Oi pessoal,
O driver tá ficando bacana, já dá prá chamar a criançada prá mostrar alguma coisa. Antes eram só desenhos no osciloscópio.
Tou ficando craque, melhorando a cada final de semana. Antes queimava 2 fets por dia, ontem queimei o DSP. Justo quem???
Gastei quase um tempão prá desfazer e refazer os fios, pois como ele tem encapsulamento SMD, estava soldado numa placa "conversora" de SMD para PTH (possui pinos que atravessam a placa padrão, tendo seus pinos soldados do outro lado) que era única. A atual (bem melhor), tem outro tipo de pinagem. Resultado, retirei e refiz uns 70% da fiação do driver. Como efeito colateral, estou ficando bom na arte de soldar.
Ontem, depois da ressoldagem, fiquei estudando o efeito da corrente na bobina, tentando entender como funcionam os diodos que ficam em anti-paralelo com a bobina. Reparei estes diodos causam uma força maior no motor quando ele está parado, mas fica uma nhaca quando gira com uma certa velocidade (acima de de uns 500Hz). Pedi pro Fabio Gilii comprovar isso para mim, pois ele tem um CNC montado. Os únicos diodos que ele tinha lá eram supressores de de tensão (I.5KE56A). Após soldados na placa, o motor ficou como se tivesse desenergizado, mesmo parado. Fiquei sem entender por que isso ocorreu...
Hoje cedo coloquei um trimpot ligado a um pino do conversod A/D para ajustar a corrente do motor, via ciclo de trabalho do PWM. O próximo passo foi colocar as entradas de step e dir, ainda sem opto-acoplador. Ficou bem biito, a molecada gostou. Após tirar os diodos em anti-paralelo com a bobina, confirmei o que muito já disseram antes: o motor consegue girar mais rápido sem estes diodos. Um Nema23 rodou até uns 4KHz com meio passo, com passo cheio chegou até 1,7KHz, ambos com torque que era uma piada. Estas freqüências devem ficar maiores quando tiver a realimentação da corrente.
Abraços,
Rudolf