Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 137855 vezes)

Description:

0 Membros e 6 Visitantes estão vendo este tópico.

Landa

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #390 Online: 11 de Janeiro de 2007, 13:37 »

Recav

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #391 Online: 11 de Janeiro de 2007, 21:56 »
Citação de: "Rudolf Waller"
Grande Reinaldo,

Se não foi esta, então foi P U T Z :)

De qualquer maneira, valeu pelo esclarecimento.

Abraços,
Rudolf


Rudolf,

Agora sim, mas tambem não pode falar P U T Z aqui ... rsrsrs

Brincadeira ! É que a censura corta a palavra inteira, independente do que for colocado depois do T  -    P U T * ...

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #392 Online: 11 de Janeiro de 2007, 22:40 »
Grande Landa!
Citação de: "Landa"

Quando fiz um circuito em uma empresa que só faz isso, eles me disseram que a corrente é aproximadamente 1A/mm

O Nenêm também me passou este valor. Só que como o mundo é linear (e não digital), a trilha não evapora se passarmos mais que 1A, e sim vai esquentar um pouco mais e ter uma queda de tensão um pouco maior.
Citação de: "fgilii"

estranho, mas se for assim por exemplo, a cnc3ax só suportaria uns 3,5A então, pois as trilhas da potencia não são muito maiores que 3,5 mm..

Segundo o autor, esta placa suportaria de 7 a 8A,

Não conheço os dados desta placa, mas como a maioria dos limites na eletrônica são ditados pela temperatura, se você colocar uma ventoinha em cima da placa vai poder passar bem mais que os 8A que o autor disse ;)

Já se a placa estiver funcionando dentro de um equipamento muito quente, é provável que apenas 1A já seja demais.
Citação de: "landa"

Olha que beleza...

http://br.geocities.com/jcc5000/juvresposta20circuitosimpressos.htm

Essa você matou a pau! Explica bem a questão da corrente x temperatura x largura da trilha (vide tabela "Potência dissipada - elevação de temperatura"). VALEU!!!
Citar

Mais um...

http://www.micropress.com.br/portugues/techtalk.asp

Pronto!!! Agora fez barba, cabelo e bigode :)

No forum da Micropress tem a informação que eu precisava: a temperatura máxima de operação é de 130ºC :O Não achei que chegasse a tanto!!!

Aproveitei e enviei um email pro pessoal solicitando o valor de uma temperatura máxima aceitável de operação. Acho que colocar 130ºC numa PCI é forçar a barra um pouquinho. Tadinha da placa :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #393 Online: 11 de Janeiro de 2007, 22:42 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Recav"

Agora sim, mas tambem não pode falar P U T Z aqui ... rsrsrs

Brincadeira ! É que a censura corta a palavra inteira, independente do que for colocado depois do T  -    P U T * ...

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaah, tá :)

Valeu pelo retorno. É que usei um termo tão fraquinho que fiquei sem entender :)

Acho que vou continuar só com o ISHI. É mais inocente :)

Abraços,
Rudolf

Gerber

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #394 Online: 12 de Janeiro de 2007, 20:16 »
Mestre Rudolf,

Veja como as coisas acontecem rapidamente na internet.
Olha a máquina que os caras fizeram, baseado no projeto do Smile Vitaminado, depois de ver as fotos que você postou.

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Projeto - Smile
« Resposta #395 Online: 13 de Janeiro de 2007, 12:59 »
Gerber,

O Rudolf precisa corrigir a posição da smile para esta, . . . pois simbolicamente está vindo ao nosso encontro!

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #396 Online: 13 de Janeiro de 2007, 20:35 »
Grande Fabio,
Citação de: "F2S"

O Rudolf precisa corrigir a posição da smile para esta, . . . pois simbolicamente está vindo ao nosso encontro!

Ou, da maneira que o Smile está na foto, nos levará ao inimaginável (agora forcei, hein?)

