Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 132638 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Projeto - Smile
« Resposta #180 Online: 14 de Junho de 2006, 12:32 »
Citação de: "fgilii"

Fiquei impressionado com os números que voce encontrou!!!

Mestre Fabio,

Imagina eu, então? Quem disse que consegui dormir esta noite??? :)

Parabéns também a todos vocês que participam do projeto!
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Esta noite dormí muito mal, e estive pensando em várias coisas, inclusive num artigo que lí a respeito de ressonância induzidas por fontes de alimentação.
Não sei se aquele sinal espúrio que víamos no osciloscópio pode ser gerado pera fonte, mais precisamente seria uma ressonância de alguma ordem.

Acho que tem tudo a ver, pois os sinais estranhos pararam quando colocamos diodos em série com a bobina ou em série com a fonte. Fica difícil entrar em ressonância deste jeito. Não conferi no circuito atual, mas acho que este sinal não aparece mais.
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No artigo o autor comenta que existem 2 tipos (pares e ímpares) e as piores são as ímpares.
Vou ver se encontro o artigo, e se der escaneio e te mando!

Gostaria muito de ler, por favor.
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Mas voltando ao escopo deste tópico, penso que estas velocidades são muito altas, e acho que nem precisa se preocupar tanto com elas, pois não  se esqueça que quanto mais rápido um motor de passo gira, menos torque ele tem!
A grande maioria dos motores de passo mantém bem o torque inicial até poucos rpm - talvez entre 350 e 600 RPM conforme o tamanho do motor e o modo de operação.
Acima disso, o torque cai vertiginosamente.

Como disse Sir Jorge uma vez, altas velocidades não é um fim por si só, são apenas maneiras indiretas de verificar a saúde de um driver. Se consigo altas velocidades, indiretamente consigo torque nas baixas velocidades.

Mas que estufei o peito, estufei :)

Ainda faltam uns probleminhas a serem resolvidos. Quero ver se passo a testar a velocidade com 13V e com passo cheio (somente 1 fase energizada). Creio que deve ter bastante gente que usa fontes perto deste valor. Se conseguir velocidade assim, creio que também consigo torque.

Por falar nisso, foi muito difícil parar o motor na mão com 6KHz em meio passo com a fonte de 53V. Com 93V, nem pensar 8)
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Mas, se seu driver, que é diferente de tudo que já vimos conseguir fazer com que os motores tenham algum torque com mais rpm, voce estará criando grandes possibilidades de acionamentos, pois uma das grandes diferenças entre servos e mot. de passo é justamente a capacidade de geração de torque em uma faixa de rpm maior.

Não tinha pensado nisso. O que pensei foi que, quando tiver implantado o "apêndice bipolar" neste driver (numa segunda versão), ACHO que vamos ter torque E velocidade num motor bipolar, o que, me parece, é difícil conseguir normalmente.
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Torço para que voce alcance seus objetivos - se puder ajudar em alguma coisa, me fale!

Por enquanto só tenho a agradecer a todos e em particular a você, ao Sir Jorge e aos mestres Fabio Cicuto e Arnaldo que tanto me ensinam. Também sei que estou sendo MUITO INJUSTO por deixar de nomear tanta gente. De qualquer maneira, fica aqui registrado meu agradecimento a todos.

Quero ver se em breve faço um teste no CNC do Lolata e, na seqüência (ou vice-versa), visitar novamente a masmorra do Sir Jorge para apresentar (e testar) a cria.

Queria que vocês estivessem lá ontem. O bichinho girando bem rápido, fazendo o som de broca de dentista. Faltou só mandar abrir a boca :)

Por falar nisso, fiquei com uma dúvida (que novidade). Antes, o motor estava fixo numa morsa e mal conseguiu chegar nos 4,5 KHz. Logo depois consegui aquelas velocidades todas. Não sei se foi por tirá-lo da morsa ou se por ter aumentado a aceleração (para 15KHz/s a 50KHz/s). Acabei não verificando o motivo. Faz sentido isso?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #181 Online: 14 de Junho de 2006, 14:04 »
Faria, se voce por ventura tiver apertado "um pouquinho" o motor a ponto de soltar água por baixo...

