Não tenho certeza, mas acho que o motor é +/- 4,5V 2A, o driver é para até 45V 3A, mas também estou usando uma fonte de 35V 10A.
Grande Gerber!
Acho que ele deve estar sendo alimentado com 35V @ 2A. Se não estiver, creio que você possa conseguir mais performance se configurar para 2A, tá?
Esta medição que você fez foi com motor parado, né? Reparei que quando gira a temperatura despenca. Faz sentido...
Não Rudolfh, foi em pleno funcionamento mesmo, parado não dá pra ter uma referência correta, pois minha placa diminui automaticamente a corrente após alguns minutos, isto é bom, porque posso até esquecer de desligar os drivers, que os motores não superaquecerão.
Uma vez, fizemos uma medição da amperagem mandada pro motor e não passou de 1,6A, mesmo com o motor rodando a mais de 1600 rpm, claro sem carga nenhuma.
A corrente despenca quando o motor está em movimento. Se eu conseguir mantê-la em níveis decentes (sem cair tanto), acho que conseguirei uns torques a mais, justamente quando o motor mais precisa deles (girando).
Há meses atrás fiz um teste rápido que aumentava a corrente conforme a velocidade. No Nema23 configurado para 1A parado, chegou a 4A com uma certa velocidade. Depois caía de uma vez. Nem preciso dizer que consegui girá-lo mais rápido. Fiz só prá validar uma idéia que pretendo retomar mais prá frente.
A diminuição de corrente é característica do driver ou do Mach2? Ou seja, em qual dos 2 você configura esta característica?
Estou trabalhando com micropasso a 1600 (8X), com isso, fico limitado ao desempenho do Mach2 que vai até 45MHZ, mesmo assim, estou satisfeito, pois consigo um desempenho bom, em torno de 1680 rpm.
Antes da sua mensagem seguinte, já estava imaginando que seriam 45KHz (depois de arregalar os olhos, claro)...
Realmente, é uma velocidade e tanto! Com qual rotação você costuma trabalhar?
Sábado passei dos 2200rpm quando alimentei o Nema23 com 93V. Aí os resistores do snubber (filtro para eliminar ruídos) começaram a fumar
Aí parei a brincadeira e voltei a trabalhar, só testando com 35V
Meus conhecimentos em eletônica são limitados, mas se puder ajudar estamos ai.
Os meus também, acredite. A cada dia percebo que tem um monte de
coisas que fiz que deveriam terem sido feitas de outra forma.
A oferta é recíproca, e à todos colegas
Abraços,
Rudolf
PS: Se você me permite uma correçãozinha, meu nome termina com F, sem o H, tá?