Mudando um pouco de assunto, já passei da metade dos testes do Smile, sendo BEM detalhista e exigente. Fiquei bastante tempo na análise da proteção contra inversão das fontes (5V, 12V e do motor) e nos níveis de tensão das fontes e das diversas entradas. O protótipo não tem as proteções desta maneira, pois so tinha uma entrada de 12V para alimentar toda a placa. Isso fazia com que o regulador esquentasse um pouco. Na PCI oficial tem 2 entradas, uma de 5V e outra de 12V. O suadouro ficou com a fonte, e não com o Smile. Com as medições que fiz, acabei mudando um pouco esta proteção, tirando 3 diodos de cima da placa e colocando no subsolo (na parte inferior). Ou seja, o Smile mal nasceu e já tem revisão. Faz parte da evolução.

Até onde medi, o Smile está se comportando EXATAMENTE como no protótipo, exceto um diodo (1N4148) que soldei invertido.

Estou quase no ponto de colocar um motor nele. Só passei para contar as novidades :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #397 Online: 14 de Janeiro de 2007, 17:30 »
Oi pessoal,

Mais um final de semana proveitoso :)

Ontem começaram os testes do funcionamento do Smile. Tentei ser o mais detalhista e exigente que pude, sempre tendo em mente que cada parte do circuito e do funcionamento TEM que provar que está funcionando 100%. Mesmo um sinal digital tem que ser quantificado para ver se está dentro de valores aceitáveis. Como exemplo, a tensão de alimentação da lógica pode ir de 3,0V a 3,6V. Preferi fornecer 3,25V, pois fica bem no meio da faixa. Mesmo assim, terrei que repetir estes testes nos próximos Smiles, já que os valores variam de componente para componente.

Fiquei bastante tempo na análise da proteção contra inversão das fontes (5V, 12V e do motor) e nos níveis de tensão das fontes e das diversas entradas. O protótipo não tem as proteções desta maneira, pois so tinha uma entrada de 12V para alimentar toda a placa. Isso fazia com que o regulador esquentasse um pouco. Já o Smile atual tem 2 entradas, uma de 5V e outra de 12V. O suadouro ficou com a fonte, e não com o Smile. Uma das causas desta análise foi a tensão da lógica, a mesma que comentei lá em cima. A tensão ficou em 3,09V, muito próxima do limite de 3,0V. Com as medições que fiz, acabei mudando um pouco esta proteção, tirando 3 diodos de cima da placa e colocando no subsolo (na parte inferior). Ou seja, o Smile mal nasceu e já tem revisão. Faz parte da evolução.

Até ontem, o Smile está se comportando EXATAMENTE como no protótipo, exceto por um diodo (1N4148) que soldei invertido.

Hoje, após comprovar a parte do circuito que não foi testada ontem, coloquei um motor nele, e o escolhido foi o Nema34PM-C102-15 do Lolata, que tem a saúde de 4A para usar e abusar (espero que o Lolata não esteja lendo isso :) ).

Comecei fornecendo somente 1A numa única fase, medindo cada etapa dos 4 drivers de corrente antes de passar para a próxima. Estando validado, subi de 1A em 1A até 4A, sempre conferindo se estava tudo certo.

Neste instante já estava soltando os rojões, pois o Smile estava se comportando exatamente igual ao protótipo, com a diferença que nunca havia ligado um motor de 4A nele.

No protótipo, os 8 transistores estavam fixos no único dissipador. Ficava difícil saber se existia algum que pudesse estar esquentando demais. Ja na PCI estão todos separados, e fiz questão de ainda não colocar nenhum dissipador. Os 8 estão pelados com a mão no bolso.

O Smile é um chopper alterado que possui, além do chopper, um circuito controlado pelo DSP que mantem a corrente fluindo no motor, aumentando sua eficiência. Mesmo com 4A, o transistor do chooper mal ficou morno SEM NENHUM TIPO DE DISSIPADOR NEM VENTOINHA. Imaginava algo assim, mas não tanto. Já os transistores e diodos do circuito que mantem a corrente esquentaram mais do que eu gostaria. Mesmo assim, estando fornecendo 4A ao motor, bastou uma ventoinha para mantê-los frescos, SEM DISSIPADOR ALGUM.