Falando sério, acho que não faz sentido.
O que faz sentido é que normalmente se umj motor estiver sendo acionado em passo cheio, existe uma grande possibilidade delke entrar em ressonância, mas se me lembro acontece em velocidades baixas, e não altas como voce está chegando...

Penso que se o motor estiver solto em cima da mesa, ele poderia sim "absorver" alguma possivel vibração, e quem sabe até ajudar na velocidade - pode ser uma grande besteira o que estou falando...
Chegou a ver o filmne da ressonância do motor que rolou na lista?

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #182 Online: 14 de Junho de 2006, 20:18 »
Citação de: "fgilii"
Faria, se voce por ventura tiver apertado "um pouquinho" o motor a ponto de soltar água por baixo...

Ave Fabio,

Não foi água que caiu, foram algumas peças que eu não sei prá que serve :)
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Falando sério, acho que não faz sentido.
O que faz sentido é que normalmente se umj motor estiver sendo acionado em passo cheio, existe uma grande possibilidade delke entrar em ressonância, mas se me lembro acontece em velocidades baixas, e não altas como voce está chegando...

Ele estolava em torno de 4,5KHz. Amanhã eu faço uns testes.
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Chegou a ver o filmne da ressonância do motor que rolou na lista?

Sim. Já tinha verificado isso na prática há uns anos atrás.

Só não entendi um dos filmes que mostrava um motor usando filmagem ultra rápida. O que ele queria mostrar?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #183 Online: 14 de Junho de 2006, 20:29 »
Rudolf,

O filme em alta velocidade mostraria um instante de uma perda de passos em velocidade mais alta (do motor).

Normalmente a ressonância aparece em acionamentos em passo cheio, e se não me engano, tanto em modo unipolar como em bipolar, mas sempre em baixas RPMs.
Se o motor estiver instalado em algum conjunto mecanico que ofereça alguma "resistência", a ressonância apareceria em outras velocidades (mais altas), mas com maior dificuldade, pois a mecanica "amorteceria" um tanto este efeito noscivo.

Para minimizar as coisas, nada como um belo acionamento em meio passo, ou mais! :-)

4500Hz de frequencia não é "stall" por ressonância - deve ser por perda simples de passo...

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Projeto - Smile
« Resposta #184 Online: 15 de Junho de 2006, 10:02 »
Editada em 13/08/2006 as 22,17 horas ...

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #185 Online: 15 de Junho de 2006, 19:22 »
Citação de: "fgilii"

O que faz sentido é que normalmente se umj motor estiver sendo acionado em passo cheio, existe uma grande possibilidade delke entrar em ressonância, mas se me lembro acontece em velocidades baixas, e não altas como voce está chegando...

Mestre Fabio,

Confirmando: Se alimento o Nema23 com 35V @ 1A por fase, coloco passo cheio com 1 única fase acionada, 6Khz de jog e 12KHz/s de aceleração no TurboCNC, se eu coloco o motor na morsa ele SEMPRE estala perto de atngir a velocidade final. Isso também acontece qdo deixo em cima da mesa ou na palma da mão aberta. Já se aperto ele com força com a mão ou deixo em cima de um rolo de papel higiênico, ele SEMPRE gira.

Mais uma pros mestres...

Outras novidades: Hoje passei o dia melhorando a fonte de 17V. Ainda não está chegando lá, mas está bem melhor do que estava. Aproveitei e fiz uma rotina de inicialização que confere se a fonte está estável durante 5s, liga a fonte interna, espera mais 1s, ajusta diversos parâmetros e só então energiza o motor. Ficou bem mais estável assim. Resolvi tomar vergonha e fazer isso de uma vez, pois pifou outro DSP hoje! Tadinho... 96V na cabeça... Ainda bem que o Luiz (que dá manutenção em PC) me atendeu, pois o DSP tem encapsulamento SMD e é difícil prá soldar.

