Grande Adilson,
Com relação a corrente vc esta parcialmente certo obvio que quanto mais melhor so que estaremos jogando dinheiro e energia fora
Tentando exemplificar tudo o que envolve esta questão de corrente, vamos supor que eu queira fazer um CNC com 3 motores como o que estou usando no momento (3V e 4A por fase), ok?
Primeira questão: Qual é corrente que um driver deve fornecer a cada fase do motor? 4A, pois é a corrente nominal do motor. Mais do que isso ele esquenta muito, menos, perde torque.
Segunda questão: Onde ficam os 67% da Gecko na questão anterior? Simplesmente não se aplica, pois se refere à corrente da fonte, e não na do motor.
Terceira questão: Supondo que pretendo usar uma fonte de 60V, qual é a corrente mínima que esta deverá fornecer? Inicialmente pensaríamos em 3 motores x 2 fases x 4A por fase=24A, certo? Se for uma phase driver, está corretíssimo. Se for um chopper, as contas continuam:
Segundo a gecko, a fonte deverá fornecer 67% da corrente por fase do motor, ou seja, 4A por fase x 67%=2,68A.
Como um chopper transfere potência ao motor, o driver terá que fornecer 2 fases x 4A por fase x 3V=24W para cada motor. Como são 3 motores, daria 3x24W=72W.Como a fonte é de 60V, ela teria que fornecer (idealmente) 72W/60V=1,2A.
Aqui valem alguns comentários:
1-A gecko recomenta uma fonte com tensão de 4 a 25 vezes a tensão do motor, ou seja, 12V a 75V. Para cada tensão existirá uma corrente mínima a ser fornecida. ACHO que a gecko adotou 67% por facilitar as contas.
2-No valor de corrente baseado na transferência de potência (1,2A), não foi considerado a perda de potência no driver.
3-Não foi considerado o FC nos cálculos acima, talvez exceto na proporção da gecko.
e eh isso que falo desde o inicio a corrente maxima necessaria par o desempenho otimo eh 67% da corrente nominal da bobina
Eu tinha entendido que você tinha dito que "me deram como base para calculo da corrente de acionamento dos motores 67% da corrente nominal".
o resto eh sobra e em se tratando de fontes sao R$ e Watts jogados fora.
Como tudo, isso também é relativo
Sim, são R$ e Watts jogados fora, mas temos sempre que deixar uma certa folga. ACHO que a maioria das fontes usadas para os motores não tem regulador, ou seja, é um transformador com uma ponte retificadora e um grande capacitor. Esta configuração é barata, mas gera um ripple (ruído) de 120Hz, e quanto maior a diferença de corrente que a fonte pode fornecer em comparação ao que o conjunto driver/motor drena, maior será este ripple. A gecko inclusive recomenda que o ripple não ultrapasse 10%. Quanto mais a capacidade de fornecimento de corrente, ou melhor, de potência da fonte, menor será este ripple. Ao mesmo tempo, menor será a fadiga dos componentes da fonte. E fonte é a última coisa que queremos nos lembrar que existe quando estamos fazendo um trabalho com prazo apertado
E a pergunta inicial era exatamente essa a afirmativa eh verdadeira o desempenho do motor eh o mesmo com relação ao torque quando se usa este percentual da corrente ?
O motor de passo foi feito para ser alimentado com a corrente nominal que consta na sua etiqueta. Os 67% da gecko não se aplicam a esta corrente, e sim a mínima fornecida pela fonte de alimentação. No exemplo acima, eu poderia usar uma fonte de 60V e com capacidade de 1000A (mil amperes), o que não quer dizer que vou jogar esta corrente toda no motor (tadinho)
Quanto à sua questão, o torque do motor é proporcional (dentre outras coisas) à corrente que lhe é fornecida a ele, ou seja, quanto menos corrente, menos torque.
Aqui vale um outro comentário: o fator limitante do motor não é a corrente, e sim a temperatura. Parece que um motor de passo foi feito para funcionar tranquilamente até uns 90o de temperatura :shock: Ou seja, se você conseguisse deixar o motor dentro desta faixa térmica (algum tipo de refrigeração), você poderia fornecer os 1000A que citei acima. Ok, ok, é um exagero. Um grande exagero. Mas com um fundo de verdade
Adilson, são questões como a que você colocou que nos fazem pensar. Na minha opinião, toda regra merece ser discutida, questionada. O próprio circuito do Smile que mantem a corrente fluindo no motor nasceu de um questionamento do tipo "por que não?". E uma das coisas que ouvi no início foi "pelo amor de Deus, tira esse circuito" até compará-lo com "buzina de avião". Só parei quando pude responder à questão "por que não?"
Abraços,
Rudolf