
Grande Reinaldo,
O ideal é unir todas as partes metálicas (carcaças): maquina, computador, drivers, trafos, fontes e etc ... com um fio de boa bitola e aterrar tudo em um bom terra, não é neutro da rede, mas sim uma vara de cobre espetada no solo (ha muita técnica envolvida em aterramentos, só a vara no solo é apenas ilustrativo)...
Melhora MUITO :)
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Agora blindar cabo de motor, ou de FETs, eu gostaria de saber qual a necessidade disto ...
Ruído eletromagnético ;)

Você deve se lembrar pelo reinaldoscópio como a corrente trafega do driver ao motor, pulsando umas 20mil vezes a cada segundo. Esta freqüência é muito baixa, mas a taxa de subida e descida desta corrente é muito alta, causada por uma freqüência que faz cosquinha nos MHz. E, quanto maior a freqüência, muito maior é este ruído ;)
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Que eu saiba isto vai gerar mais problemas do que ajudar em alguma coisa ... são sinais de alta corrente e baixa impedância ...
E altíssima freqüência. E é aí que mora o perigo :)
Citar
a malha vai formar um capacitor que pode interferir nos sinais de baixa corrente e alta impedância (no caso do FET, pode interferir no gate do mesmo ) ...
Com certeza!
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Eu recomendaria utilizar blindagem apenas no sinal de gate do FET e nada mais ... 
Acho que em 4cm nem precisaria :)
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e o principal ... usar fios de bitolas avantajadas para diminuir perdas no percurso ... mas somente se a distancia entre a placa e os FET for muito grande ... no caso de 4 cm não precisa blindagem alguma, basta se preocupar com a bitola do fio ...
Concordo :)
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Para os motores apenas cabos de boa bitola sem blindagem ...
Claro que a bitola faz diferença, mas continuo achando que uma blindagem vai muito bem :)
Citar
Eu tenho plena consciência de que preciso aterrar meu PC, já perdi um por não ter feito isto, só que continuo sem aterra-lo ... mas tem explicação, é melhor continuar levando uns choquinhos de vez em quando, do que agüentar a patroa reclamando da vara espetada no meio da sala ... rsrsrs
Aqui em casa acabei com o brinquedo da molecada ("olha, dá choque") quando espetei uma vara de cobre no jardim :)

Não sei se ajuda ou não, mas há muitos anos me recomendaram, depois que a vara está fincada no chão, abrir um pequeno buracos de uns 15cm em torno da vara e encher de sal.  Conforme o sal entra na terra pela chuva, diminui a impedância ao redor da vara.

Por via das dúvidas, fiz isso :)

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #26 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 08:19 »
Grande Lolata,
Aqui em casa, quando estava reformando, eu enterrei 3 barras dessas de "cobre" (banhada) em forma de triangulo, distante uns 2 metros uma da outra, fiz a ligação entre elas e fiz uma "rede"  de fio terra, em todas as tomadas tem um fio Verde p/ aterrar os aparelhos, não sei se funciona, mas não tomo mais choque nem na geladeira nem no micro, já é alguma coisa.
Mas preciso fazer isso no barracão.
Ainda mais que no barracão as máquinas tem motores bem maiores do que as da sua casa (geladeira, ...) :)

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #27 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 09:07 »
E também igualar o potencial de todo o conjunto ...

Perfeitamente. Mas isso de pouco adianta ... o risco maior são as descargas para terra, seja do veículo, seja do condutor ... como vc lembrou bem, todo o conjunto do veículo teria de ser aterrado por corrente ou coisa que o valha para que a coisa fosse verdadeiramente eficaz ...

Sei que vc sabe disso tudo bem sabido, tô comentando mais pra quem tá menos familizarizado com o assunto.

Um filminho que ilustra bem o que tô dizendo:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=4ozBiUmWUGk[/youtube]

lolata

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« Resposta #28 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 09:15 »
Jorge
já que o assunto é o fio terra.

Nos caminhão tanque, avioes, antes de abastecer, ou descarragar combustivel, é conectado um fio terra, muitos caminhões a gente ve uma corrente arrastando no chão, essa corrente serviria com um fio terra p/ descarregar a estatica ?

Offline C N C N o w !

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« Resposta #29 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 09:27 »
Agora blindar cabo de motor, ou de FETs, eu gostaria de saber qual a necessidade disto ...

Que eu saiba isto vai gerar mais problemas do que ajudar em alguma coisa ... são sinais de alta corrente e baixa impedância ... a malha vai formar um capacitor que pode interferir nos sinais de baixa corrente e alta impedância (no caso do FET, pode interferir no gate do mesmo ) ...

ReiNaldo,

a necessidade de blindagem para os cabos dos motores é discutível, como tudo o mais, dá pra passar sem ela, mas ... aqui falamos de correntes razoavelmente intensas, com conteúdo harmônico de grande amplitude, largo espectro e portanto com elevado potencial interferente ... o que recomenda a blindagem ...

Essa prática é universalmente adotada pela indústria, o que tenho visto é que os cabos para qualquer tipo de motor são sempre blindados, ou confinados em conduítes metálicos, mas não me lembro de ter me deparado com problemas que pudessem ser atribuídos à blindagem ... exceto a loops de terra, estabelecidos por equívoco ou acidente ...

 

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