Autor Tópico: Problema com Smile - cyrilloluthiery  (Lida 31129 vezes)

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Offline ronaldocavalcante

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #60 Online: 29 de Junho de 2012, 18:35 »

Ok, aguardo.
Veja também a possibilidade de se usar uma só fonte

Offline cyrilloluthiery

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #61 Online: 30 de Junho de 2012, 05:28 »
Acredito que a postura do Rudolf vir aqui  e ver estes relatos  e com a humildade que chegou ,vai trazer uma up pro smile ...só pra frisar ,o smile quando está funcionando  normal é ótimo ... mas comigo não dei sorte de trampar ao ponto de deixar a maquina trabalhando sem medo de estragar alguma pç ou torrar um motor ...

Offline cyrilloluthiery

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #62 Online: 30 de Junho de 2012, 05:35 »
Fabio Gilii

 """""""Apenas como comentário - capacidade de alcançar certa velocidade de avanço não é necessáriamente e apenas responsabilidade dos drives.""""
 qualquer um com o minimo de conhecimento mecanico ,sabe quando sua maquina limita  ir alem neste sentido  ,minha maquina por exemplo  quando tenho alguma duvida,solto a castanha e movimento na mão pra ver se  pesa mais em um ponto ou outro... ,os meus fusos eu giro  com a ponta dos dedos ,levinho ... como disse nos relatos de antes ,ja tive que trabalhar com 600mm/min e com aceleração de 200 pra terminar um serviço ...

Respeito muito o senhor ,mas acho que agora é deixar o Rudolf acertar os pros e contras do seu produto e todo mundo crescer com isso ...

Offline Jackson Luz & Cena

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #63 Online: 30 de Junho de 2012, 07:46 »
Acompanhando esse tópico percebe-se sérios problemas ocorrendo com este produto, e ao mesmo tempo muita demora para as devidas satisfações por parte de quem fabrica e vende.
 
É comprovado que os relatos aqui postados são reclamações feitas por pessoas sérias e que dependem de acessórios semelhantes para tocar as suas vidas com responsabilidade no tocante a comprometimeto, etc.
 
Ao se fazer alguns comparativos entre reclamação x resolução do problema (neste tópico), constata-se falta de objetividade face às frágeis justificativas até agora apresentadas, dando a impressão de receio ou falta de destreza para assumir e resolver as falhas.
 
Nunca se deve buscar soluções de problemas utilizando o próprio cliente como laboratório, e sim, primeiramente, garantir confiabilidade do que está vendendo. Melhorar mais ainda o produto, já é outro departamento, com um laboratório eficiente e exclusivo.
 
Vi também que o produto em palta tem relato positivo sob algum aspecto, mas isso cai por terra se outros aspectos não vão bem porque afetarão o que há de melhor.
 
Jackson Luz 

Offline Rudolf Waller

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #64 Online: 30 de Junho de 2012, 08:51 »
Ô Jackson, que bicho te mordeu?

Ao se fazer alguns comparativos entre reclamação x resolução do problema (neste tópico), constata-se falta de objetividade face às frágeis justificativas até agora apresentadas, dando a impressão de receio ou falta de destreza para assumir e resolver as falhas.

Releia tudo que escrevi e depois a gente conversa melhor.

Offline F.Gilii

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #65 Online: 30 de Junho de 2012, 09:19 »
qualquer um com o minimo de conhecimento mecanico ,sabe quando sua maquina limita  ir alem neste sentido  ,minha maquina por exemplo  quando tenho alguma duvida,solto a castanha e movimento na mão pra ver se  pesa mais em um ponto ou outro... ,os meus fusos eu giro  com a ponta dos dedos ,levinho ... como disse nos relatos de antes ,ja tive que trabalhar com 600mm/min e com aceleração de 200 pra terminar um serviço ...
Não duvido de sua capacidade mecanica - apenas atente que muitas vezes ter uma máquina solta não quer dizer que está bem - há inércias e outros fatores a ser observar.

