Oi pessoal,
Comecei a fazer a jiga. Semana passada foi a parte mecânica do painel frontal, ontem foi o painel traseiro e o começo da fonte de alimentação, que desmanchei e comecei de novo hoje (por 2 vezes).
O DSP é alimentado por 3,3V, alguns componentes com 5V, os reles são de 12V. A jiga vai ter componentes ruidosos como reles, leds. Já outros precisam de uma fonte bem limpa, como amplificadores operacionais. Aí resolvi fazer uma fonte de verdade
Já que é prá fazer bem feito, não foi feito uma fonte, mas sete :shock:
O trafo da jiga tem um secundário de 12+12V @ 800mA, retificador de onda completa e filtro com 2 capacitores de 4700uF @ 15V, gerando uma tensão de +18V e -18V (sem carga). Para regular as tensões foram usados diversos 78xx e 79xx e 1 LM317 para gerar:
Fontes de tensão "limpa" (para serem usadas exclusivamentre por componentes que não geram ruído na alimentação) de 3,3V, 5V, +12V e -12V;
Fontes de tensão "suja" de 5V, +12V e -12V para serem usados em componentes que geram ruído na alimentação. Fora as tensões de +12V e -12V "limpas", todos os outros reguladores tem dissipador, e uma ventoinha de 24V jogando vento sobre eles.
Pô, isso não é exagero? Bão, como não sei tudo o que vou colocar nesta jiga daqui a uns anos, acho que é melhor caprichar agora do que arrancar os cabelos para entender o que pode estar acontecendo.
Ah! As fontes estão numa placa própria, com 7 leds indicando a situação de cada tensão. Costumo usar e abusar de leds com esta finalidade. Se tem algum destes que não está aceso, vou direto na fonte em vez de quebrar a cabeça no circuito
Eu ia usar o mesmo DSP do Smile. Pela jiga ser protótipo (não pretendo mandar fazer placa de circuito impresso), eu teria que canibalizar o protótipo do Smile para pegar o DSP de lá, e o coração se recusava a fazer isso. Fuçando os DSPs, achei um outro que também serve. Na verdade é o irmão mais velho do do Smile. Roda quase 3 vezes mais rápido, tem mais pinos (48 ao invés de 32), ... O encapsulamento é um pouco diferente (SMD também), já não poderia usar a mesma placa adaptadora do Nenêm. Procurando estas placas, achei uma que serve para este DSP. O Luiz já o soldou nesta placa e amanhã cedo começo a ligar os sinais dele.
Se eu estava achando que usar um DSP nesta jiga já era um canhão, imagina um bem mais rápido e com muito mais recursos
Vamos ver o que nos espera...
Abraços,
Rudolf