Acruwer,
Na verdade o que manda é a coordenada do desenho, então vamos ver duas opções:
Com sensores de origem:
O desenho pode ser gerado com uma origem padrão (canto esquerdo inferior) e este será posicionado na mesa da máquina onde quiser.
Este ponto é a "Origem-trabalho" e para o sistema será uma coordenada de trabalho (por exemplo G54), enquanto que os sensores de origem podem ser colocados em qualquer extremo da máquina - no exemplo estão no canto superior esquerdo, e este ponto é a "Origem-máquina" e para o sistema será sempre G53 (coordenadas de máquina).
Chave Fim de Curso
Sem sensores de origem:
O desenho pode ser gerado com uma origem padrão (canto esquerdo inferior) e este será posicionado na mesa da máquina onde quiser.
Este ponto é ao mesmo tempo "Origem-trabalho" e "Origem-máquina", pois para o sistema este ponto será G53" sempre.
Chave Fim de Curso
Se estiver usando o Mach3 para controle e sua máquina for dotada de sensores de origem, primeiro voce manda a máquina para origem apertando o comando "Ref All" - a máquina irá procurar os sensores e quando os encontrar ela zera os eixos neste ponto - neste momento a máquina estará trabalhando em coordenadas de máquina (G53) - quando a máquina termina de referenciar, ela passa para outro sistema de coordenadas, as coordenadas de trabalho como verá mais abaixo..
Manualmente voce posiciona a máquina onde deseja iniciar o desenho e aperta "Zero All" - isso zera todos os digitais "nas coordenadas de máquina", mas não perde a referencia da origem dos eixos, porque neste momento estará trabalhando em outro sistema de coordenadas - as coordenadas de trabalho.
Se optar por trabalhar sem sensores, não importa em que sistema de coordenadas estará trabalhando, pois os dois sistemas de coordenadas estarão sempre no mesmo ponto. que casualmente será a origem do desenho.