Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 137829 vezes)

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Offline viumau

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Projeto - Smile
« Resposta #240 Online: 08 de Agosto de 2006, 01:31 »
:D Amigo Mac sanduiche veja se isso quebra o galho... :wink:

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Projeto - Smile
« Resposta #241 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:18 »
Editada em 13/08/2006 as 22,17 horas ...

Offline Rudolf Waller

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Projeto - Smile
« Resposta #242 Online: 13 de Agosto de 2006, 11:39 »
Citação de: "Mac_RC"

Fuçando em meus e-mails antigos, achei um do Wagner Lipnharski, que para mim é uma suminade em eletronica, é sobre motores de passo e achei de grande valor educativo, por esta razao resolvi reprodizir aqui neste topico ...

Grande Reinaldo,

Valeu pelo artigo! Gostaria de fazer alguns comentário sobre este artigo com a intenção de trocar idéias com os colegas. Quem sabe alguém que conheça o Wagner o convide a entrar neste forum?
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Estou reproduzindo sem a autorizaçao dele, mas nao encontrei nada no e-mail proibindo de passa-lo adiante. E como meu intuito nao é comercial e sim educacional acho que nao estou infringindo nenhuma regra de conduta, caso esteja, meus dados se encontram no meu perfil...

Por falar nisso, fica aqui registrado que o que posto neste forum e nas listas pode ser reproduzido a vontade, ok?

Vamos ao artigo...
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(...)
Um deles é a resistência das bobinas do motor. Quanto menor a resistência, maior a corrente necessária, e subsequente menor tempo para formar o campo magnético necessário.

Um motor de passo é movido à corrente, e quanto mais rápido a corrente chegar no nível especificado, maior o torque e, consequentemente, maior a velocidade que o conjunto pode ter. E o fator que limita o crescimento desta corrente não é a resistência, e sim a indutância das bobinas, que se opõem à variação da corrente da mesma forma que um capacitor se opõe à variação da tensão.
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Quer dizer, quanto menor a resistência ohmica das bobinas, maior velocidade de resposta do campo magnético e maior velocidade de rotação.  Portanto, dois motores de mesma capacidade de torque, mesmo consumo elétrico (7.2 Watts), o que é 6V @ 1.2A sempre será mais lerdo que o de 4V @ 1.8A.

Pelo pouco que entendo, um campo magnético aumenta de acordo com o aumento da corrente e do número de espiras (não me lembro da equação), e a indutância é proporcional ao quadrado do número de espiras. Isso quer dizer que um motor de 1,2A tem mais espiras que um de 1,8A (se o campo magnético for o mesmo), tendo assim uma indutância muito maior que se opõe muito mais ao crescimento da corrente. ISSO causa uma menor transferência de energia ao motor, gerando um menor torque e, consequentemente, uma velocidade máxima menor.
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Mas então, por que não fazem todos os motores de passo para baixa tensão?

Pelo pouco que conheço, esse é um engano comum, achar que um motor de passo é movido por tensão. Todos nós temos muito mais facilidade em pensar por tensão do que por corrente. Basta ver que a maioria dos circuito usa muitos capacitores (se opõe à tensão) e raros indutores (se opõe à corrente). Quase todos nós já fizemos uma fonte de tensão, e raros já fizemos uma de corrente.
Citar

(...)
Como a maioria dos motores de passo não são feitos para empurrar carros de formula 1, então a maioria mesmo é produzia para as faixas de 6 ou 12V, tensões mais comumente encontradas na maioria das fontes e máquina, e que quase sempre irão trabalhar com correntes menores de 1A por fase, coisa fácil de controlar com a grande maioria de CIs controladores de motores de passo, ou mesmo transistores menores. Como a corrente é menor, tambem as fontes não precisam ser especiais e os capacitores na saída de tais fontes tambem serão menores.

Existem motores, torques e correntes para todos os gostos e necessidades, mas temos que lembrar que a tensão é o que menos importa num motor de passo.

Concordo totalmente com o Wagner no que se refere a simplificação da fonte e controladores de motores de pequenas correntes
Citar

Claro que se você aumentar a tensão ( e corrente ) aplicada as bobinas,
aumentará um pouco o torque, mas existirá limite físico, e este limite reduz proporcionalmente ao tempo de potência aplicada.

Quanto maior a tensão, mais rápido a corrente chegará ao valor especificado do motor. Claro que teremos que alterar os resistores de lastro para que a corrente não ultrapasse o valor especificado do motor.
Citar

Ao aplicar pulsos de 10ms, um determinado motor demorará 3ms para formar o campo magnético, após isso então terá 7ms de torque o empurrará o rotor à frente.