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Respeito muito o senhor ,mas acho que agora é deixar o Rudolf acertar os pros e contras do seu produto e todo mundo crescer com isso ...
Tá certo - não falo mais nada aqui para não te atrapalhar...

Offline jvfc

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #66 Online: 30 de Junho de 2012, 12:23 »
Fechei este novo drive da akiyama   de 7,2 A  no shopcnc ,tomara que tenha sido uma boa escolha ...

opa. que bom que comprou o driver, saiba que é o mesmo driver chines, que te indiquei.
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 12:25 por jvfc »

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #67 Online: 30 de Junho de 2012, 13:12 »
Aproveitando, vou pedir também a todos que usam Smile que postem seu parecer sobre ele, nosso suporte, falhas, manutenção, garantia, etc.

 Particularmente tenho 2 kits smile um em uma router que trabalha a 3 anos e um em uma plasma com o THC do fabio que vai fazer 1 ano, e já construi mais uma plasma com o smile para um cliente. 

   Não tenho do que reclamar... Nem do driver nem do atendimento. Muito pelo contrario o Rudolf é uma pessoa de ouro, pode demorar um pouco para responder os e-mails, mas sempre foi atencioso comigo.


    Não quero me intrometer no assunto, só quero ajudar... Mas acho que o problema é nessas atualizações do Smile, nós que somos usuários mais antigos do smile não tivemos problemas, parece que o problema surgiu depois de algumas atualizações, sugiro Rudolf, que dê atenção à este ponto, o pulo do gato deve estar ai.


Offline Jackson Luz & Cena

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #68 Online: 30 de Junho de 2012, 14:19 »
Prezado Rudolf,
 
Nenhum bicho me mordeu.
 
Muita gente idônea aqui do fórum diz que você é uma pessoa de ouro, e pessoas d'ouro merecem muito respeito e credibilidade. Pelo que se comenta, isso você tem.
 
Segui a sua orientação e reli tudo que você escreveu, e conclui que pra escrever o que eu ecrevi não precisava estar mordido.
 
Fiz a leitura das reclamações dos clientes, li as declarações dos satisfeitos, avaliei "quem" está reclamando e por fim, analisei as soluções postadas até o momento.
 
Nas minhas leituras, tive o cuidado de separar o joio do trigo, ou seja, tentei não confundir produto 1 (versão anterior) com produto 2 (versão atualizada) ou 3... Estamos tratando de uma determinada quantidade do produto que foi colocada à venda e que manifestou os problemas relatados.
 
Não me interprete dessa forma (mordido), pois apenas procuro primar pela eficiência e as suas consequências, fazendo isso de forma abalizada, procurando e tentando colocar palavras cabíveis, de forma criteriosa e objetiva.
 
Jackson Luz

Offline Rudolf Waller

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #69 Online: 30 de Junho de 2012, 15:46 »
Fizemos o levantamento do que tem ocorrido com o kit do Sebastião:
11/12/10:
Kit entregue em mãos ao Fabio Camargo durante o encontro no Medino em Campinas. Começa a contar a garantia de 1 ano

14/5/11:
Você suspeita que algo está estranho, pois um motor faz um "barulho estranho". Ficou de fazer testes e me retornar

4/7/11:
Você me informa que a fonte queimou.

6/7/11:
Enviamos nova fonte para substituir a que queimou. Você me envia a queimada por PAC a cobrar e verificamos que tinha sido mexida, que perderia a garantia. Preferimos desconsiderar a cobrança do PAC e a perda da garantia da fonte.

9/9/11:
Você me relata que um motor queimou e que o Smile Z está se comportando de forma estranha

10/9/11:
Peço que me envie o Smile estranho

7/11/11:
Você me envia os Smiles 2 meses após meu pedido e 6 meses após o primeiro sintoma estranho. Algumas placas chegam danificadas, pois estavam totalmente soltas dentro do gabinete. Os danos são corrigidos sem nenhum tipo de cobrança. Você solicita para fixemos a eletrônica no gabinete (acertou R$ 40,00 pelo trabalho). Infelizmente a fonte de 12V @ 2A solta da fixação no transporte de volta.

