Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 132877 vezes)

Description:

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #540 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 12:38 »
Grande Fabio,
Citação de: "F2S"

O manua para mim serve como referência para distinguir uma empresa da outra. É uma satisfação quando nos deparamos com uma empresa atenta a esse detalhe, " satisfação do cliente".

Algumas das minhas maiores fontes de orgulho foi quando tinha uma softhouse chamada Country Informática. Fazíamos um programa (em Clipper-DOS) para controle de Rebalho. Aliás, o nome do sistema era "Rebanho".

Por diversas vezes nossos clientes nos ligavam para solicitar que outro sistema fosse enviado ao um colega que já estava depositando o dinheiro. Só um deles vendeu 4 (quatro) Rebanhos. Os clientes faziam toda a parte comercial. Só tínhamos o trabalho de enviar o sistema :)

Para mim, ISSO é satisfação do cliente. Uma coisa é quando falamos bem de um produto que compramos. Outra é quando o vendemos, sem fazermos parte do quadro de funcionários do fabricante :)

Voltando ao manual, o Rebanho era comercializado sob medida, e cada cliente tinha um sistema diferente. O manual, idem :) Nem tínhamos como fazer estoque do manual, pois era impresso exclusivamente para cada cliente, com somente as informações do sistema que foi adquirido por ele.

Abraços,
Rudolf

eduastube

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #541 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 05:25 »
Olá Rudolf... Grande Prazer.... cara estou impressionado com sua Cria, mesmo que diga que todos participaram, e vc é só o executor (acho que isso esta escrito umas 10 vezes no topico inteiro) acho que o maior esforço geral até o momento foi totalmente seu...(muitas noites mal dormidas e neuronios queimados e novos criados bem mais eficientes digamos assim.).. bom... sou tec em eletronica... e conheço muito pouco em que se diz microcontrolador, pois essa area foi pouco tomada em meu ensino... como é uma area que acho muiiiittoo interessante venho aprendendo de forma autodidata, comprei alguns livros e até consegui fazer um carro de controle remoto com funções de PWM na aceleraçao e volante com motor de Passo com um pot no controle, A/D etc... agora pergunto, li o topico inteiro (demorou 3 dias, ou melhor 3 noites)...vc acha que é possivel criar um driver parecido com esse do DSP (nem conhecia esse cara antes do topico) com algum amigo PIC? ou vc acha que teria muitas limitações por velocidade, portas, ciclo de maquina Etc? eu queria tentar algo parecido.. claro que bem mais humilde devido aos meus conhecimentos de programação, mas pelo menos um esquema que pudesse comutar os diodos assim como vc fez e poder vitaminar o PWM de acordo com a rotação do motor.... lembro que é só uma pergunta de um mero meio leigo de microcontroladores. .. mas gostaria de expandir meus conhecimentos em programação e isso seria um desafio até que muito divertido apesar de complexo.... abraços e sucesso com a SMILE.....

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #542 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 07:36 »
Grande Edu,
Citação de: "eduastube"
... e conheço muito pouco em que se diz microcontrolador, pois essa area foi pouco tomada em meu ensino... como é uma area que acho muiiiittoo interessante venho aprendendo de forma autodidata, comprei alguns livros e até consegui fazer um carro de controle remoto com funções de PWM na aceleraçao e volante com motor de Passo com um pot no controle, A/D etc...

Legal!!! É assim que se começa :)

Quando pretendo aprender alguma coisa, começo a fazer algo que eu gostaria que fosse útil. É bem mais animador :) Deve ter sido como o seu carrinho.
Citar

agora pergunto, li o topico inteiro (demorou 3 dias, ou melhor 3 noites)...

Isso que é tortura chinesa :D
Citar

vc acha que é possivel criar um driver parecido com esse do DSP (nem conhecia esse cara antes do topico) com algum amigo PIC?

TUDO é possível :)
Citar

ou vc acha que teria muitas limitações por velocidade, portas, ciclo de maquina Etc?

