Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 132879 vezes)

Description:

0 Membros e 6 Visitantes estão vendo este tópico.

johnathan1982

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #585 Online: 10 de Abril de 2007, 18:03 »
Me parrece uma otima placa ja que eu gosto e de mecanica e o valor quanto vai ficar?

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #586 Online: 10 de Abril de 2007, 18:34 »
Oi Johnathan,
Citação de: "johnathan1982"
Me parrece uma otima placa ja que eu gosto e de mecanica e o valor quanto vai ficar?

O investimento do driver Smile vai depender da corrente por fase do motor, e deverá ficar entre R$ 200,00 a R$ 250,00.

Abraços,
Rudolf

lolata

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #587 Online: 27 de Abril de 2007, 23:35 »
Hoje o Rudolf deixou no meu Barracão uma Bob e uma Smile p/ eu testar na minha nova maquina.
Eu tenho um motorzinho 34pm-c102-15, não sei direito de quantos Kilos é esse motor, mas foi até bonito ver ele girar, na bancada colocamos a 10.000 Hz e o motor assobiava.
Embora minha maquina ainda não esteja pronta, eu estou instalando o motor no carro Y para poder ter uma ideia de funcionamento.
Como a minha maquininha de madeira eu tenho 3 motores pequenos e eu uso as placas do Celio, eu não tinha nenhuma referencia do que um motorzão e uma placa de gente grande pode fazer em uma estrutura "pesada".
Vou tentar fazer funcionar nessse final de semana e na medida do possivel colocarei aqui os resultados do testes.

Um Abraço.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Smile
« Resposta #588 Online: 28 de Abril de 2007, 08:03 »
Lolata,

Tenho certeza que você vai se surpreender, e ficará muito satisfeito...

Você tem em mãos um excelente driver...espera só para ter os 3 motores acionados por drivers assim...

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #589 Online: 28 de Abril de 2007, 09:38 »
Grande Lolata,
Citação de: "lolata"
Hoje o Rudolf deixou no meu Barracão uma Bob e uma Smile p/ eu testar na minha nova maquina.

Espero que a dupla caipira Bob & Smile estejam à altura da sua hiper-super-máquina :) Ela tá ficando muito show. Outro dia ele mal inclinou a base e os dois eixos deslizaram sozinhos, movidos somente pela força da gravidade, além do capricho e suor do Lolata, claro :)
Citar

Eu tenho um motorzinho 34pm-c102-15, não sei direito de quantos Kilos é esse motor

O 34PM-C101 e o 34PM-C108 são de 20 Kg.cm. Talvez o seu 34PM-C102 também seja.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #590 Online: 05 de Maio de 2007, 22:39 »
Oi pessoal,

O Smile ficou encostado algum tempo, esperando que a jiga de testes eletrônicos ficasse pronta. Esta, por sua vez, ficou aguardando a fonte ajustável estar pronta. E esta, finalmente, ficou impaciente pela minha falta de conhecimento de fontes chaveadas. Uma coisa leva a outra, que leva a outra, que ...

Até que, num belo dia de outono, o grande Lolata me pediu emprestado o trio parada dura (Smile, Bob e uma fonte) para fazer uns testes no super CNC dele. Como o motor dele é de 4A por fase, preferi levar o Smile protótipo, que possui dissipador com ventoinha nos transistores.

Para quem não viu o Smile protótipo, os componentes são soldados numa placa padrão e as ligações feitas com fios soldados no lado inferior da dita cuja. Olhando pelo lado de cima ficou bem bonito. Já embaixo é uma aranhada só. É de meter medo :) Como ia ligar na Bob, tive que fazer uma alteração nas ligações do conector do Smile protótipo para o novo padrão do Smile oficial.

Já a fonte linear teve que passar pelo salão de beleza :) Tadinha, ela estava toda alterada, pois foi usada anteriormente para fornecer a tensão controlada pela jiga (através de um monte de reles que chaveavam os enrolamentos do trafo). Tira rele daqui, fios dali, e eis que ficou pelada de novo. Agora o processo contrário: liga um fio aqui, um fusível ali... Esta fonte originalmente tinha diversos interruptores e uma “chave de onda” (como diziam os antigos) que selecionava os enrolamentos para gerar tensões entre 12V e 97V. Agora a tensão de saída está fixa em torno de 75V, e o único interruptor é o geral. Um dia volto a ligar como estava antes :)

Após preparar a fonte linear e mudar o circuito do Smile protótipo, marquei uma audiência com o Lolata san. Liga aqui, testa ali, turboCNC acolá... Tudo testado e funcionando de acordo com o pedido :) Faltava só fixar o motor no CNC.

