Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 140683 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #645 Online: 16 de Junho de 2007, 13:14 »
Oi pessoal,

Estou tomando a liberdade de copiar aqui uma troca de emails com um "colega de CNC"...

Faala Rudolf

Ói que eu falo :D

Se prepare que vc vai ver um monte de baboseira numa só tacada...Heheh

Tou sentado. Pode mandar que eu pego (Ui) :D

Num carro popular normalmente vem uma bateria de 12V e no mínimo 27A. Se eu pego e substituo a bateria por uma de 60A(extrapolando) não acontece nada de diferente.


Sim. Isso acontece porque a tensão de ambas baterias é de 12V, e o circuito do carro (faróis, som, ignição, ...) não exige mais do que 27A.

-  Tem como me explicar o que acontece na Bob se substituir as fontes de 12V por uma única fonte de 12V e 2A? Acho que a fonte AT que tenho guardada é de 2A e 300W(com saídas de 3, 5 e 12V).


Bão, uma das finalidades da Bob é a isolação entre a alimentação do PC e o conjunto Smiles + motores. Esta isolação é necessária para que a porta paralela do PC (ou o próprio PC) não queime se houver alguma problema na parte elétrica do CNC.
 
É bem fácil imaginar uma situação assim: Imagina que você não tem aterramento do terra do PC. Se você medir, este terra da tomada do PC tem uma tensão em torno de 55V (metade de 110V). É por isso que levamos choque quanto estamos descalços e encostamos no gabinete do PC, mesmo que este esteja com o interruptor desligado.
 
Vamos supor que seu PC está ligado no CNC de metal e este está encostado no chão sem nenhum tipo de isolação . Pior ainda, ele tem esta isolação (um pé de borracha, por exemplo). Um belo dia você vem cheio de amor prá dar e encosta no CNC. Você recebe um tranco de 55V e, de quebra, acaba injetando esta tensão na porta paralela do PC. Babau PC, eletrônica, CNC e parte do amor que você tava louco prá dar :D Se isso serve de consolo, MUITOS que estão lendo isso já passaram por esta experiência, e muitos destes achavam que não precisariam se preocupar, pois nunca aconteceu...
 
Solução para isso? Uma placa que isola as tensões do CNC e do PC chamada Bob. "Bob" é uma sigla em "português arcaico" que significa Break-Out Board. Numa tradução livre, placa de isolação. Os sinais passam do PC para o Smile (e vice-versa) através de um componente eletrônica chamado opto-acoplador, que transite os sinais de um lado para outro através de luz (óhhh).
 
E agora voltamos para a questão das 2 fontes de 12V. A Bob só consegue isolar as tensões se possuir 2 fontes de 12V ISOLADAS ENTRE SI. Uma delas poderia ser uma de PC, claro. Aliás, as 2 poderiam ser, DESDE QUE ESTEJAM TOTALMENTE ISOLADAS ENTRE SI. Isso pode ser feito arrancando fora o pino de terra das 2 tomadas e garantindo que as carcaças não se toquem. Para ter certeza que a isolação está boa, ligamos as fontes e medimos entre a saída de 12V de uma fonte com o terra da outra e vice-versa. Se indicar alguma tensão, não existe isolação. Pô, tem Bobs por aí que só precisam de uma única fonte. Sim, mas podem ter dificuldade com algumas portas paralelas com níveis baixos (como note books, por exemplo), ou ficarem limitadas com velocidades de acionamento dos passos do motor. Já que é prá fazer, vamos fazer bem feito para não ter dor de cabeça prá frente. E a melhor maneira é alimentando os 2 lados da Bob, o do PC e do Smile.
 
Ufa... Já volto... Vou tomar um gole d'água que a garganta secou :)
 
Vortei, e aproveitei para dar um jeito no terra daqui de casa que fazia semanas que o fio tinha soltado, e a molecada fazia festa tocando no monitor e dizendo "olha, tá dando choquinho" :) Acabei com a alegria do povo :D Sabe como é... Em casa de ferreiro, o terra é de terra mesmo :D Aos poucos chego lá...