Sugiro a você começar detalhando o que você quer fazer. Se você pretende ir longe, também sugiro que estabeleça os passos da sua jornada: o que fazer primeiro, como será a segunda (e outras) versão. Terminada estas etapas, sugiro pesquisar as ferramentas que você precisará para que estas etapas sejam realizadas.

Depois de tudo isso, arregasse as mangas, porque até agora só o japonês Sugiro foi quem trabalhou :D
Citar

eu queria tentar algo parecido.. claro que bem mais humilde devido aos meus conhecimentos de programação, mas pelo menos um esquema que pudesse comutar os diodos assim como vc fez e poder vitaminar o PWM de acordo com a rotação do motor....

Menos, menos...

Que tal começar fazendo uma phase driver comandada por PIC, depois um chopper (idem) e só depois tentar vôos mais altos? Pode parecer perda de tempo, mas é assim a forma mais segura de se adquirir experiência :)

De outra forma corre-se o risco de desanimar (ou até desistir) pelo objetivo proposto estar muito alto, capiche?
Citar

lembro que é só uma pergunta de um mero meio leigo de microcontroladores. ..

lembro que é só uma resposta de um mero meio leigo de microcontroladores :)

Ah! Dá uma pesquisada num cidadão chamado dsPIC.

Citar

abraços e sucesso com a SMILE.....

Sucesso a todos nós :)

Abraços,
Rudolf

eduastube

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #543 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 01:41 »
muito obrigado pela resposta......só acho que se confundiu com uma coisa... Phase driver normalmente se faz com transistores diretos na porta da LPT claro que fotoacoplados... acho que quis deizer uma Step-Dir simples ou não?
pelo conhecimento que adquiri aqui no forum acho que posso começar com uma chopper simples (burra) como se fosse um L297 pois acho que captei o seu funcionamento.... acho que se conseguir isso o resto é cosequencia de mais aprofundações e noites mal dormidas....

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #544 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 09:26 »
Grande Edu,
Citação de: "eduastube"
só acho que se confundiu com uma coisa... Phase driver normalmente se faz com transistores diretos na porta da LPT claro que fotoacoplados... acho que quis deizer uma Step-Dir simples ou não?

Você tem toda a razão. Pensei em step-dir e escrevi phase-driver :)
Pode até parecer simples, mas já dá prá colocar enable, passo-cheio/meio-passo, diminuição da corrente após certo tempo sem passo, ...

O lado legal da gente arregaçar as mangas e fazer da maneira que imaginamos (tendo o conhecimento ou garimpando) é que o único limite é nossa imaginação :)
Citar

pelo conhecimento que adquiri aqui no forum acho que posso começar com uma chopper simples (burra) como se fosse um L297 pois acho que captei o seu funcionamento....

Manda ver!

Não sou muito chegado nas "leis" de Murphy, mas tem algumas que para mim são quase leis, mesmo. Deixo aqui uma das que mais tenho que me lembrar: "Nada é tão simples quanto parece" :)
Citar

acho que se conseguir isso o resto é cosequencia de mais aprofundações e noites mal dormidas....

BOA SORTE!!!

Que você tenha um longo. íngrime e pedregoso caminho pela frente.

Abraços,
Rudolf

PS: Antes que você me xingue pela última frase, posso lhe dizer por experiência própria que é a melhor maneira de aprender :) Se a persevança sempre lhe acompanhar, despois deste caminho vai ter um lindo por de sol lhe esperando :)

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #545 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 11:00 »
Oi pessoal,

Depois de um monte de tropeções, o teste do Smile tava prá começar. A jiga dá pro gasto e o software, também.

De longe o que mais deu canseira não foi a jiga nem a programação (firmware e software). Foi a comunicação serial no PC. Sexta de manhã trabalhei por horas no software do PC, até que uma hora o PC deixou de receber corretamente os dados. Daí em diante só consegui alguma coisa no sábado. Tudo foi revirado, e nada de resolver. Já que é assim, vamos melhorar uns detalhes que deveriam estar melhor na jiga.