1/12/11:
Você reporta que o Smile X não está funcionando e que a Bob possui um arranhão numa trilha, provavelmente causada pela fonte que soltou no transporte.

12/12/11 e 26/12/11::
Você me envia toda eletrônica por Sedex A COBRAR

20/12/11:
A garantia do seu kit venceu em 11/12/11. Como ainda estou com o kit e tentando lhe ajudar, estendo a garantia até 31/12/11

26/12/11:
Faço todos os testes e chego a conclusão que estava tudo funcionando. Envio a análise técnica por email a você e copiando aos 3 auditores do Smile (Fabio Gilii, Jorge Lourenço Jr. e Arnaldo Laganaro). O teor do email é:
Sebastião,

Recebi seus Smiles e acabei de testá-los.

Tenho alguns comentários:
Smiles:
    Os 3 Smiles foram testados com os flat-cables que vieram com eles;
    Os Smiles foram testados e foi comprovado que estavam funcionando perfeitamente.

Cabos:
    2 Smiles vieram com os cabos que conectam os Smiles aos motores;
    Um dos fios estava sem o anel de numeração e sem o terminal. Mesmo não tendo obrigação, coloquei anel e terminal novos;
    Foi conferido a numeração e a continuidade dos cabos, estando tudo perfeito;
    Todos os testes foram feitos com eles;
    Como vieram sem os conectores Sindal, utilizei nossos para os testes.

Fontes:
    Recebemos as 2 fontes de 12V (1A e 2A).
    Foram feitos testes e estavam funcionando perfeitamente;
    Todos os testes foram feitos com elas.

Bob:
    Foi dito que haviam trilhas rompidas devido a uma fonte não estar fixa dentro do gabinete, o que pode as ter danificado;
    Mesmo tendo continuidade nas trilhas, resolvi raspar a máscara verde e fazer uma correção com solda. Não havia nenhuma indicação de rompimento das trilhas (vide foto anexa). Provavelmente houve algum defeito na deposição da máscara verde na fabricação da placa de circuito impresso. Estando o cobre exposto pela minha raspagem da máscara verde, o protegi com solda.
    A Bob foi testada e foi comprovado que estava funcionando perfeitamente.
    Todos os testes foram feitos com ela.

Tendo analisado e testado os componentes enviados, comprovei que todo o conjunto estava funcionando perfeitamente (vide filmagem anexa).

Como você havia dito que havia problema num dos Smiles e que quando era trocado de lugar com outro Smile o problema passava para outro motor, o problema poderia ser causado por:
    Problema no cabo paralelo;
    Problema na porta paralela do computador;
    Mal contato na conexão dos cabos com os motores;
    Inversão na conexão dos cabos com os motores.

Se o problema for com o cabo paralelo ou porta paralela, conecte o Smile cujo motor não está funcionando na posição Smile-4 da Bob, configurando corretamente as pinagens de passo e direção (8 e 9, respectivamente) no programa que você utiliza (EMC2, Mach ou TurboCNC).

Se o problema for com mal contato ou inversão na conexão dos cabos com os motores, sugiro conferir todas conexões antes de energizar o sistema.

Gostaria que você me dissesse se deseja que seja feito mais algum teste ou se envio de volta. Lembro que, mesmo não tendo a obrigação de receber Sedex a cobrar, o fiz para tentar minimizar sua insatisfação com o sistema Smile. Estarei viajando a partir de amanhã até na outra quinta, dia 5. O Daniel está de férias e retornará dia 9.

Caso não consiga fazer com que sua máquina funcione a contento, fique à vontade para contratar profissionais da área.

Abraços,
Rudolf

PS: Este email também está sendo enviado para os 3 auditores do Smile (Arnaldo Laganaro Jr, Fabio Gilii e Jorge Lourenço Jr) para comentários.

