Jorge,
... o Nujol é em torno de 300 graus
Poxa Gil, eu já estava dando pulinhos de alegria aqui ... eu preciso de algo para a faixa de 250 ~ 300 ºC, já havia considerado óleo mineral e desistido, não me lembrava pq ... fui ver as características do Nujol, mas o ponto de fulgor é de 218 ºC ...
Alguma outra sugestão ?
O que voce precisa? Algo que entre em ebulição em 300 graus? O Nujol atende, com vantagem de ser um óleo mineral com propriedades controladas. Cabe destacar que, por não ser uma substância pura, a ebulição ocorre numa faixa de temperaturas (260 a 330, conforme testes do Instituto Oswaldo Cruz).
O ponto de fulgor é a temperatura acima da qual uma substância (o óleo quente) pode se inflamar ao aproximar uma chama (
http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_point).
Como no caso é um teste e não vamos "fritar" nada, não corremos o risco de incêndios. O ponto de fulgor (flash point) do Nujol é de 135 graus, conforme o Instituto Oswaldo Cruz. Ou seja, se aquecer o óleo até a ebulição, sem chamas próximas não "pega fogo".
Se quiser segurança redobrada (é sempre bom), usar pequenas quantidades, usar um aquecedor elétrico e ter material para abafar um fogo envetual (não jogar água!!!!!), uma tampa, panos úmidos, extintor de CO2, areia.
Qualquer óleo (mineral ou vegetal) é inflamável, até óleo de transformador!!