Sábado foi bem diferente, pois o PC quase não conseguiu receber nada da jiga. Transmitia que é uma beleza. Receber, nem com reza brava :) Aí respirei fundo e deixei este PC de lado e fui dar um jeito no K6II-500. Lá sempre recebeu bem, só que a rede não estava legal, o disk-driver não estava funcionando e o monitor tá nas últimas, a tela bem escura. Fazer o que? Quem não tem cão...

Comecei verificando a configuração da placa de rede. Aparentemente estava tudo certo, só que o PC não reconhecia a rede nem a rede reconhecia o PC. Mudei a placa de rede para outro slot. Aí apreceram 2 placas de rede. Bão, acho que dá prá imaginar o tamanho da briga que foi :) Durante um breve lapso de tempo o PC se entendeu com a rede, tempo suficiente para transferir o compilador TurboC e o fonte do sistema que estava no PC oficial para este.

Reparei que a versão do disk-driver era bem antiga, daquelas que só funcionam quando conectamos todos os cabos (o da alimentação estava desconectado) :D. Foi ligar e funcionar 8) Se todos os problemas fossem assim :)

Compilador e fonte transferidos e tendo uma maneira rápida de trazer os fontes pro PC oficial, vamos continuar que ainda tem bastante trabalho pela frente!

Ontem fui mostrar prá super Cida o processo todo funcionando. Para não demorar tanto tempo, limitei a temperatura máxima em 50ºC ao invés de 95ºC. Após 3 ciclos de teste completo, percebi um leve odor da fumacinha mágica saindo da bancada. Desliguei tudo e vi que o fusivel de 5A da fonte (no Smile) estava aberto. Após a troca e conferir tudo, tornei a ligar. Reparei que o fet do chopper estava pelando. Justo ele que era o mais gelado de todos, ficando somente 3ºC acima da temperatura ambiente! Chegou a hora de para um pouco pro descanso e retornar hoje. Vou começar conferindo melhor se cada fet está funcionando e se as bobinas dos 3 motores (ligadas em paralelo) estão ligadas corretamente antes de prosseguir.

No sábado estava tentando entender porque o detector de corrente da fonte não funciona, quando causei um curto na saída da fonte (estava com 12V). O parafuso do terra encostou no do positivo, e esquentou tanto que se "soldaram" um no outro  :shock: Nem estava percebendo nada disso acontecendo, quando o Smile deixou de acionar o motor. Resumo do curto: além dos 2  parafusos, 3 (três) cabos esquentaram tanto que derreteram a solda e se soltaram dos reles. Foi assim que a fonte deixou de enviar corrente ao Smile. Detalhe: cada um destes cabos é daqueles usados em fonte de PC (18AWG). Quanto à fonte (trafo, ponte retificadora), estava tudo certo. Tenho que prestar mais atensão a estes detalhes. Uma fonte com esta valentia pode gerar um monte de dor de cabeça prá frente se acontecer outra trapalhada, pois vai continuar funcionando independente do que for feito!

De volta ao teste do Smile:

Nas entradas analógicas da jiga foram conectados sensores de temperatura no fet e diodo do chopper, no fet e diodo do circuito de recirculação de corrente, no Rsense, numa trilha da PCI que converge para o conector do motor, em um dos dois motores de 3A e no de 4A (os 3 motores estão com as bobinas ligadas em paralelo).