28/12/11:
Envio todo material de volta. Mesmo toda eletrônica funcionando quando chegou, banco o Sedex da vinda e da volta do material.

Final de abril/11:
Você me envia um Smile defeituoso e um motor queimado para substituição.

10/5/12:
Daniel lhe informa que não encontrou o problema no Smile, citando a possibilidade de solda fria. Mesmo estando fora da garantia, substituímos o Smile SEM CUSTO para você.

4/6/11:
Você informa ao Daniel a queima de um Smile. Ele lhe passa a informação de como substituir um transistor.

Offline Rudolf Waller

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #70 Online: 30 de Junho de 2012, 15:47 »
Citação de: cyrilloluthiery
mas ja fui aconselhado a jogar fora pelo proprio fabricante e  comprar outros novos ....
...
o duro de engolir foi o Daniel mandar descartar o drive e comprar um novo pois o drive deveria ter alguma solda fria em algum ponto que ele não conseguiu achar

As palavras foram SUAS, não dele. Você disse ao Daniel que jogaria o kit fora e o Daniel respondeu "faça o que você quiser".

Citação de: cyrilloluthiery
por ultimo o Daniel me aconselhou a descartar o smile  com problema pois ele não conseguiu achar o defeito

No email que ele lhe enviou consta "Essa placa não está passando confiança e está fora da garantia, minha sugestão é você adquirir uma placa nova e colocar no lugar dessa, é muito mais garantido e não vai ter esse problema de esquentar e queimar os motores novamente."

Pode nem parecer prá você, mas ele se preocupou em lhe entregar um produto confiável.

Citação de: cyrilloluthiery
eu só to falando  isso aqui pois o proprio Daniel disse que eu poderia mesmo por nas redes sociais o problema

Novamente as palavras foram SUAS. Você disse ao Daniel que "vou postar no fórum e nas redes sociais quem realmente vocês são" e ele respondeu que "pode colocar, faça o que você quiser"

Citação de: cyrilloluthiery
Este foi cedido pelo Rudolf um motor usado para eu não ficar tão no prejuizo

Preferi lhe enviar um motor testado para não deixar dúvidas do seu funcionamento. Você entendeu e concordou com isso.

Citação de: cyrilloluthiery
quando entrava em contato com  smile reclamando de problemas ,eles falaram que era só comigo,mas quando eu pedia urgencia eles diziam que tinham um monte de cliente pra conserto na minha frente ,estranho ne?

Você foi o único com o MESMO Smile retornando tantas vezes.

Citação de: cyrilloluthiery
o pior disso tudo é eu nem  ter coragem de vender o negocio usado ,Hempquest ,tenho dois  smiles funcionando ,não quer comprar  por 300 reais cada ?

Você abre esse tópico para reclamar do Smile e tenta vendê-lo a um colega por um preço mais alto do que um novo (que custa R$ 290,00)? Entendi certo?

Citação de: fcamargo
depos disso ouvi do próprio Cyrillo que havia um componente queimado no tal drive e que isso havia danificado os motores.

Nenhum componente defeituoso do Smile causaria a queima de um motor, exceto se for um transistor em curto e um fusível que não atua.

ACHO que os únicos motivos do motor queimar poderiam ser:
-Corrente acima da especificada do motor (não é o caso);
-Temperatura do motor acima da especificada (estou estudando esta parte e posto em breve).

Citação de: fcamargo
já vi motores queimados, já vi maquinsa travada, já drivers torrarem, mas sempre esses acidentes, foram precedidos de alguma coisa (queda de tensão, raios, ou outro motivo eletrico..)
nunca vi isso acontecer em um ciclo de operação normal (nao que isso seja impossivel.... sõ nunca vi).

Existe algo acontecendo no conjunto do Sebastião, tanto que lhe sugeri a contratação de um profissional de CNC para ajudá-lo nesta parte. ACHO que ele não contratou.

Citação de: cyrilloluthiery
mas os defeitos que  ele apresentou foi desde o inicio sim  e se estendeu até sair da garantia ,era caso pra troca ,mas não o fizeram

Trocamos o Smile APÓS a garantia!