Com a fonte interna melhorada, consegui rotações melhores do que domingo. Para se ter idéia do efeito, consegui girar a 25KHz em passo cheio (7500rpm) e 70KHz em meio passo (10500rpm)  :shock:

Como a esmola era muita, duvidei das informações do TurboCNC. Ele só consegue gerar freqüência máxima de 36KHz, ou seja, em meio passo consegui girar a 5400 rpm. De qualquer maneira, fica a maior velocidade de 7500rpm em passo cheio, já que o TurboCNC realmente enviou 25KHz 8) Esta rotação é difícil de se conseguir, diferentes das outras que reportei. Estas, sim, giram 100% das vezes. Foi mais uma questão de "vamos ver aonde vai, mesmo que seja difícil".

Reparei que com motor frio ele fica com preguiça de girar rápido. Com uma certa temperatura fica mais fácil. Só que, com as altas freqüências envolvidas, ele fica muito quente rapidinho. Faz sentido...

Citação de: "Mac_RC"

Agora voce me deixou arrepiado, nao quero mais este driver ....
Ta louco, ficar escutando aquele barulhinho de dentista o dia inteiro ?! Se é louco ? heheheheeeeee

Preocupa, não. A anestesia é por conta da casa :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #186 Online: 15 de Junho de 2006, 19:33 »
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Confirmando: Se alimento o Nema23 com 35V @ 1A por fase, coloco passo cheio com 1 única fase acionada, 6Khz de jog e 12KHz/s de aceleração no TurboCNC, se eu coloco o motor na morsa ele SEMPRE estala perto de atngir a velocidade final. Isso também acontece qdo deixo em cima da mesa ou na palma da mão aberta. Já se aperto ele com força com a mão ou deixo em cima de um rolo de papel higiênico, ele SEMPRE gira.

Provavelmente colocar o motor em cima de alguma coisa assim "macia" ou flexível, provavelmente atua como amortecedor, e por um acaso a frequencia  de ressonância provavelmente é diminuída ou amortecida....
Mas é muito curioso de qualquer forma!

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Com a fonte interna melhorada, consegui rotações melhores do que domingo. Para se ter idéia do efeito, consegui girar a 25KHz em passo cheio (7500rpm) e 70KHz em meio passo (10500rpm)

Outra curiosidade: em passo cheio 25KHz, então "teoricamente" em meio passo teríamos o dôbro (50KHz) e não 70 KHZ!!!!!

Grande Rudolf...
Desse jeito voce está criando muitas espectativas na moçada!!!

Offline jack_live

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« Resposta #187 Online: 15 de Junho de 2006, 22:04 »
http://www.eletronica.org/modules.php?name=News&file=article&sid=15
tá bem detlhado e o melhor está em portugues :D

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #188 Online: 15 de Junho de 2006, 23:05 »
Citação de: "fgilii"

Provavelmente colocar o motor em cima de alguma coisa assim "macia" ou flexível, provavelmente atua como amortecedor, e por um acaso a frequencia  de ressonância provavelmente é diminuída ou amortecida....
Mas é muito curioso de qualquer forma!

Mestre Fabio,

Para mim tudo é novidade. Fico sem saber se algo é normal ou não. É que nem criança em loja de brinquedo, nem sabe o que é e já quer brincar :)
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Com a fonte interna melhorada, consegui rotações melhores do que domingo. Para se ter idéia do efeito, consegui girar a 25KHz em passo cheio (7500rpm) e 70KHz em meio passo (10500rpm)

Outra curiosidade: em passo cheio 25KHz, então "teoricamente" em meio passo teríamos o dôbro (50KHz) e não 70 KHZ!!!!!

Acho que ficou faltando me espressar melhor (é pouco sangue na adrenalina). Configurei o TurboCNC para gerar 25KHz com o driver em passo cheio e 70KHz com meio passo. E girou em ambas situações. Fiquei desconfiado do tamanho da esmola (10500rpm) e fui conferir se estava gerando isso mesmo.

