Oi pessoal,
Há mais de 2 anos começamos o desenvolvimento do driver Smile. Foram muitos e muitos meses de trabalho para criar um equipamento que atendesse às espectativas do pessoal.
Durante um bom tempo, foram horas e horas de MSN nas muitas tardes de sábado tentando aprender um pouco do vasto conhecimento (e paciência) do Sir Jorge e da larga experiência do mestre Fabio Gilii. Sem contar os muitos horários de almoço aprofundando a teoria com o mestre Arnaldo, além da sua infinita generosidade de me emprestar seu osciloscópio por meses a fio. Também não poderia deixar de lembrar o mestre Fabio Cicuto que, em atos de extremo despreendimento, nos cedeu o circuito e explicações do funcionamento do seu próprio driver para um futuro concorrente. Abrindo um parênteses, foi com este gesto magnânimo do mestre Cicuto que passamos a direcionar nosso posicionamento com concorrentes: Todos temos algo a compartilhar e muito que aprender com todos que fabricam drivers, nacionais ou não. Concorrentes, sim. Rivais, nunca
Aos poucos o Smile foi tomando forma de protótipo. Na verdade meio disforme com tantos fios embaixo da placa
E passamos para a etapa de avaliação nas muitas apresentações na masmorra do Sir Jorge. Testes foram feitos, performance questionadas, novas características surgiam enquanto outras se tornavam obsoletas por pura falta de vivência deste que vos escreve. Nesta etapa, cada parte do Smile foi arduamente discutida com os que trabalham com CNC diariamente. O enfoque do Smile deixou de ser a performance passou para a segurança, tanto da máquina como, principalmente, do operador desta. Nesta etapa muito foi aprendido com a gigantesca bagagem do Monsieur Alain e do mestre Claiton.
Finalmente, numa tarde de sábado de um místico 07/07/07, o Smile foi apresentado aos colegas. E foi uma apresentação de primeira, com a participação do CNC do Ronaldo movido a Smiles. Aulas e aulas nos foram dadas pelo mestre Gilii do funcionamento do TurboCNC e do próprio CNC. Inesquecível
Também não poderia deixar de lembrar a tantos que acreditaram neste projeto, em particular o Jack, o Edu e o Lolata, que muito antes do lançamento, já apostaram suas fichas nele. E, na seqüência, tantos colegas que tem suas máquinas movidas a Smiles.
Então veio o susto: Diversos Smiles retornavam danificados. Durante 3 longos meses, foi feito uma pesquisa mais profunda de cada parte do projeto para tentar descobrir o que poderia estar acontecendo. Diversos problemas, tanto reais como potenciais, foram descobertos e corrigidos. Desta época, o que mais me chamou a atenção foi a postura dos usuários dos Smiles. Todos ficaram com as máquinas paradas, muitos com encomendas de trabalhos adiadas sem previsão de entrega. Mesmo assim, todos entenderam o que estava acontecendo. Creio que esta postura dos usuários é bem incomum. Mesmo perdendo serviços, NENHUM reclamou e somente um único devolveu os Smiles, e mesmo assim nos desejando sorte para que achássemos logo a solução dos problemas. Novamente, agradeço a estes colegas pela paciência da longa espera. O mínimo que pudemos fazer foi honrar esta confiança. E, como sempre, agradeço aos mestres pela ajuda sempre bem vinda, agora com mais um entrando no hall da fama: o mestre Lolata, vulgo MDF (Mestre Das Fresadoras)
Enfim, em meados de novembro, os Smiles começaram a retornar aos felizes usuários. Retornaram mais robustos e, de quebra, com maior performance. Voltamos a entregar novos Smiles, pois durante o período de recall nenhum foi entregue.
E com este pequeno histórico, venho compartilhar com todos a
imensa alegria de saber que recentemente foi entregue o 50º Smile São dezenas de equipamentos movimentando sonhos e conquistas feitos com muito, muito suor dos usuários nas suas máquinas. Acreditem, é uma honra imensa da família Smile fazer parte das suas realizações. Recebemos semanalmente relatos festivos de que mais um sonho se tornou realidade. Muitas máquinas são criadas com bastante dificuldade, seja financeira, seja de espaço, seja de experiência. E, neste ambiente de conquistas, o fórum GuiaCNC e algumas listas de discussão tem o papel importante de difusor de conhecimento e de alegrias.
Da minha parte, só tenho a agradecer a todos que fazem do Smile um sucesso.
Abraços,
Rudolf