Grande mauro,
Fiquei sabendo do projeto da BOB SMILE e estou muito interessado em comprar um kit,
Seja bem vindo ao time
mas gostaria de saber qual é a diferença entre esses dois drivers e pq a BOB SMILE é bem melhor sendo que os dois drivers trabalham em PWM. Gostaria de saber suas principais caracteristicas entre BOB SMILE x CNC3AX.
Ambos driver são PWM, mas com algumas características bem diferentes.
Para começar, a CNC3AX são 3 drivers (um para cada motor) baseados no controlador L297. Ela é relativamente simples de se montar e configurar, basta comprar e montar os componentes na placa e sair voando
Tenho quase certeza que a configuração se restringe na corrente por fase do motor através de ajuste de um trimpot e medindo-se a tensão em um determinado pino do L297 e num "strap" (jumper) para acionamento em passo cheio ou meio passo. Existe também o sinal de enable (que vem do PC) que desenergiza o motor.
Os sinais que vem do PC são diretos, ou seja, não há nenhum tipo de isolação galvânica, que impede danos no PC. No meu ponto de vista, esta é a maior deficiência deste driver, e acho que muitos que tiveram danos no PC concordam comigo.
A tensão máxima do motor é algo em torno de 40V~50V e corrente por fase em torno de 7A (pelo que me recordo vagamente de ter lido neste fórum), e neste caso, o usuário precisa fazer uma refrigeração forçada nos transistores.
Já o Smile é baseado num DSP, um tipo de controlador muito rápido que controla tudo através de rotinas de programação (firmware). Toda a configuração é feita através de um programa de configuração que roda no PC e se comunica através do mesmo cabo paralelo, sem necessidade de conectar nem desconectar nada.
As configurações que podem ser feitas são a corrente por fase, tipo de acionamento e modo de operação dos sensores. Estas informações são muito mais simples e seguras de serem feitas, pois são realizadas num programa que roda no PC e não medindo uma tensão e ajustando um trimpot.
A corrente por fase é até 2A no modelo Smile-2A e 4A no modelo Smile-4A. O tipo de acionamento é relativo ao número de pulsos por passo (atualmente 1 é passo cheio e 2 é meio passo). O Smile conta com 3 sensores que podem ou não ser usados: 2 de limite e 1 de referência (home). Havendo 1 ou mais sensores de limite, pode-se configurar para que o próprio Smile desenergize o motor ou mesmo o freie no caso de um sensor ser acionado, totalmente independente de sinais vindos do PC. Além destes sensores, o sinal de enable vindo do PC também pode ser habilitado (ou não).
A tensão da fonte do motor é até 100V, e isso se traduz num maior torque quando o motor está girando, pois a corrente atinge o valor nominal mais rapidamente.
Outra característica do Smile é o fato dele se ajustar ao motor durante o processo de calibração, que ocorre quando a tensão da fonte do motor é detectada. Alguns ajustes são feito mesmo após esta calibração, como as características do PWM para que tire o máximo proveito DAQUELE motor que está sendo controlado.
Como seus recursos são baseados em programação, o próprio usuário pode atualizar novas versões de programas através do mesmo programa de configuração. Como exemplo, o lançamento do Smile foi feito em julho do ano passado, e em meados de novembro terminaram algumas grandes melhorias. Uma delas foi nas rotinas (programação) de controle de corrente. Foi gritante a diferença de performance, tanto que o Fabio Giliii estimou algo em torno de 300% melhor quando comparado àquela versão de julho. Outro exemplo é que vamos implantar acionamento por micro-passo e, quando estiver pronto, o usuário atualiza a versão e O MESMO SMILE passa a ter esta característica.
O Smile funciona junto com a interface Bob (break-out board), que isola galvanicamente os sinais (impedindo danos ao PC), oferece 3 reles controlados pelo PC, além da entrada da botoeira de emergência.
O kit Smile é composto de 3 Smiles, 1 Bob, 3 fontes de alimentação (2 para a lógica e 1 de 90V para os motores), cabo paralelo e de alimentação dos Smiles, além dos chicotes elétricos que conectam os Smiles aos seus respectivos motores. Ou seja, exceto o PC, possui toda a parte eletro-eletrônica necessária para o CNC.
Peço que me corrijam se errei em alguma informação ou me completem caso tenha esquecido de algo.
Abraços,
Rudolf