O ciclo de teste ficou assim: O sistema envia ao Smile a indicação da corrente de teste (através de uma saída analógica da jiga) e liga a fonte do motor com a tensão de teste, desligando a  ventoinha "geral". O sistema passa a armazenar a máxima temperatura registrada em cada sensor. Quando nenhum sensor ultrapassar a sua temperatura máxma por 1 minuto, ou se qualquer um dos sensores alcançar a temperatura limite (95ºC), o sistema registra todas as temperaturas num arquivo (CSV), desliga a fonte do motor, liga uma ventoinha "geral" para refrescar o Smile e fica aguardando que a temperatura de cada sensor fique abaixo da temperatura ambiente acrescida de 10ºC. Quando o Smile estiver fresquinho novamente, o sistema seleciona a próxima tensão e corrente de teste e recomeça o ciclo novamente 8)

O teste começa com 1A com a primeira tensão (12V). Terminado o ciclo, o sistema mantem a mesma corrente e seleciona a próxima tensão. E assim sucessivamente (12V, 24V, 32V, 41V, 53V, 60V, 73V, 80V, 90V, 101V e 116V). Após o teste com a última tensão (116V) terminar, a corrente é incrementada em 0,5A e a tensão volta a ser a menor (12V). E tome teste...

Ufa... ficou mais fácil de ver tudo funcionando do que escrever tudo isso :)

A tela do sistema mostra continuamente a média da temperatura ambiente, quanto tempo falta para terminar o teste (recomeça a contagem quando a temperatura máxima de um sensor for ultrapassada), os dados de tensão e corrente da fonte e do motor. Abaixo vem um bargraph de cada sensor, mostrando a faixa em verde se estiver abaixo de 75% da temperatura limite de 95ºC, amarelo se estiver entre 75% e 90%, e vermelho se estiver acima de 90%. Para cada sensor também é mostrada a identificação de onde ele está fixo, sua temperatura atual e sua máxima registrada, e um indicador se foi este sensor que causou a recontagem de 1 minuto. Abaixo do bargraph tem um pequeno resumo dos últimos 18  testes com os principais dados resgistrados. Já no arquivo é gravado o detalhamento de todos os dados de todo testes, e não somente os últimos.

Como uma imagem vale por mil palavras, vou deixar vocês imaginando tudo isso enquanto fico calado por mil palavras :D

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #546 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 13:01 »
Oi pessoal,

Me esqueci de comentar os desdobramentos do teste: Toda a seqüência de testes será feita nestas condições:
-Sem nenhum dissipador ou ventoinha;
-Somente um dissipadorzinho no conjunto que a condição acima ultrapassar o limite térmico;
-Dissipadorzinho com ventoinhazinha no conjunto que a condição acima ultrapassar o limite térmico;
-Dissipadorzão no conjunto que a condição acima ultrapassar o limite térmico;
-Dissipadorzão com ventoinha no conjunto que a condição acima ultrapassar o limite térmico;
-Dissipadorzão com ventoinha e fets ou diodos em paralelo no conjunto que a condição acima ultrapassar o limite térmico.

Dissipadorzinho é aquele que era utilizado nos processadores K6II, e a ventoinha é aquela menor.

Dissipadorzão é o que está na foto do Smile e a ventoinha é aquela que o pessoal copiou para fazer hovercraft :)

Cada mudança de condição acima será registrada para levantar as necessidades de refrigeração em função da tensão da fonte, corrente do motor e temperatura ambiente.

Achou que tinha terminado, hein?

Assim que estes levantamentos forem realizados, todos os testes serão repetidos com o motor girando, pois os testes acima são com eles parados. Claro que quem vai gerar os pulsos é a jiga, controlada pelo PC  :)

Motor girando significa faixas de rotação. Algo do tipo:
-Todas as combinações de tensões/correntes/refrigeração com o motor girando a x rpm;
-Idem a y rpm;
...

Espere, não é só!!!

Compramos uns fets com anabolizantes da última vez que fui na Santa Ifigênia. O IRF640 parece um anão perto dele :) Que tal repetir TODOS OS TESTES com ele?

Cansou só de ler? A jiga não 8)

Quero fazer uns testes mais cabeludos, com variações no circuito do chopper que comentei no tópico do Smile. Vou "travar" numa tensão e corrente e brincar de fazer girar mais rápido. Além da jiga gerar os pulsos, ela vai detectar a rotação do motor, registrando a maior rotação :)

Se chegarmos à conclusão que vale a pena a alteração, teremos que repetir TODOS OS TESTES com ele.

Quer mais?