Citação de: cyrilloluthiery
ja que no sabado liguei pra relatar e ouvi "liga na segunda hj é sabadão "

Você só esqueceu de comentar que ligou MAIS DE OITO HORAS DA NOITE DO SÁBADO. Lembro que estamos "abertos" de segunda a sábado das 9h às 18h.

Se servir de consolo, você não foi o pior caso. Houve um que ligou no domingo de carnaval às DEZ DA NOITE!!!

Citação de: cyrilloluthiery
quando estamos querendo fechar a compra  eles dão atenção no msn   ,mas depois raramente consigo falar com o mentor ...

Qual mentor, eu? Você me acha aos sábados entre 8h às 18h e por email durante a semana.

Citação de: cyrilloluthiery
eu poderia postar um video fritando um ovo no motor ,pois o bicho  passa de 80° facil ,a isolação do motor  vai pro pau

Em qual especificação você viu que a isolação do motor "vai pro pau" acima de 80°C? Não vale citar o datasheet da Akiyama que cita que a temperatura do motor é de 80°C.

Citação de: cyrilloluthiery
eu tentei de tudo com o Rudolf ,mas mesmo com todos prejuizos que tive ,ele contabilizava até 1 metro de cabo,1 conector

Paguei diversos Sedex, PACs, Smile, fonte, manutenção e motor.

Você quer MESMO que eu contabilize?

Offline Rudolf Waller

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #71 Online: 30 de Junho de 2012, 16:06 »
Citação de: ronaldocavalcante
É verdade Cyrillo. Agora mesmo devo pagar 311,00 reais por uma das placas.

Um Smile custa R$ 290,00. Você pagou R$ 260,00 + R$ 50,30 de Sedex.

Citação de: ronaldocavalcante
Continuo achando que poder-se-ia ter trocado o SMD e colocado os tais resistores de proteção, que teoricamente eu teria o direito por ser um melhoramento,

Você compra um carro zero e no ano seguinte eles lançam um modelo com algum melhoramento. Você tem direito a esse novo modelo?

Citação de: ronaldocavalcante
Ou ainda ofertar uma placa nova e colocar essa proteção na defeituosa.

Estamos terminando de definir como funcionará a colocação dessa proteção no que se refere á garantia, manutenção, etc. Em breve posto no GuiaCNC.

Citação de: ronaldocavalcante
Se não for incômodo, gostaria de saber porque não é possível usar apenas uma fonte no comando geral da Smile, como acontece com outros drives que vi.

O Smile funciona com 3 fontes: 12V@1A e 12V@2A alimentando a eletrônica e a maior alimentando os motores. É preciso duas fontes para eletrônica para manter a isolação elétrica entre os motores e o PC.

Citação de: ronaldocavalcante
O que me deixou ou pouco reticente foi o fato do preço da troca de um SMD daquele e possivelmente 4 resistores não chegaria ao preço total de 311,00 reais (sei que é pouco, mas...).

Comentei acima sobre a confiabilidade do Smile se o DSP for substituído. Mesmo sabendo dos riscos, nos envie o Smile defeituoso se preferir que o troquemos.

Citação de: ronaldocavalcante
Devo procurar algum técnico para fazer essa substituição pois ainda não tenho experiência nesse tipo de solda. Espero que ela volte a funcionar.

Não voltará a funcionar somente com a substituição, pois este componente deve ser gravado com o firmware. O Daniel não sabia disso quando lhe passou os dados do DSP, ficou sabendo hoje.

Offline Neto g

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #72 Online: 30 de Junho de 2012, 20:14 »

 Aproveitando, vou pedir também a todos que usam Smile que postem seu parecer sobre ele, nosso suporte, falhas, manutenção, garantia, etc.

Abraços,
Rudolf
Prezados Colegas

No fim de 2011 comprei três drivers com o Rudolf, e posteriormente comprei mais um para meu 4 eixo. Desde então só tive um problema bobo que foi prontamente solucionado pelo Daniel em um curto espaço de tempo. Por isso posso dizer que sou um feliz usuário dos drivers smile.