No dia seguinte dei um pulo rápido no barracão para ver como estava tudo. Não é que o Lolata montou o circo todo na noite anterior? Ele estranhou que a velocidade do motor estava bem abaixo da esperada e, mais preocupante, reparei que o Smile estava ressetando frequentemente.

O Smile executa uma conferência geral cada vez que é ligado e, além disso, assim que detecta que a fonte do motor está com tensão acima da mínima de operação (10V), ele inicia um procedimento de ajuste dinâmico de diversos circuitos. Como exemplo deste ajuste, o Smile possui uma fonte interna de uns 15V acima da tensão do motor. Se a fonte é de 80V, por exemplo, a tensão desta fonte será em torno de 95V. Para gerar esta tensão é necessário ajustar corretamente o período e o ciclo de trabalho do segundo PWM do driver. Esta fonte terá uma tensão final insuficiente se a fonte externa for baixa e o ciclo for pequeno, e o transistor queimará se o ciclo for muito grande e a fonte externa idem. Todo este processo de auto ajuste é indicado visualmente pelo indicador inteligente de status, mais conhecido pelo apelido de “led amarelo” :)

Voltando ao teste no barracão do Lolata, a cada poucos minutos o Smile voltava a se calibrar. Alguma coisa não estava cheirando muito bem, e não era eu (apesar de ainda ser manhã de sábado). Num dia anterior, quando estava modificando o Smile protótipo, achei um fio com solda fria quando estava alterando as ligações do conector, e no dia anterior o Lolata também descobriu outra solda fria. Por mais suspeito que estas soldas frias possam parecer, desconfiei do ruído eletro-magnético que os fios que ficam embaixo da placa padrão do Smile protótipo estariam captando, já que o motor estava acoplado no Smile através de 6 cabos elétricos 1,5mm2 de 2m de comprimento. O Smile só ressetava quando o motor estava girando, e ficava normal quando o motor estava parado. Como a corrente que o Smile fornece ao motor é linear, ao contrário da corrente pulsada de um chopper, só existe ruído forte quando há mudança de passo.

Como estava difícil o Lolata testar o CNC com o Smile ressetando direto, coloquei o trio parada dura no bornal e voltei para casa.

(continua no próximo capítulo da novela “Corra que o driver vem aí)

Abraços,
Rudolf

PS: Perdão pelos manuscritos. Fazia tempo que estava com os diários atrasados :)

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #591 Online: 06 de Maio de 2007, 00:22 »
Oi pessoal,

O primeiro teste do Smile num CNC “de verdade” não passou do primeiro dia. Ainda bem que sempre tem algo a ser melhorado :)

O Smile protótipo ficava ressetando direto. Minha maior suspeita era a interferência que os cabos que ligam o Smile ao motor poderiam estar gerando. Ainda não havia testado um motor interligado por 2m de cabo, como era no barracão do Lolata. Por via das dúvidas, combinei com ele que colocaria dissipador no Smile oficial, ao invés de continuar fazendo os testes com o protótipo.

Assim que saí do barracão passei numa loja de material elétrico e já comprei 30m de cabo 1,5mm2 (mesma bitola que o Lolata estava usando), suficiente para ligar este motor de 4A a 5m de distância do Smile. Lá em casa a pesquisa do que poderia estar ocorrendo teve que aguardar um pouco, pois o pessoal já estava todo arrumado, só me esperando para passear o dia em Itu, pertinho daqui. Que coisa chata 8)

No dia seguinte liguei uma ventoinha de fonte de PC em cima do Smile, ainda sem nenhum tipo de dissipador, e configurei a corrente para 4A. Montei os 6 cabos de 5m e literalmente os joguei enrolados em cima do Smile. Os cabos não estavam passando perto da placa, todos os 5m estavam enrolados em cima dela! Se o problema era interferência ficaria sabendo rapidinho :)

Liguei a fonte e... tudo certo (ufa). Faço o motor girar com uma velocidade, paro, inverto a rotação, aumento e vario a velocidade e... continua tudo certo. Deu prá ver que o Neném (quem roteou a placa de circuito impresso do Smile) fez um trabalho bem profissional. Nota mil!!! Fiquei um tempão testando um monte de situações, e não ressetou nenhuma vez :)

Comecei a preparar o Smile oficial para o Lolata. Tirei a ventoinha da fonte PC e, usando o dedo como termômetro, fui checando qual componente aquecia mais. Coloquei um dissipador no dito cujo. Legal! Coloquei o motor para girar. Epa, tem outro componente ali que está passando dos limites. Mais um dissipador. Agora ficou joinha 8)