Eu não!!! Por mim já chega de testes :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #547 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 17:44 »
Salve Sir Jorge,

Acabei de achar a causa do probRema de ontem. Liguei invertido 2 fios dos 2 motores de 3A. Uma bobina estava ligada certa, já a outra inverti o tap central com uma extremidade. Ou seja, das 6 bobinas (2 de 4A e 4 de 3A), 3 estavam certas num par de fases, e no outro par uma estava certa e duas invertidas. Resultado: fusível queimado e um fet, idem. Justo o que não tinha sensor de temperatura. O ideal seria que cada fet e diodo tivesse um sensor...

Certo, certo... O fusível se rompeu. Mas o que deve ter causado a queima do fet e, mais importante: POR QUE ELE QUEIMOU??? O Smile deveria tê-lo protegido de alguma forma. Imagine: cada motor tem 6 fios. Será que ninguém nunca vai inverter nenhum fio jamais??? Ou isso se deu pelo fato de haver 3 bobinas ligadas em paralelo, sendo que 2 estavam invertidas?

Se você visse o tamanho da pulga que ficou atrás da orelha...

Outra pulga já dei um jeito: todos os testes anteriores foram usando somente o motor de 4A. Só ontem é que liguei os outros 2 motores, pois manteria a mesma condição de teste, independente do tipo de refrigeração dos componentes. Deve ter sido por isso que nos outros dias correu tudo bem :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #548 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 17:45 »
Oi pessoal,

É... o buraco era mais embaixo (ou não)...

O problema aparentemente não tem nada a ver com a ligação dos fios dos motores. Ainda não sei exatamente o motivo, mas o Smile está fornecendo uma corrente muito maior do que deveria. Em algumas tensões, ao invés de fornecer 1A, ele está fornecendo quase 7A. Como (por enquanto) não tem dissipador no Smile, o fet esquentou um pouquinho só a mais Smile Não deu outra... Pifou.

Por um lado fiquei aliviado pela generosidade dele por fornecer tanta corrente, pois explica que a queima não foi devido à falha de proteção, e sim a bug de firmware ou componente soldado errado. Mesmo falha de firmware se corrige, já de proteção é um pouco mais complicado de se resolver. Imagina algo do tipo "tenha certeza que você está ligando os fios certos do motor, senão o Smile queima". Chegaria a ser hilário se não fosse dramático :)

Ainda não sei o motivo. Posso ter soldado componente errado, pode ser que os valores de componentes adotados funcionavam muito bem no protótipo, mas não serviriam tão bem numa linha de produção, pode ter sido causado pela fonte, que agora conta com um segundo trafo não tão potente quanto o primeiro (causando um ripple que antes não existia), pode ser...

De qualquer maneira, só posso recomeçar os testes depois que isto estiver corrigido. Até lá, deixo aqui os dados da primeira bateria, pois acho que o Smile forneceu a corrente certa:

VFonte;IMotor;TAmb;FChop;DChop;FCirc;DCirc;RSense;Mot3A;Trilha;Mot4A
11.921; 1.000;28.3; 29.018; 29.004; 37.448; 48.951; 30.985; 28.656; 31.299; 28.300

Onde:
VFonte:Tensão da fonte (V)
IMotor:Corrente do motor (A)
TAmb:Média da temperatura ambiente (todas as temperaturas em ºC)
FChop:Temperatura no fet do chopper
DChop:Temperatura no diodo em antiparalelo com o fet do chopper
FCirc:Temperatura no fet do circuito de recirculação de corrente
DCirc:Temperatura no diodo em antiparalelo com o fet do circuito de recirculação de corrente
RSense:Temperatura em Rsense
Mot3A:Temperatura no motor de 3A
Trilha:Temperatura na trilha de uma fase
Mot4A:Temperatura no motor de 4A

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #549 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 17:48 »
Mestre Fabio,
Citação de: "fgilii"

Espero que descubra logo e sem muitas dores a causa dessa falha...