Campo magnético sempre será formado (vide a figura do artigo), mesmo quando a corrente ainda não chegou na especificada. O mesmo acontece com o torque gerado por este campo magnético. Mesmo nos 3ms iniciais existirá um torque que tenderá fazer com que o motor gire.
Citar

Digamos então que você queira acelerar o motor, e aplica pulsos de 5ms.  O motor continuará necessitando dos 3ms para formar o campo magnético e sobrará só 2ms para empurrá-lo a frente. Se esse 2ms não for suficiente, poderá ocorrer uma de duas coisas;

1) o motor poderá parar antes da metade do passo e retornar ao passo
anterior (o que causa vibração sem movimento)

2) passar da metade do passo e por inércia ou atração magnética do próprio core do motor mover para o próximo passo - nesse caso sem torque algum. Nesse caso, se houver carga no eixo do motor, esta poderá bloquear o motor de mover sozinho para o próximo passo e o mesmo retornará para o passo anterior, causando a tal vibração sem movimento.

Temos que nos lembrar que o mundo é analógico. Sempre haverá torque, mesmo que não seja suficiente para gerar trabalho ou mesmo fazer com que o motor gire. O mesmo vale para "carga no eixo do motor". O próprio eixo é uma carga. Pequena, concordo, mas é uma carga.
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Então, para determinarmos a velocidade máxima que um motor pode atingir, sabemos que o importante é o "tempo de formação do campo magnético", mais o tempo que este campo magnético (torque) estará continuamente aplicado para "exercer o trabalho" de mover a carga.

A formação do campo magnético é específica por motor, com base na corrente aplicada, e tem um limite físico antes de derreter a bobina.

Com certeza!
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Uma simples observação com osciloscópio na corrente sobre uma bobina de motor de passo te mostrará a formação do campo magnético.  O circuito driver aplica onda quadrada, mas você observará uma rampa crescente de corrente.

Creio que, de longe, esta é a melhor forma de se ver a saúde de um driver. Não só o tempo de subida como a estabilização da corrente.
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Só de olhar essa rampa já teremos uma idéia da capacidade máxima de rotações por segundo de tal motor.

Sim
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Imagine que a forma de onda acima seja real, então a parte amarela, de zero a 5 seria a formação do campo magnético onde a média de energia aplicada é menos de 50%,

Isso, a área da corrente
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já na parte verde a potência é praticamente máxima, e podería-se até ver a redução de corrente logo após a medição #7, que é quando o motor efetivamente mudou de passo.

Muito interessante esta informação do Wagner sobre a mudança de passo!
Citar

Fica claro que mudando a largura do pulso para mais ou menos, a parte amarela continuará praticamente igual, e se o tempo verde ficar muito curto, todo o torque do motor dependerá unicamente da parte amarela, que é instavel e de baixo torque.

Fazendo uma correçãozinha, o torque será proporcional à área total da corrente, ou seja, da parte amarela e da verde.

Quero dizer o seguinte: Vamos supor que alimento o motor com o dobro da corrente e, assim que a corrente chegar neste valor, mudo de passo. Como a área será igual a ter constantemente a corrente original, creio que os torques serão o mesmo.
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Se as marcações forem de milisegundos, já saberemos de antemão que esse motor irá falhar muito se a largura de seus pulsos for 5ms ou menor. Sendo um motor de 1.8° (200 passos por volta), 5ms por passo resulta em 1 segundo por volta, 60rpm.

Creio que esta falha de passos também depende do torque exigido pela carga.

Gostei bastante deste artigo. Coloca de forma bem prática o funcionamento de um motor.

Peço que os colegas me corrijam.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #243 Online: 13 de Agosto de 2006, 11:48 »
Oi pessoal,

Vou lançar um desafio aqui:

Ainda sobre o gráfico do artigo do Wagner, se o motor for unipolar, a corrente não começa do zero, e sim com um valor negativo.

Alguém se propõe a explicar por que isso acontece?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #244 Online: 13 de Agosto de 2006, 19:46 »
Rudolf,

Eu não sei explicar, mas ví isso no osciloscópio sendo demonstrado pelo Alain!

Acho que tem alguma coisa com aquele fenômeno do indutor que "induz" uma tensão (ou corrente - me confundo) de valor e sentido contrário, e com intensidade maior do que quando tinha uma determinada corrente que estava circulando por ela e pára de circular...

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #245 Online: 14 de Agosto de 2006, 12:52 »
Citação de: "fgilii"
Rudolf,

Eu não sei explicar, mas ví isso no osciloscópio sendo demonstrado pelo Alain!

Acho que tem alguma coisa com aquele fenômeno do indutor que "induz" uma tensão (ou corrente - me confundo) de valor e sentido contrário, e com intensidade maior do que quando tinha uma determinada corrente que estava circulando por ela e pára de circular...

Mestre Fabio,

Você tá no caminho certo!

Que bom engenheiro eletrônico você não daria, heim? :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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« Resposta #246 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:56 »
Alguém mais arrisca algum palpite???

Offline F2S

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« Resposta #247 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:02 »
Acho que quem começou essa brincadeira foi o Reinaldo, portanto ele está intimado a deixar a sombra, a água de côco ( batizada), e participar . . . se bem que com o verão que começou aqui na praia . . .

Quero parabenizar o Rudolf, acho que se eu ler mais um pouco sobre o assunto vou começar a me interessar pela matéria . . . ou . . . vou me juntar ao Mac na praia!