Lembro que no Fórum há uma certa resistência em usar fonte de PC por causa do tipo de corrente ou coisa parecida.

Hã... Sim, existe, mas por outro motivo. A tensão é muito baixa (somente 12V) para acionamento decente do motor. O Bicho só começa a ficar valente a partir de uns 30V.

A Voltagem aqui nesse fim de mundo é 110V. A fonte das Smiles pode ter menos de 80V, certo?

Hã... A princípio, devidos aos componentes, é mais seguro com menos do que 100V, apesar de já ter feitos testes (com sucesso) acionando motores com quase 130V.

-  E se eu usar um transformador 220>110 (2A) e utilizar 55V nas Smiles?

ISSO!!! Só tem um detalhe: Esses 55V são alternados. Como este tipo de tensão não é indicado para motor de passo (apesar de achar que o Smile "engole" esta fonte mesmo assim), temos que retificar e filtrar esta tensão.
 
"Ishi... boiei...".
 
Traduzindo: A rede elétrica é de "corrente alternada", certo? Pois é, ERRADO! A TENSÃO é que é alternada. A corrente só existe se houver fluxo de elétrons (a tal da corrente elétrica). Só olhando para a cara da tomada não há corrente, só tensão. ME corrigindo: A rede elétrica é de TENSÃO alternada. Isso quer dizer que ora um fio é positivo em relação ao outro e ora é negativo. Este troca-troca se repete 60 vezes por segundo, o tal de 60Hz. Esta característica é ótima para transformadores, lâmpadas e chuveiros elétricos, mas incompatível para a maioria das aplicações de eletrônica. Para "corrigir" esta característica usamos um componente chamado DIODO, que retifica a corrente, ou seja, só deixa passá-la num único sentido. Com 4 diodos a tensão fica parecendo como a trajetória das bolinha Emerson (aquelas de borracha molinha) quicando no chão. Ainda não está bom, pois a tensão tem que ficar "parada", e não ficar quicando :) Como para toda doença existe remédio, inventaram um armazém (ou balde) de elétrons, conhecido vulgarmente como capacitor :) Quando a tensão está alta (muitos elétrons), o capacitor armazena os elétrons que estão sobrando. Quando a tensão cai (uma hora a bolinha Emerson sente saudade do chão :) ), o capacitor devolve ao circuito o montão de elétrons que armazenou. A tensão resultante fica lisinha, lisinha :) Como nada é perfeito (fora a super Cida), existe uma pequena variação na forma de onda da tensão conhecida como ripple, que é maior quanto maior for a corrente que o circuito exige (mal existem elétrons livres para serem armazenados e, por outro lado, o circuito pega muitos elétrons que estavam no balde) e menor o tamanho do capacitor (pode até ter muito elétron dando sopa, só que só cabem meia dúzia no balde, que mais parece um dedal, de tão pequeno). Faz sentido tudo isso? Espero que sim :)
 
A teoria (confirmada pela prática) mostra que a tensão resultante da retificação e filtragem ideal de uma senóide (o nome bonito da forma da tensão da rede elétrica) é da tensão multiplicada por raiz de 2 (aproximadamente 1,4). Voltando à sua sugestão, 55V vezes 1,4 dá 77V. Foi desta conta que surgiu os 80V que sugeri. Nada nesta manga, nem na outra também :) Apenas mágica básica de eletrônica ;)

Você disse que eu podia tirar as dúvidas...Agora agüenta!!!

Já que é assim, vai ter troco!!! Estou tomando a liberdade (sem lhe consultar) de postar este email no tópico do Smile no GuiaCNC. Afinal de contas, posso ter falado alguma besteira (que peço pro povo me corrigir) :)
 
Se puder, peço que poste mais dúvidas lá. Afinal tem mais gente que gostaria de saber como coelhos surgem de cartolas, e não de ovos de chocolate :D Ou é o contrário???
 