Deduzi durante a noite e comprovei hoje cedo! Adivinha se dormi direito :)

A saída de um PWM funciona ligando uma chave durante um tempo Tlig e desligando durante um tempo Tdesl, sendo que o tempo total (Tlig+Tdesl) é constante, o chamado período do PWM.

Por uma questão de confiabilidade nas leituras, o menor Tlig no Smile é de 3us. Abaixo disso só se lê ruído do fet quando chaveia.

Como estava usando motor de 4A em paralelo com 2 de 3A, devido à indutâncias destas 3 bobinas, mesmo 3us era muito tempo. Dependendo da tensão da fonte chegava a fornecer 6,7A acionando o fet do chopper com 3us num período total de de 40us (25KHz).

Ou seja, enviando energia ao motor somente durante 7,5% do tempo e tendo uma recirculação de corrente bem eficiente estava circulando 7 vezes mais corrente do que o necessário :Shock:

Resumindo: o fet queimou pelo fato do Smile ser muito eficiente na transferência de energia :)

É mole???

Se o Smile tivesse com um monte de dissipador, quem poderia ter queimado seria o motor. Como não gostei muito deste "efeito colateral" desta eficiência, o Smile só vai energizar o motor se estiver acima deste limite, pois ele não saberia exatamente qual a corrente que estaria fornecendo ao motor.
Citar

Pelho certeza que você, do jeito que é meticulo irá desvendar o mistério da corrente desobediente...

Desobediente??? Tava era obediente DEMAIS!!! :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #550 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:27 »
(* Copiei a mensagem do outro tópico, tá? *)

Fala sumido :)
Citação de: "Mac_RC"

Juro que estou tentando me atualizar aqui, mas voce escreve muito, nao da para resumir ?

CUMA??? Estava resumindo, pois estava sem tempo. Agora que começaram os testes, os sócios (PC+jiga) fazem todo o serviço. Agora vou ter mais tempo para escrever :)

Ishi, não era bem isso que você tava querendo? Tá bão, tá bão... Vou me segurar um pouco mais :)
Citar

Tenha do dos meus neuronicos, queima FET por que é eficiente ? entao estou com um PC aqui, super eficiente, pois queima de tudo ... fonte, placa mae do bode, CPU, placa de rede, ate a cor eu tive que mudar, mas ele ja esta pensando em queimar o software tambem ... heheheeeeee

Vai ver que é por causa do dono, que é eficiente :)
Citar

mas vou querer entender direitinho estas suas experiencias e quem sabe ate poder lhe ajudar em algo

O difícil foi entender o que aconteceu. E prá que servem as insônias causadas por problemas, afinal? :)

Hoje cedo pedi a bênção pro sir Jorge, que me permitiu fazer uns testes de comprovação. De quebra me deu uma aula do que aconteceu :)

Aparentemente a corrente de 1A funcionou trocando o motor por um Nema23. Só que com 100V e 116V na fonte o Smile não consegue fornecer só 1A ao motor, no mínimo 1,2A e 1,3A, respectivamente.

Sendo assim, repeti os 2 últimos testes, voltando o Smile a aumentar o período do PWM até que consega fornecer tão pouca corrente :)

Acabou neste instante o teste com 100V @ 1,0A e começou o de 114V @ 1,0A. Em ambos o Smile forneceu a corrente configurada (exatos 0,99A medidos com multímetro digital).

Com o Smile é difícil ser bonito, mas o chato é ser gostoso :D

Abraços,
Rudolf

Offline ShopCNC

  • ShopCNC
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1110
  • Sexo: Masculino
  • ShopCNC
    • ShopCNC
  • Cidade - UF: Varginha - MG
  • Nome:: ShopCNC
  • Profissão: E-Commerce
Projeto - Smile
« Resposta #551 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 02:03 »
Rudolf,

Fiquei ausente por motivos alheios a minha vontade, fiquei sem PC ... ele resolveu virar pescador !
Dei uns conselhos para ele (com um martelo na mão) e ele resolveu me ajudar, até que chegue meu PC novo, mas mesmo assim tenho que ficar com o martelo na mão, pois ele trava toda hora ... heheheee