Um abraço à Todos

Offline ronaldocavalcante

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #73 Online: 30 de Junho de 2012, 20:58 »
Rudolf

Não vou desenvolver réplicas e tréplicas pois temos visões diferentes nesse pequeno desencontro de informações. Mas agradeço a atenção dispensada.

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Comentei acima sobre a confiabilidade do Smile se o DSP for substituído. Mesmo sabendo dos riscos, nos envie o Smile defeituoso se preferir que o troquemos.

Me interessa manter essa placa como step. Basta me dizer se haverá custo, e se houver, quanto será, pois terei mais dois fretes a pagar.

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Você compra um carro zero e no ano seguinte eles lançam um modelo com algum melhoramento. Você tem direito a esse novo modelo?

Na minha opinião, em termos de peça defeituosa, sim. Conheço com o nome de Recall. É o caso de uma peça que "pode" dar um defeito e a fábrica chama os proprietários para trocá-la ou efetuar um reforço.

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O Smile funciona com 3 fontes: 12V@1A e 12V@2A alimentando a eletrônica e a maior alimentando os motores. É preciso duas fontes para eletrônica para manter a isolação elétrica entre os motores e o PC.

Não seria possível, em vez de usar 3 transformadores comerciais, encomendar um com 3 enrolamentos secundários como se fazia no tempo das válvulas? Tenho alguns ainda comigo da Wilkason. Acredito que economizaria espaço e peso. Ou ainda talvez mudar-se o sistema de alimentação. O fato é que, pela minha observação, o espaço ocupado com o sistema de 4 eixos é muito grande (vide fotos que enviei). Imagine 5 ou 6 eixos. Não é uma crítica, mas uma sugestão.


att

ronaldo










Offline Rudolf Waller

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Re:Problema com Smile - cyrilloluthiery
« Resposta #74 Online: 01 de Julho de 2012, 08:12 »
Oi Ronaldo,

Me interessa manter essa placa como step. Basta me dizer se haverá custo, e se houver, quanto será, pois terei mais dois fretes a pagar.

Conforme foi lhe passado anteriormente, como venceu a garantia, o custo de manutenção será de R$ 65,00 (mão de obra)+R$ 17,00 (DSP) +Sedex. Se desejar, também faremos a atualização por um custo total (manutenção+atualização) de R$ 90,00 + R$17,00 + Sedex.

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Você compra um carro zero e no ano seguinte eles lançam um modelo com algum melhoramento. Você tem direito a esse novo modelo?

Na minha opinião, em termos de peça defeituosa, sim. Conheço com o nome de Recall. É o caso de uma peça que "pode" dar um defeito e a fábrica chama os proprietários para trocá-la ou efetuar um reforço.

Estávamos falando de melhoramento, não de "peça defeituosa". Voltando ao exemplo do carro, freio ABS ou air-bag, por mais que protejam a vida, são melhoramentos, são opcionais e tem custo.

Em outro tópico (http://www.guiacnc.com.br/projeto-smile/melhorias-do-smile/) citei que faremos a atualização sem custo se o Smile vier para manutenção e estiver na garantia. Acho difícil uma concessionária instalar air-bag sem custo só porque um carro está com problema em outra parte (luz interna não acende, por exemplo), mesmo estando na garantia.

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Não seria possível, em vez de usar 3 transformadores comerciais, encomendar um com 3 enrolamentos secundários como se fazia no tempo das válvulas? Tenho alguns ainda comigo da Wilkason. Acredito que economizaria espaço e peso. Ou ainda talvez mudar-se o sistema de alimentação. O fato é que, pela minha observação, o espaço ocupado com o sistema de 4 eixos é muito grande (vide fotos que enviei). Imagine 5 ou 6 eixos. Não é uma crítica, mas uma sugestão.
Agora entendi a sua sugestão, e agradeço :)

 

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