Como um motor não foi feito para ficar parado, tá na hora de girá-lo. O Nema chegou bem próximo de 20KHz em passo cheio (6000 prm), alimentado por 36V e 4A. Como não tenho referência anterior com este motor, vou assumir que seja normal. Reparei que o volume audível do motor girando é maior do que o Nema23 de 1A que tenho (minha cobaia preferida). Faz sentido, já que o motor é maior.

A princípio, ACHO que a placa do Smile esteja validada. Ainda temos caminhos a serem trilhados. Um deles é o teste térmico e outro é a finalização do firmware. Com esta idéia, final de semana que vem pretendo montar uma jiga de teste que possua um monte de sensores térmicos a serem fixados em componentes chaves do Smile e no próprio motor. Jiga essa que se comunicaria serialmente com o PC, coordenador dos testes. A cada configuração de tensão, corrente,... será registrado como o Smile se comporta termicamente.

Uma das minha questões ainda não foi respondida: quais são os limites do Smile de acordo com as características da fonte, do motor e da presença (e tamanho) e da ausência de dissipador e da presença ou ausência de ventoinha? Feita esta etapa, faltaria fazer os mesmos testes, só que com o motor girando.

Só então teremos condição de avaliar como o Smile se comporta. Antes destes dados, só poderemos estimar.

Abraços,
Rudolf

aferreira

  • Visitante
corrente nos motores
« Resposta #398 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:14 »
Caro Rudolf

a algum tempo venho acompanhando as discursões sobra a placa Smile e vejo que voce tem sempre preocupação em aplicar no motor uma corrente igual a nominal descrita para o motor que esta controlando, mas verificando no manual dos drivers da gecko e conversando com um professor da UFCG especialista em motores e acionamento, me deram como base para calculo da corrente de acionamento dos motores 67% da corrente nominal principalmente quando o acionamento eh diferente de full step (1/2, 1/4, 1/8 ou micro passo), ja que o seu projeto esta em fase de teste e pude observar que vc eh muito meticuloso seria uma boa considerar isto como verdade e fazer teste quanto ao torque, pois isso ajudaria muito na hr de utilizar a sua placa.

desculpe a intrimissão mas so pretendo ajudar.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Smile
« Resposta #399 Online: 15 de Janeiro de 2007, 08:03 »
Aferreira,

Porque se usar 67% da corrente nominal, se durante o funcionamento a corrente tende a diminuir?

Posso estar enganado, mas também já ví os manuais da Gecko e não notei este comentário...

Não será alguma confusão com relação ao tipo de acionamento? (modo "Onda", modo "normal" ou modo "meio passo")
Varia-se a quantidade de fases energizadas, e consequentemente a corrente consumida...

rafaturbonh

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #400 Online: 15 de Janeiro de 2007, 09:59 »
Rudolf
Parabéns pelo sucesso até então conquistado....
Muito bom esse projeto, e acho q vou ter dúvidas na hora de escolher qual driver de cnc comprar, pois essa é uma realidade minha (devo comprar driver e fonte prontos!!!) ....
Qual a diferença básica entre o Smile e o projeto Apoena ????
Obrigado e mais sucesso pra vcs!!!! Ahhh, como eu não poderia deixar de perguntar.... Mai$ ou meno$ quanto vai cu$star????hehehe

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: corrente nos motores
« Resposta #401 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:26 »
Citação de: "aferreira"
... verificando no manual dos drivers da gecko ...


Vc pode dizer em qual manual viu isso ? Qual o contexto ?

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: corrente nos motores
« Resposta #402 Online: 15 de Janeiro de 2007, 12:13 »
Citação de: "aferreira"

a algum tempo venho acompanhando as discursões sobra a placa Smile e vejo que voce tem sempre preocupação em aplicar no motor uma corrente igual a nominal descrita para o motor que esta controlando

Prá dizer a verdade, não tenho tanta preocupação assim. Talvez eu tenha passado esta impressão quando joguei corrente no motor de 4A do Lolata (fui subindo a corrente aos poucos). Fiz isso por estar validando a placa do Smile.

