Acho que o correto seria dizer que um circuito tipo "chopper" estará controlando a CORRENTE, então, provavelmente a corrente enviada será a NOMINAL do motor.
Ave, Fabio,
Após umas pesquisadas, vi que a corrente média do PWM é a nominal do motor (acabei descobrindo por que o driver estava tão fraco), ou seja, novamente você tem toda a razão (que novidade
)
O que estaria "na média" digamos assim, seria a tensão, já que usamos uma tensão muito mais elevada que a de etiqueta do motor, e o circuito de pwm é quem mantém a tensão nos limites do motor....
Sei que estamos falando a mesma coisa, só que de pontos de vistas um pouco diferentes.
No caso de um driver que funciona com PWM, o importante é sempre a corrente. Devido à manutenção da potência ATIVA enviada ao motor, a corrente e a tensão MÉDIA é a nominal do motor, mas não a instantânea. Se a fonte for de, digamos, 100V, durante o ciclo de trabalho do PWM é esta tensão de 100V que vai ser entregue ao motor, acarretando uma corrente INTANTÂNEA muito alta. Durante um tempo MUITO MAIOR, quando o transistor estiver desligado, nada é entregu ao motor. O segredo é que, durante o período do PWM, a corrente e, por conseqüência, a tensão ficarão com o valor nominal do motor, muito abaixo da de pico.
Na verdade, o cara da Linistepper fez um acionamento em meio passo, e ele modula a intensidade de corrente que ele manda para o motor em cada fase energizada.
Acho que vou falar com pouco conhecimento de causa, já que faz muito tempo que vi o circuito da linestep (fica difícil olhar agora, pois estou em horário de almoço na empresa).
Creio que não há modulação da corrente na linestep. O que existe é a polarização do transistor na faixa linear, gerando uma corrente estável (sem o ligar e desligar de um chopper). Por outro lado, é exatamente por estar na faixa linear que o transistor esquenta tanto.
(...)
Quando uma fase está a 100% de corrente, a outra está a zero (e este é o único momento onde só tem uma fase energizada - nos outros momentos, uma fase estará a 92% e a outra a 38%, e assim por diante.
Talvez eles obtivéssem um melhor resultado se, num determinado ângulo, colocássem 100% de corrente numa bobina e proporcional à tangente do ângulo na outra. O torque iria de 100% a 141% (45 graus).
No seu exemplo(92% e 38%), ficaria 100% e 41,4% (o ângulo também seria de 22,5 graus), dando um torque de 108% em relação a uma única fase energizada (no seu exemplo seria de 100%).
Não sei se consegui me expressar bem.
O fabricante da linistepper cita que em determinados instantes ele mantém as duas fases energizadas, só que uma delas em 70% e a outra a 100% (o que pra mim não faz muito sentido).
Formariam um ângulo de 35 graus, não?
Pelo que eu entendí, esta foi a forma que ele encontrou de minimizar a variação de torque quando calha que uma fase fica energizada e a outra não (por pura característica mecanica, devido a posicionamento fisico das fases internamente no motor)
Não entendi o que ele quis dizer com isso.
Abraços,
Rudolf
PS: Posso ter errado feio alguns cálculos, pois tenho que sair da internet agora...