Uma curiosidade: faz mal pro rapaz girar tão rápido? Acho que foi no site da RTA que diziam que o motor pode desmagnetizar se rodasse a mais de xxx rpm.

Fica aqui uma correção. Na verdade, uma trapaça da minha parte. Sem saber o que estava acontecendo, mas foi trapaça mesmo assim.

Há muito tempo atrás (meses, eu acho), configurei o firmware para que desse uma turbinada na corrente quando o motor estiver girando e acabei esquecendo de tirar isso. Acho que foi assim que consegui estas rotações. Queria ter testado o driver na corrente padrão, e não na versão turbinada. Claro, com o motor parado o driver fornece a corrente padrão.

Bão, o fato é que, com um monte de tentativas, consegui girar o motor uma única vez a 25KHz em passo cheio. Curioso que sou, fui ver se faria diferença se turbinasse. Aí descobri que o driver já estava turbinado. Já que é assim, turbinei mais um pouquinho. O resultado é que, ao contrário da vez anterior que tive que tentar um monte de vezes para conseguir uma única vez, tentei 3 vezes girar a 25Khz e girou nas 3 8)

Mestre Fabio, respondendo seu questionamento de páginas atrás, aumentar a corrente quendo o motor está girando faz diferença, sim. Turbinadinho consigo fácil a 20KHz (6000rpm), e turbinadão consigo fácil a 25KHz (7500rpm) 8) rotações com passo cheio e 2 fases energizadas ao mesmo tempo.

A questão é: quanto podemos turbinar? Na primeira vez (turbinadinho), reparei que o motor esquentou muito. Não sei dizer se a temperatura era normal, já que o normal pode ser até 90^C. Fico pensando um CNC trabalhando o dia todo...
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Desse jeito voce está criando muitas espectativas na moçada!!!

Se você imaginasse a vontade que estou de mostrar o bichim prá turma :)

Como diz o ditado, o melhor da festa é esperar por ela :)
   
Citação de: "jack_live"

http://www.eletronica.org/modules.php?name=News&file=article&sid=15
tá bem detlhado e o melhor está em portugues Very Happy

Grande Jack!

Realmente, está bem documentado e cheio de informações. Brigadão!

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #189 Online: 16 de Junho de 2006, 07:56 »
Rudolf,

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faz mal pro rapaz girar tão rápido? Acho que foi no site da RTA que diziam que o motor pode desmagnetizar se rodasse a mais de xxx rpm

Acho que para desmagnetizar não é bem uma questão de rpm, e sim de temperatura e corrente.
Sei que tem uma temperatura, se não me engano chama de "ponto de Curie", mas honestamente não sei em que ponto acontece, mas acredito que é alta.
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Na verdade, uma trapaça da minha parte...

Há muito tempo atrás (meses, eu acho), configurei o firmware para que desse uma turbinada na corrente quando o motor estiver girando e acabei esquecendo de tirar isso.

Trapaceiro - assim não vale!!!
Mas de qualquer forma, este é um fato interessante - ter feito seu sistema aumentar a corrente quando em funcionamento.
Se for efetivo mesmo, teremos uma provavel melhora da performance no geral...

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A questão é: quanto podemos turbinar? Na primeira vez (turbinadinho), reparei que o motor esquentou muito. Não sei dizer se a temperatura era normal, já que o normal pode ser até 90^C. Fico pensando um CNC trabalhando o dia todo...

Em algumas máquinas que dou manutenção, que trabalham em ambiente industrial, muitas vezes estão expostas a temperaturas do ambiente bem altas, e mesmo o próprio acionamento os deixa bem quentes, mas nunca medí a temperatura.
Sei que é difícil por a mão em cima do motor, e deixar - acredito que devam estar estabilizados na casa dos 60 ou 70 graus...o dia todo, muitas vezes em 2 turnos.