O Smile não envia corrente de forma pulsada ao motor, e sim de forma constante. Esta característica aumenta a eficiência do sistema, verificado pelo aumento de torque do motor e pelas baixas temperaturas do motor e dos transistores do chopper.

Sendo assim, um dos testes que pretendo fazer muito em breve é conferir qual é a maior corrente que o Smile pode enviar ao motor, de tal maneira que a temperatura deste se equivale a adotada como normal (uns 90o).

Pelo que posso imaginar, esta corrente deve ficar bem maior do que a nominal do motor.
Citar
mas verificando no manual dos drivers da gecko e conversando com um professor da UFCG especialista em motores e acionamento, me deram como base para calculo da corrente de acionamento dos motores 67% da corrente nominal principalmente quando o acionamento eh diferente de full step (1/2, 1/4, 1/8 ou micro passo),

Não tenho experiência nesta área. Prefiro pedir ajudar aos universitários :)
Citar
seria uma boa considerar isto como verdade e fazer teste quanto ao torque, pois isso ajudaria muito na hr de utilizar a sua placa.

Do pouco que conheço, o limitante não seria o torque, e sim a temperatura do motor.
Citar
desculpe a intrimissão mas so pretendo ajudar.

Agradeço a sua ajuda e, acredite, o objetivo deste fórum em geral, e este tópico em particular, é discutir, questionar, ensinar e aprender com os colegas.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #403 Online: 15 de Janeiro de 2007, 12:33 »
Grande Rafa,
Citação de: "rafaturbonh"
Parabéns pelo sucesso até então conquistado....
Os parabéns são para os mestres. Sou apenas o executor :)
Citar

Muito bom esse projeto, e acho q vou ter dúvidas na hora de escolher qual driver de cnc comprar, pois essa é uma realidade minha (devo comprar driver e fonte prontos!!!) ....
É muito bom saber que existem tantas opções, não? Assim podemos escolher a mais indicada PARA NOSSA PRÓPRIA APLICAÇÃO.
Citar

Qual a diferença básica entre o Smile e o projeto Apoena ????

Posso tentar responder sobre as características do Smile, pois não conheço a CNC3AX (de onde "surgiu"  a Apoena).

O Smile é um driver para motor de passo unipolar (5, 6 ou 8 fios) de alto rendimento, o que significa que, com o mesmo motor, seria possível se conseguir maior torque do motor, que tem como conseqüência direta uma economia na aquisição do motor ou permitir uma máquina mais "valente" com o mesmo motor.

O Smile trabalha bem com pequenos motores até os "cavalos", pois pode fornece desde correntes baixas até uns 10A (deixo este valor final em aberto, pois ainda não conferi o limite máximo de corrente), e tensão da fonte de 12V até 100V.

Neste quesito, o valor máximo anterior era de 150V. Ontem, trocando idéias (ou melhor, aprendendo) com Sir Jorge, ele me sugeriu (e sugestão dele é quase uma ordem :) ) que baixasse o valor máximo de tensão para 100V, pois existem transientes muito fortes devido à característica indutiva dos motores. Claro, sempre existe a possibilidade de uma maior tensão da fonte, só que teríamos que substituir os transistores atuais para outros com maior tensão. Como isso aumenta o investimento do Smile, preferimos substituir somente no caso de algum usuário precisar fornecer mais que 100V.
Citar

Ahhh, como eu não poderia deixar de perguntar.... Mai$ ou meno$ quanto vai cu$star????hehehe

O investimento do Smile deve ficar entre R$ 200,00 e 250,00, e a Bob entre R$ 150,00 e R$ 200,00.

Ouso dizer que a melhor característica de ambos sistemas é que o lucro não nos pertence. 100% do lucro do Smile será revertido para instituições assistenciais e do Apoena para este fórum (GuiaCNC).

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #404 Online: 15 de Janeiro de 2007, 21:43 »
Oi pessoal,

Novidade quentinha!!!

Acabei de dar o ok para o Nenê mandar fabricar a Bob. O roteamento ficou DEZ (que novidade)!!!

Daqui a umas poucas semanas receberemos outros presentes :)

E vamos acelerar que o tempo tá correndo :)

Abraços,
Rudolf

 

/** * */