Sir Jorge,
(...)
Rudolf, essas considerações são válidas para drives com micropassos, correntes aproximadamente senoidais. Neste caso o torque é praticamente constante (se a carga for constante), a ondulação do torque (torque ripple) é minima e não vem ao caso para os efeitos desta discussão.
Sim, apenas quis ter certeza de onde surgiu o fator
(...)
que eu não sou de entregar o ouro sem oferecer resistência ... :lol:
Esse é o Sir Jorge
Prá que servem miolos se não for prá pensar?
... Veja se entendi corretamente: A fonte deverá ser especificada de tal maneira que a corrente seja a somatória das correntes das fases dos motores, independente da tensão desta fonte?
A gosto do freguês ...
Não, não... Perguntei para ver se era este resultado que você queria chegar. Pelo menos foi isso o que entendi da sua explanação (perdoa o Teco, tá?):
"... a fonte pode ser dimensionada multiplicando a soma da correntes pelo ... seno de 45 graus, que corresponde ao valor de pico da corrente total: 0,707(Ia + Ib) ou seja 70% da soma das correntes [ nominais ] de ambas as fases ... "
Ok. Pega-se este valor de corrente, calcula-se o valor da tensão do secundário do trafo de maneira que retificada e filtrada dê a tensão de saída da fonte e, de posse dos 2 valores, providencie o trafo com esta tensão e aquela corrente? É isso que estou entendendo?
Se for isso, no alto da minha ignorância continuo achando um desperdício
Exemplifico com valores: vamos supor 3 motores nema23 de 1A por fase. Total da corrente de cada um: 2x1Ax0,7=1,4A. Como são 3 motores, daria um total de 3x1,4=4,2A. Usando o trafo que vou sugerir lá em baixo, teríamos um trafo 110V <-> 220V @ 315W (4,2A x 75V).
Da maneira que coloquei láááááááááááááá atrás, a corrente total continuaria sendo os mesmos 4,2A. Supondo que estes motores tem tensão de 4V (meu nema23 não tem esta informação na etiqueta), daria uma potência de 4V x 4,2A = 16,8W. Supondo um rendimento de uns 25% (75% torrados pelo driver e 25% pelo motor), daria um consumo (driver+motores) de 16,8W / 25% = 67W. Arredondando muito prá cima, 100W. Ou seja, seria um trafo de 110V <-> 220V @ 100W. Um terço do anterior!!! E olha que acho que estou sendo generoso com os arredondamentos e FCs. É muita diferença para mim
Ok, ok. Se o preço dos dois forem praticamente o mesmo, e não 3 vezes maior, nem discuto, claro. Mas será que são?
Ok, ok. Se uns R$ 100,00 (chute) no trafo de 315W é muito pouco perante um CNC que custa muito mais que isso, não faria TANTA diferença... Mesmo assim, acho muito dinheiro por algo que não estou totalmente convencido que faria diferença no final.
Sem contar o restante: Diodos de, no mínimo uns 8A comparados com de uns 3A (110W/75V=1,3A), cabos com bitola 4 vezes maior...
Que falta que me faz a experiência!!!
Rudolf, como tudo nesta vida, isso é relativo ... depende de quantos amendoins vc está disposto a sacrificar ... a potência não é sempre o fator determinante do preço de um trafo, há fatores de muito peso tb, como a economia de escala, para trafos de tensões e correntes padronizadas, por exemplo.
Uma noites destas sugeri um destes trafos de 110V <-> 220V bem comuns. Liga-se a saída de 220V na rede elétrica (se for 110V ou 127V, claro), e no secundário teremos uns 55V que, após retificação e filtragem, daria uns 75V. Fonte bem baratinha e relativamente parruda
Eu já havia dito, mas vou repetir pelo bem da clareza: prefiro dimensionar de acordo com a soma das correntes nominais, considerando as interfaces convencionais (sem microstepping) e motores do porte a que estamos habituados (os NEMA 23 e aproximados), ou seja, fontes de porte relativamente pequeno.
É... hoje tou mais devagar que o normal
Pelos seus ensinamentos fica claro (ou tende a ficar) que a fonte deve suprir esta corrente, mas quando questionei se tinha entendido certo, você retrucou "A gosto do freguês ... ". Aí já achei que não tinha entendido direito
Acho que vou deixar para reler tudo de novo amanhã, ruminando melhor
O que importa aqui, creio, é entender os critérios, pra poder escolher o mais adequado a cada caso ...
Para mim está faltando o fechamento deste critério
Abraços,
Rudolf