Olá Jorge,
Gil e Alberto, é com muito prazer que os vejo participando desta discussão, eu já havia dito ao Rudolf que pretendia aliciá-los
Pretendia estar no Rio nesta semana e bater um papo de corpo presente, agora que aprendi sobre as virtudes dos galetos e seus efeitos no intelecto
Então, vamos aos galetos.... é só marcar!!
As medidas foram efetuadas na saída DC da fonte e pelo que vimos ao osciloscópio ( confirma Rudolf ? ) não parece fazer sentido considerar fator de potência neste ponto, estamos tratando de correntes e tensões essencialmente contínuas.
Quando me referi a defasagem relativa dos sinais de tensão e de corrente (o "fator de potência"), me referi a defasagem eventualmente existente entre o driver e o motor. Além disso, tratam-se de sinais com forma de onda complexa, sabemos que não são as "bonitas senóides". São ondas esquisitas que mudam de forma com a frequência de acionamento, com o motor, ...
Aliás, considerando que a tensão e a corrente são formas de onda complexas, e não senóides, acho que não faz sentido falar em fator de potência.
Além disso, como o driver não deve ser linear, a potência medida em sua entrada não é proprocional à potência na saída. Ou seja, se dobrar a potência de entrada, não quer dizer que na saída a potência dobrou, ou vice-versa.
Uma coisa que me chama a atenção é que a variação relativa da potência é muito maior para tensões de alimentação mais baixas, no caso do motor SM1.8-D19, por exemplo, chega a 170% sob 25V e apenas 60% sob 100V :
Como uma fonte enxerga um conjunto Smile & motor
Realmente é intrigante...
Mas algumas coisas me chamaram a atenção:
(1) Nos tres casos, parace haver um primeiro pequeno pico (máximo local) próximo da frequência de 1000Hz.
(2) Em 25 e 50V a potência cresce, atinge um máximo global / local em 5000Hz e depois cai. Em 50V, após esse máximo, cai e volta a subir.
(3) Em 50V há um máximo global em 10000Hz aproximadamente e depois cai
(4) Em 100V em torno de 11000Hz há um vale que chega a 0 Watts, o motor está com carga mecânica? O motor gira sem energia da fonte? Seria um "moto contínuo"??
(5) Em 100V o driver parece apresentar uma potência mais distribuida acima de 15000Hz.
E agora a pergunta que não quer calar... E a potência no motor??
Considerando que num motor queremos a boa movimentação de uma carga, se ressalta a importância da informação de potência (mecânica) no eixo do motor, o que remete à medição do torque.