Aproveitei e resolvi abusar :) O Edu vai usar o Smile num motor de 7A, vamos ver o que acontece? Liguei o motor de 4A do Lolata e o de 3A do mestre Fabio em paralelo e configurei o Smile para fornecer 7A. Ainda não havia ligado um motor com tanta corrente no Smile. Até havia testado com corrente maior, só que num motor travado que o Lolata me emprestou, bem no começo do projeto. Tadinho... Cheguei a jogar 12A nele, com as 2 bobinas em paralelo... Tudo em nome da ciência :)

Com 7A outros componentes esquentaram. Mais um dissipador nele. Legal, tudo morninho :) Quando fiz a dupla de motores girar percebi que um dos dissipadores começou a esquentar. Nem me preocupei de medir a temperatura dele, até poderia estar totalmente dentro do aceitável. Como o motor do Lolata é de 4A, deixei por isso mesmo, sabendo que seria mais do que o suficiente.

Estando o trio parada dura (Smile, Bob e fonte) preparados para mais uma sessão de testes no super CNC do Lolata, comecei a ver como o motor de 4A reagia. Fiquei variando os parâmetros do TurboCNC para cima e para baixo.

Não sei o quanto este valor é real, o motor conseguiu acelerar com 40kHz/s, tanto em passo cheio (até 8kHz – 2400 rpm) como em meio passo (até 22kHz – 3300 rpm). Claro, com o motor a vazio, ou seja, nada ligado no eixo dele. Não me preocupei em medir a máxima velocidade atingida com aceleração mais baixa. Apenas estava “brincando” com os números do TurboCNC e vendo como o Smile e o motor se comportavam :)

No dia seguinte (segunda-feira) deixei o trio no barracão do Lolata. Ele comentou depois que o Smile/motor se comportaram bem melhor do que o outro teste feito com o protótipo, desta vez atingindo 1800 rpm a meio passo, estando fixo no CNC. Creio que ainda tem bastante fôlego, mas como este motor valentão vai ser colocado no eixo X (está no eixo Y no momento), vamos ver o que vai acontecer :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Smile
« Resposta #592 Online: 06 de Maio de 2007, 09:15 »
Hmmmmm,

Então é por isso que eu ví umas carretas carregadas de MDF indo para Sorocaba...

Agora o Lolata vai cortar madeira até dizer chega com o novo driver Smile :)

lolata

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #593 Online: 06 de Maio de 2007, 09:54 »
hehehehehe
É Fabio
Agora com a Poderosa Smile, estou sendo obrigado a terminar logo minha maquina.
O problema é que o dia só tem 24Horas e a dona patroa não libera muita grana p/ mim.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Smile
« Resposta #594 Online: 06 de Maio de 2007, 13:07 »
Oi pessoal,

Enfim, o dia sorridente chegou. E chega após uma hibernação, onde um longo aprendizado abre seu olhos em busca de novos horizontes. Cada orvalho, cada folha, cada raio de sol. Tudo é novidade para quem está chegando. Tanto ainda a aprender. Mesmo assim, já possui algo a ensinar. A conquista de um novo amanhã se faz aos poucos, como um vinho fino ao longo de décadas. Até a abertura ansiosa da rolha, é apenas uma garrafa empoeirada num canto. A partir do momento mágico em que a rolha se separa do líquido precioso, algo acontece. Poucos tem o prazer de experimentar este momento, e menos ainda de acompanhar o amadurecimento deste diamante.

Desculpem, me emocionei (snif, snif) :) Só me dá um tempo para tentar voltar a este mundo :)

Num dos primeiros dias de teste do Smile no super CNC do Lolata, ele me pergunta o que estaria faltando para o Smile ser lançado oficialmente. “Preciso terminar os testes térmicos para conhecer os limites de corrente em função do tipo de dissipador utilizado”, respondi. Comento que mal cheguei em 1,5A nestes testes quando a fonte da jiga abriu o bico. A temperatura dos componentes era bem baixa nesta corrente. “Então por que você não lança o Smile para até uns 2A, se você já sabe que não precisa de dissipador?”, arremata ele. A pergunta poderia até soar inocente, mas calou fundo. Porque... porque... Fiquei sem saber o que responder. “Você não sabe qual a maior corrente que o Smile pode fornecer sem dissipador, mas já sabe que até 2A vai na boa. Lance o Smile limitado em 2A. Muita gente usa motor com menos do que esta corrente e já poderia estar utilizando o Smile. Se alguém quiser com corrente maior, diga que por enquanto só tem o modelo de 2A, os outros vem na seqüência em breve.” Porque não?” pensei.