Offline F2S

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« Resposta #248 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:08 »
Quanto ao amigo Gilii . . . o que comentar?
O Gilii sem dúvida nos traduz o termo " polivalente".

Offline F.Gilii

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« Resposta #249 Online: 15 de Agosto de 2006, 08:14 »
Mac,

Pára de encher linguiça e dá sua opinião sobre o assunto!

A regra é postar besteira no tópico de "bate papo"

Offline morcego

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« Resposta #250 Online: 15 de Agosto de 2006, 17:34 »
Bom se o motor for unipolar,   ocorre que ;
 Como estamos com o enrolamento oposto energizado antes de mudar de estado, ele induz uma tensão defasada de 180° no enrolamento que estamos medindo com o osciloscopio, logo veremos a tal corrente negativa,    ou seja circulando em sentido oposto  !
  Como acontece num trafo com center tape .
 
 Será que acertei ?

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #251 Online: 19 de Agosto de 2006, 07:55 »
Citação de: "morcego"
Bom se o motor for unipolar,   ocorre que ;
 Como estamos com o enrolamento oposto energizado antes de mudar de estado, ele induz uma tensão defasada de 180° no enrolamento que estamos medindo com o osciloscopio, logo veremos a tal corrente negativa,    ou seja circulando em sentido oposto  !
  Como acontece num trafo com center tape .
 
 Será que acertei ?


Grande Morcego!

Você e o mestre Fabio acertaram na mosca!

Como você comentou, é o mesmo que ocorre num trafo com center tap. Se você tiver um trafinho com 3 fios na entrada (110V/220V), ligar 110V entre uma extremidade e o tap central, você verá que vai ter 220V entre as 2 extremidades. Isso é o que chamamos de auto-transformador.

Para eliminar (ou diminuir bem) este efeito num unipolar, colocamos um diodo em anti-paralelo com o transistor, tendo o anodo no terra e o catodo no coletor ou dreno. Vale lembrar que este diodo tem que ser rápido.

Creio que num bipolar este efeito não ocorre, pois não tem (ou não se usa) o tap central das bobinas.

Peço que me corrijam.

Abraços,
Rudolf

Offline ShopCNC

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« Resposta #252 Online: 19 de Agosto de 2006, 11:53 »
Agora que o Rudolf respondeu eu posso postar a minha opniao, pois eu ja tive este problema, minha conclusao esta abaixo ...

E digo que cheguei a esta conclusao com muita facilidade, foi só copiar e colar e daqui mesmo ... heheheheeeeee



Há tempos atrás, nesta mesma bat-masmorra, percebemos um sinal muito estranho (horrível, prá dizer a verdade) no dreno, quando o motor está girando. Quebrei muito a cabeça para entender o que estava acontecendo, e cheguei a conclusão (que monsieur Alain detalhou melhor) que era devido à característica de auto-transformador que um motor unipolar tem.

Normalmente o tap central de cada bobina do motor é conectado ao positivo da fonte, e cada extremidade (chamada fase) é chaveada. O chaveamento de uma fase faz com que seja criada uma tensão de valor de 2 vezes a da fonte na outra faze da mesma bobina. Supondo que o valor da tensão da fonte seja F, com o motor girando, isso causa um sinal de 2F, F, 0, F, 2F, ... A impressão que tínhamos é que o transistor conduzia somente a metade da corrente, como se estivesse a "meia condução".

Offline F.Gilii

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« Resposta #253 Online: 19 de Agosto de 2006, 12:26 »
Grande Mac,

Olha só o resultado depois de ameaçar de corte no fornecimento de água de côco e o completo fechamento de todos os guarda-sóis da redondeza...

Tem duas formas de ver este assunto:
O cara pesquisou um pouquinho e achou uma parte do texto que espelha a sua opinião...e isso foi bom!

O cara teje preguiça, pois está viciado em ficar na sombra e tomar água de côco o tempo todo, e copiou a opinião de outro...e isso é ruim!

Brinacdeiras à parte, acho que a idéia era esta mesma - de suscitar um pouco de pesquisa e interesse pelo assunto.

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #254 Online: 19 de Agosto de 2006, 18:36 »
Citação de: "fgilii"

Brincadeiras à parte, acho que a idéia era esta mesma - de suscitar um pouco de pesquisa e interesse pelo assunto.

Mestre Fabio,

Com certeza, ainda mais com uma característica tão estranha como esta.

Confesso que ainda tenho alguma dúvida sobre o assunto. Saber é uma coisa, vivenciar é outra. Copiando uma frase final da lista Voadores do Yahoo que participo: {"Há uma grande diferença entre CONHECER o caminho e PERCORRER o caminho" Morpheus para Neo, no filme Matrix (uma parábola sobre Maya)}

Sobre o desafio colocado, todos estamos aqui para aprender (eu, principalmente). Sinta-se a vontade quem quiser lançar uma questão ou desafio sobre o assunto.

Abraços,
Rudolf

 

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