Oi pessoal,
Os mestres do Smile (Arnaldo, Fabio e Sir Jorge/CncNow) e eu queríamos saber como a fonte se comporta alimentando Smiles e motores. A principal dúvida era: Por que uma fonte alimentando esse conjunto aparentemente não atendia a realidade? Foram feitos alguns testes para tentar entender. O resultado de um dos testes (medir a corrente e tensão na saída da fonte com o motor girando) me surpreendeu. Pensei em ligar pro Sir Jorge, mas antes tive que refazer os testes prá não passar vergonha. Confirmado o resultado, liguei pro Sir Jorge que também não entendeu o que estava ocorrendo.
Abrindo um parênteses: deixar o Sir Jorge e sua vasta (quase infinita) sapiência sem conseguir explicar algo é uma experiência das mais honrosas. Apesar de conhecê-lo há muito anos, só consegui esse feito um par de vezes (tou rindo, imaginando a cara dele lendo isso).
O susto dele foi tão grande que quis ver in-loco o que estava acontecendo. Ficamos os dois sem entender. Foi quando surgiu a idéia de realizar testes mais amplos, gerais e profundos (ui), só conseguidos nos dois últimos dias.
Final de semana de teste com mestre Fabio foi pouco. A meta era registrar como uma fonte se comporta com diversas combinações de tensões, motores, frequências e cargas. Para isso foram providenciados 7 motores de 2 fabricantes:
Akiyama:
AK57H3-1.8 (15 kgf.cm)
AK85HY5.88-1.8 (32 kgf.cm)
AK85H3.75-1.8 (52 kgf.cm) - Não foi testado por ser bipolar
Action Motors:
SM1.8-D19-MN (19 kgf.cm)
SM1.8-E8532N-MN (32 kgf.cm)
SM1.8-E8551A-MN (50 kgf.cm) - Não foi testado por falta de tempo
SM1.8-E8590N-MN (90 kgf.cm) - Não foi testado por falta de tempo
Destes, 1 é bipolar e 2 ainda terão seus 10 minutos de fama (bem mais, na verdade).
Foram usados os seguintes equipamentos:
-Fonte linear, tensão ajustável e não regulada de 2kVA;
-Voltímetro na saída da fonte;
-Amperímetro analógico na saída da fonte;
-Conjunto Smile & Bob.
O conjunto foi testado nas seguintes condições:
-As tensões dos testes foram ajustadas para 25V, 50V e 100V (sem carga). Devido à ausência de regulação da fonte, foi anotada a tensão em cada teste;
-Corrente configurada no Smile para a nominal de cada motor;
-Frequências (em Hz) de 100, 250, 500, 750, 1000, 1500, 2000 e 3000 em diante com intervalos de 1kHz até que o motor estolasse sem carga ou com carga extremamente pequena.
Na primeira etapa foram registrados a tensão e corrente com o motor girando sem carga (eixo livre) e, numa segunda etapa, com carga mecânica poderosa (Fabio pilotando um sistema de frenagem) até que o motor estolasse, sendo registrados a tensão e corrente imediatamente antes do stall.
Além dos testes acima, também foram realizados alguns testes tira-teima:
-Como o motor ainda estava frio nos testes de 25V, os testes com esta tensão foram repetidos no SM1.8-E8532N-MN com o motor quente para verificar se poderia haver discrepância;
-Como os eixos possuem o eixo não são totalmente cilíndricos, o teste foi refeito no SM1.8-E8532N-MN usando o lado cilíndrico do eixo "traseiro". 3 gráficos foram feitos comparando os resultados, um para cada tensão. Achamos aceitável os dados registrados, não precisando refazer os testes com outro sistema de frenagem.
Os dados seguem anexo. Mal analisamos os dados e poucos gráficos foram gerados (apenas para sanar alguma dúvida pontual).
Senhores, aguardo comentários.