Grande Aline,
A questão é que tenho aqui três motores de passo, e suspeito que sejam unipolares
Digo suspeito porque têm cinco fios cada; De toda forma, como faria a ligação no driver smile?
Um motor unipolar possui 2 enrolamentos, sendo que cada um deles possui 3 fios: um em cada extremidade e outro no centro do enrolamento, totalizando 6 fios no motor.
Em alguns motores os 2 pontos centrais são unidos internamente e um único fio resultante desta união sai do motor. Além deste fio, ainda temos as 4 extremidades dos 2 enrolamentos, totalizando 5 fios.
Para determinar quem é quem, temos primeiro que descobrir quais dos 5 fios é o central do enrolamento. Isso pode ser conseguido medindo-se a resistência entre 2 fios. A resistência entre um dos fios e os outros será constante. Este é o central.
A questão que fica é: Se temos 2 enrolamentos e 2 extremidades em cada um, quais são os 2 fios de cada enrolamento? Nem adianta medir a resistência, pois os 2 pontos centrais estão unidos internamente.
Uma solução seria ligar o secundário de um transformadorzinho (saída de 6V, por exemplo) entre o fio central e outro escolhido aleatoriamente. Usando um voltímetro, somente haverá tensão entre o fio central e um dos outros 3 fios. Este será a extremidade oposta do enrolamento do fio ligado ao transformador.
Bão, prá encerrar, existe uma solução MUITO MAIS FÁCIL: Basta seguir uma das leis de Murphy que diz: "Quando tudo mais falhar, leia o manual"
O datasheet do motor tem que indicar qual é o fio central dos enrolamentos e quais fios que fazem parte de cada enrolamento
Espero não ter complicado (muito)
Dever de casa: Nos diga o modelo do motor e a finalidade de cada um dos 5 fios
Abraços,
Rudolf
PS: Me corrijam ou me completem na explanação acima, por favor