Offline jack_live

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Offline Rudolf Waller

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« Resposta #191 Online: 18 de Junho de 2006, 11:27 »
Citação de: "jack_live"
Mestre Rudolf ou a quem mais interessar.
http://www.national.com/appinfo/compactrisc/files/AppNote_SMC_VTU.pdf#page=5
http://www.national.com/an/AN/AN-828.pdf#page=2
http://www.national.com/an/AN/AN-714.pdf#page=1

Grande Jack,

Brigadão pelos textos :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #192 Online: 19 de Junho de 2006, 12:34 »
Oi pessoal,

Novamente este finzão de semana foi proveitoso. Melhorei bastante a fonte interna de 17V  melhorando o oscilador, que é controlado por firmware, para que se ajuste à tensão da fonte do motor. Testei de 12V a 96V e funcionou legal. Acho que ainda pode ser melhorado, mas me faltam conhecimentos para isso. De qualquer maneira, como a fonte interna é controlada por firmware, pode ser melhorada sem alteração do hardware, mesmo que o driver já esteja com o usuário final.

Melhorei o acréscimo da corrente em função da rotação. Poderia socar um monte de corrente no motor quando estiver girando, só que isso é muito artificial. Excelente para levantar números e melhor ainda para queimar o motor na prática, já que os motores costumam funcionar durante horas.

Configurei de tal maneira que, depois de muito tempo (quase 1 hora, eu acho) tentando fazer o motor girar o mais rápido possivel, a temperatura não passou de 71^C.

Neste teste de ajuste de corrente em função da temperatura, CONSEGUIMOS FAZER O MOTOR (Nema23 com 35V @1A/fase) GIRAR A 33KHZ A PASSO CHEIO (9900rpm)  :shock: Sem contar que, nas velocidades "normais" de cruzeiro, o torque não está nada mal.

Também reparamos que existe uma diferença de performance quando o motor está fixo na morsa e quando está apoiado numa superfície macia. Na morsa ele estola em torno de 4,5KHz, o que não acontece na superfície macia. Não faço idéia porque isso acontece. Dando um chute, ou melhor, uma bicuda, não ficaria melhor na prática se o motor fosse fixo com uma borracha entre o motor e o CNC?

É muito fácil checar isso: coloque o motor (a vazio) na palma da mão aberta e depois com a mão o apertando bem forte. Configure o TurboCNC com 10KHz de jog e em torno disso de aceleração. Com ele na palma da mão aberta ele estola, o que não acontece se o apertarmos. Ressonância? Vibração? Aceito explicações...

Troquei algumas idéias com Sir Jorge neste fim de semana. Não sei precisar quanto tempo, mas acho que foi bem mais de meia hora. Durante nossa conversa (ou meu aprendizado), o motor ficou energizado, alimentado com 35V @ 1A em 2 fases. Depois deste tempo a temperatura do motor ficou em 39^C.

Ainda não consegui resolver o circuito do snubber. Estudei a documentação do mestre Fabio Cicuto e do são Google, mas sem nenhum resultado prático. Também não sei a conseqüência caso eu deixe o driver desta maneira, já que o DSP faz a leitura da corrente na metade do acionamento do fet, ou seja, longe do ringing. Por envolver hardware, tenho que tentar resolver isso rapidamente.

Fora diversos ajustes finais no firmware, estão faltando o snubber, a interface opto-acoplada (step, dir, enable, ...), sensores de fim de curso e botão de emergência e a comunicação com o computador.

Acho que estamos começando a entrar na reta final.

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #193 Online: 19 de Junho de 2006, 14:14 »
Sobre as diferenças entre deixar o motor livre ou preso na estrutura, acho que só saberemos mesmo quando instalarmos numa máquina.

Se precisar, a minha está à disposição, pois já estou começando outra do mesmo tamanho físico, mas com os nema34 que estão com voce...

Logo mais eles serão "subtraídos" de seu comvívio, e instalados na minha nova criatura :-)

Gerber

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« Resposta #194 Online: 20 de Junho de 2006, 19:42 »
Grande Rudolf,

Parabéns pelos resultados, muito bons mesmo...
Me diga uma coisa, você esta conseguindo toda esta velocidade com motor CL004?

Gerber

 

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