... não sabia que acima de "xx" não faz mais diferença na magnetização do motor (creio que aqui entra a saturação do nucleo ou algo por ai)...
Na verdade isso não está ligado propriamente à magnetização do núcleo, mas quão rápido é prático fazer a corrente crescer até o valor máximo.
imagine aí a rampa de crescimento da corrente, querendo que seja a mais vertical possível, ou seja, com crescimento da corrente o mais próximo possível do instantâneo ...
Fica fácil perceber que a coisa, a tensão necessária, é proporcional à tangente do ângulo, né ? E a tangente de 90 graus tem valor infinito, ou seja, a tensão seria infinitamente elevada ... o que evidentemente não é possível ... então nos defrontamos com a realidade prática, qual seria a maior tensão possível, até onde isso faz diferença ? Pensando no tangente (isto é uma aproximação, claro) fica evidente que a partir de certa região, um grande aumento da tensão traz poucos reflexos na velocidade do aumento da corrente .... os ensaios demonstraram como valor prático o que já mencionei, algo na faixa de 20 ~25 vezes a tensão nominal do motor ...
... porem pelo que eu entendo, se conseguirmos atingir a magnetização o mais rapido "possivel", manter a corrente estavel durante o passo e desmagnetizar a bobina tambem rapidamente, teremos chegado ao limite maximo do motor ?! Ou estou errado ?
Tá certo.
Somente usei a placa r-evolution como exemplo, sei que ha pros e contras, com ela, mas pode ser aperfeiçoada ... creio que o Rudolf ja vem nesta linha, com o Smile, não aperfeiçoando a r-evolution, mas somando qualidades dos dois sistemas, linear e chopper ...
Claro, é bem provável que aperfeiçoamentos sejam possíveis, mas é difícil vislumbrar algo que altere significativamente o maior prob dos sistemas lineares, a ineficiência ... isso me parece muito mais importante e significativo do que a absoluta estabilidade da corrente comparada aos choppers, o que não traz vantagens expressivas, a diferença, até onde sei e posso ver, é muito pequena, se é que existe, a principal sendo, como temos discutido, o ruído acústico, algo que de importância muito relativa em máquinas que de modo geral são já muito ruidosas por natureza ... e é bom dizer, pra benefício dos que não conhecem, que os sistemas lineares tb não estão isentos de ruídos, apenas o ruído é diferente e menos intenso e só com motor parado ou a baixa velocidade ...
Como curiosidade: é possível fazer sistemas L/R com desempenho igual ou até melhor dos que os lineares e choppers que vemos corriqueiramente ... depende apenas da tensão ...