Se um arquivo de corte possui mais comandos no X e Y; e são poucos comandos que use o Z, por exemplo, o Z aqueceria menos por ficar mais tempo inativo, logicamente...
Eu realmente não sei se concordo, Cássio. Um motor de passo tem 2 bobinas. Supondo que esteja girando a meio passo, metade do tempo tem 2 bobinas energizadas e metade do tempo somente 1. Em média 1,5 bobinas energizadas. Se estiver parado, tanto pode parar com 1 bobina ou com as 2 energizadas, nunca "inativo" energeticamente falando.
"Então quer dizer que o pior caso é quando o motor está parado com 2 bobinas energizadas?"
Não sei dizer. Teoricamente é assim, mas algo no pseudo-modelo simplesmente não bate. Vamos fazer umas continhas: Antes disso, vou abrindo um parênteses: o site da Akiyama mudou e não estou achando informações dos motores de passo, então vou chutar que o motor de 32kgf.cm puxa 3,5A com 7V. Não deve ser isso, mas deve estar perto. Voltando às continhas:
Com 3,5A e 7V, cada bobina consome 24,5W. No pior caso temos 2 bobinas energizadas, o que dá 49W por motor. Supondo que haja 4 motores ligados, dariam 196W. Colocando uma eficiência de 85% no Smile, a fonte deveria fornecer 231W.
A pergunta que não quer calar: O kit Smile é fornecido com uma fonte de 500W. Por que ela queima na situação acima (231W)?
Agora é a hora do Sir Jorge dizer "Ok, cara pálida. De qual corrente estamos falando, ativa, reativa ou aparente?"
Pois é... Se o motor está girando, teremos as 3. Ou não???
Será que aí é que está o pulo do gato? A reativa pode estar causando a queima??? Uma fonte chaveada fica louquinha quando colocamos o Smile na reta. Vai ver que a flutuação da tensão causada por cada Smile pode estar causando um alvoroço no trafo da fonte.
Sábado vou pesquisar melhor essa questão.
Pode ajudar saber se o motor que apresentou mal funcionamento é um motor que foi bastante exigido no corte... Já é uma pista para detectar o problema.
Hummm, acho difícil, pois queimam em diversos usuários.
Sim! Com certeza é obrigação do fabricante do motor prever se poderia acontecer isso, mas será que previram? Pode ser que o defeito não seja os Smiles e sim tal modelo de motor. Como nesse de 32kg.f da akiyama.
Cheguei a pensar nisso. Para confirmar teria que fazer uma pesquisa monstro com os clientes, inclusive com número de série dos motores (nem sei se consta essa informação)
Não que o modelo em si é mal projetado (O meu primeiro Smile que comprei usa 2 desses motores com eixo passante á 3 anos, e nunca deu problema.) Mas algum lote dele pode ter saído da fabrica com algum defeito.
É plausível isso? Não sei responder. Poderia ser uma hipótese se a queima passou a acontecer a partir de uma determinada época (quando o lote foi lançado) e diminuindo ao longo do tempo (quando outros lotes o substituíram). Não sei dizer se foi isso que aconteceu.