Trocaram minha CPU de 1.8 gigas por uma de 750 megas, era lento antes, agora virou o capeta, da tempo de tomar um banho enquanto ele carrega uma pagina ... mas é melhor não reclamar, pois sempre ha um jeito das coisas piorarem ...   heheheee


Quanto a eficiencia com certeza, o dono é muito deficiente ... mas tenho esperança que um dia alguem invente um computador para facilitar a vida da gente ... heheheeeee

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #552 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 12:31 »
Oi pessoal,

Saiu a primeira fornada :)

A primeira bateria de testes com a corrente de 1,0A terminou, e os dados estão na seqüência, com direito à gráfico e tudo mais. Neste primeiro teste:
-não há nenhum dissipador no Smile;
-o motor utilizado foi um Nema 23LM-C004-04, de 1,0A/fase (não há indicação de tensão na etiqueta) alimentado com 1,0A nas 2 fases;
-utilizando um multímetro difital, a corrente variou entre 0,99A e 1,07A por fase em toda a faixa de tensão;
-a temperatura de cada sensor é a máxima que permaneceu com este valor durante 60s;
-ausência de qualquer tipo de circulação de ar, seja "natural" (janelas mantidas fechadas), seja por ventilador ou ventoinha.
-a temperatura ambiente permaneceu estável durante todo o teste, variando entre 27,0º e 27,8º.

Olhando as temperaturas dos componentes do Smile, o que mais se aqueceu foi o diodo do circuito da recirculação de corrente, seguido pelo fet do mesmo circuito. Faz todo sentido, já que a corrente flui constantemente por estes componentes, já que o motor está parado. Mesmo assim, a maior temperatura foi de 53,8º, totalmente suportável. O fet e o diodo do chopper nem chegaram nos 40º, indicando a pouca necessidade do chopper fornecer corrente ao motor, devido à eficiência do circuito de recirculação de corrente. Olhando rapidamente para minha bola de cristal (meio embaçada, por sinal), acho que esta temperatura deve subir com o motor girando.

Creio que, com estes dados, não há necessidade de dissipador caso o Smile tenha que fornecer 1A por fase. O martelo desta questão só poderá ser batido após o teste dinâmico, onde o motor deverá girar com diversas velocidades. Aguardemos :)

Questinando o parágrafo anterior, não tenho conhecimento (muito menos experiência) para garantir que a não necessidade de dissipador se mantem caso a temperatura ambiente seja de 50º. Peço aqui ajuda aos universitários e mestres presentes :)

Um detalhe que me me chamou muito a atenção foi o fato do motor esquentar tanto. "Como assim, tanto, se nem chegou em 70º?". Pelo que estou acostumado a ver por aqui, este mesmo motor mal chegava nuns 40º, totalmente morno após mais de 1 hora energizado. O Smile utilizado foi o protótipo, não esta PCB. Tento que averiguar melhor o por que desta condição.

Abraços,
Rudolf

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Projeto - Smile
« Resposta #553 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 12:46 »
Grande Rudolf,

Apesar de eu não saber grego, quero que saiba que estou me esforçando e acompanhando você e os demais amigos.

Na verdade sou voluntário a experiência de tentar doutrinar novamente meus neurônios e verificar se eles ainda conseguem aprender eletrônica . . .

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Smile
« Resposta #554 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:27 »
Rudolf,

Sei que você tem um bom conhecimento técnico, mas me lembrei que você havia comentado sobre a queima daquele FET e da eficiência do acionamento sendo a provavel causadora da perda...

Achei este link, e acredito que iria acrescentar um pouquinho mais a tudo que você e mestre Jorge já conhecem e vem discutindo...

http://homepages.which.net/~paul.hills/SpeedControl/MosfetBody.html

http://www.irf.com/technical-info/appnotes.htm

Espero que ajude.

 

/** * */