Saí dali com a idéia girando na cabeça. Fiz a mesma pergunta aos mestres Arnaldo, Fabio e, mais tarde, ao Sir Jorge. O Arnaldo foi mais incisivo na resposta, pois já havia sugerido isso antes das minhas férias. Como a fonte da jiga estava indo de vento em popa, preferi terminar a jiga (não esperava que a modificação da fonte demorasse tanto tempo). Já o Fabio foi mais além (depois de um “sim, concordo”). “Será que não daria para estender este limite para 3A ou 4A?”, assanhou ele :)

Se eu já estava fortemente inclinado a seguir a sugestão do Lolata, depois da conversa com os dois não pensei mais. Vamos lançar já o Smile 2A!!!

Dias depois quando estava testando o Smile oficial com o motor de 4A do Lolata, cheguei a conclusão que esta corrente também seria bem fácil de se alcançar sem maiores testes, pois o dissipador mal fica morno 8) Legal, também podemos lançar agora o Smile 4A :)

Uma das características mais interessante do Smile é a versatilidade de atualização que ele permite, tanto de hardware como de firmware. Se um usuário estiver usando um motor de, digamos, 1A e quiser usar o Smile para motores mais valentes, basta que me envie o Smile para alterações de hardware. Haverá a diferença de investimento a ser acertada, só que muito menor do que adquirir outro Smile :) Já a atualização de firmware é muito mais fácil, e sem custo nenhum 8)

A configuração é toda feita por um programa rodando em PC usando o mesmo cabo da paralela que é utilizado pelo TurboCNC e outros gerenciadores de motor de passo. O PC é conectado a Bob por meio deste cabo paralelo. O programa permite configurar até 4 Smiles conectados à Bob sem que o usuário precise desconectar nenhum cabo.

Exemplificando, o Smile controla o motor por passo cheio e meio passo. Para alterar esta configuração, basta executar o programa no PC, selecionar qual Smile que se deseja configurar, escolher qual o número de pulsos por passo (1=passo cheio e 2=meio passo) e pronto! O Smile já está configurado. Sem mexer em jumper de placa, alteração ou regravação de componente. Simples, como tudo deve ser 8)

Como todo o controle do motor é feito por firmware, assim que o Smile tiver recurso de micropasso, por exemplo, basta pegar a nova versão do programa de configuração por email ou baixar de um site. Assim que o programa de configuração for executado, a nova versão de firmware será carregada nos Smiles e pronto, já possuem controle por micropasso. Simples assim! Sem desconectar cabo, enviar placas para regravação ou qualquer outra fonte de dor de cabeça 8) Moleza, não?

Por falar neste programa de configuração, deixei a fonte da jiga um pouco de lado e voltar as forças ao Smile, e comecei por montar o esqueleto da comunicação entre o PC e o Smile. Neste momento eles já se comunicam, e estou terminando de montar o protocolo. Aproveito a deixa para mostrar em primeira mão a cara do programa de configuração.

Brindemos a ele que chega neste momento. Saúde, Smile. Tim-tim! :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Smile
« Resposta #595 Online: 06 de Maio de 2007, 14:35 »
:big15:

lolata

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #596 Online: 06 de Maio de 2007, 15:53 »
Caro Rudolf.

Então está lançada Oficialmente a Smile e a Bob ??


Coloque umas fotos e se possivel mais informações delas.

Parabens e boas sorte.

Lolata

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Projeto - Smile
« Resposta #597 Online: 07 de Maio de 2007, 09:41 »
Ô . . . ô . . . ô . . . por favor, nada de empurra, empurra!

Por favor, vamos organizar uma fila; sim! Cada um receberá uma senha, se necessário, e serão todos atendidos . . .

Offline rgallas

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 282
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: ROQUE JOSÉ GALLAS JR.
  • Profissão: Empresário
Projeto - Smile
« Resposta #598 Online: 07 de Maio de 2007, 09:57 »
Lolata;

Têm como filmar estas velocidades e rampas de aceleração do teste feito com o SMILE?
3300mm rpm?? em motor de passo?? E tinha carga?

Rudolph;
Tá montando um folder pra apresentação do produto? hehehe

lolata

  • Visitante
Projeto - Smile
« Resposta #599 Online: 07 de Maio de 2007, 11:04 »
Caro Roque
Hoje eu configurei o turbo com
Acel 3000
Start 1000
Max Vel com 15000

Coloquei uma velocidade de usinagem com F4700

Eu não tenho como filmadora, mas vou ver o que consigo.

Um abraço.

 

/** * */