Abraços,
Rudolf
 

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Re: Projeto - Smile
« Resposta #646 Online: 16 de Junho de 2007, 16:41 »
Pombas Rudolf,

Estava tudo indo muito bem,

  ? 

. . . até você falar em coelhos, cartolas e ovos de chocolate  ???.

Ahhh! Você vai ter que explicar para nós isso também.


Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #647 Online: 17 de Junho de 2007, 18:18 »
CONSEGUI, CONSEGUI, CONSEGUI!!!!!

Faz quase 2 semanas que estou tentando ler o firmware do Smile da E2prom e gravar na flash do DSP. Ler a E2prom foi muito mais fácil do que eu imaginava graças à Santa internet com suas vastas rotinas prontas. Já a gravação da flash foi uma nhaca.

Resumindo o resumo resumido, a rotina de gravação da flash não pode estar na própria flash que está sendo gravada. Solução para isso tem: basta rodar a rotina na RAM interna. Como a RAM perde os dados quando o equipamento é desligado, a rotina tem que ser gravada na flash, copiada para a RAM e executada lá. Só que a RAM tem um endereço e quando é executada a rotina fica com outro.

Ok, ok... Sei que não estou falando nada com coisa nenhuma. É a adrenalina (merecida, por sinal) :) Como resolvi a qustão? Li um monte de exemplos, application notes e, finalmente, hoje de manhã resolvi seguir o Murphy ("quando tudo mais falhar, leia o manual"). Li, reli e trili o manual do linker (ô coisa complicada, sô). Comecei este processo às 7hs da manhã e, quase 12hs depois, sucesso, enfim!!!

Tá bom... tá bom... Não foram 12hs ininterruptas. Parei prá tomar o segundo café da manhã com a super Cida, depois teve a parada do almoço assistindo Peter Pan na TV.

Por falar em peter Pan, que estória linda! Meses atrás assisti um filme com Johnny Depp narrando como esta estória foi criada. Aí fiquei sabendo que todos os direitos da estória são doados até hoje para um hospital/orfanato que cuidava de crianças carentes. Se já achava a estória linda, com este fato virei fã de carteirinha :) Admiro muito pessoas de coração generoso como o J. M. Barrie!

Onde eu estava mesmo? Ah, sim :)  Com isso, mais uma etapa se encerra. Só falta dar um tapa no programa que roda no PC (que faz tempo se comunica com os Smiles ligados na Bob para configuração de corrente e outras características) para comunicar os dados compatíveis com a rotina do Smile que encerrei agora.

A idéia, agora mais real do que nunca, é o próprio usuário atualizar o firmware do Smile sem nem precisar desconectar os Smiles da Bob. O usuário pegaria a versão mais recente do programa de configuração por email ou num site, rodaria, e pronto. Já está rodando de firmware novo. Como o Smile foi criado em cima do DSP (dependerndo muito pouco do hardware), fica muito prático melhorar as características do Smile  8)

Adivinha qual foi a primeira coisa que fiz quando fiz? Não, não saí pelado gritando Eureca :D Quero dizer, a segunda coisa. A primeira foi dar um berro. O escritório tava cheio com os amigos dos meus filhos. Foi hilariante :) Um deles falou "Que susto!". Como quem não quer nada, coloquei uma música para tocar no WinAmp no último volume (tem 2 caixa acústicas de um home theatre da Kenwood que fica bem na minha frente). Enquanto estava carregando o programa, virei para ele e disse "Susto? Você ainda não viu nada". Claro que ele fez uma cara de interrogação. Quando a música começou eles pularam pela segunda vez :D A música? Hyde park do Carnaby Street Pop Orchestra & Choir, mais conhecida como o tema do Globo Esporte (pá-pá-pá-pá-pááááá     pá-pá) :)

A terceira coisa foi espalhar a boa notícia procês :)

Abraços,
Rudolf



Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #648 Online: 17 de Junho de 2007, 18:23 »
Grande Fabio,
Estava tudo indo muito bem,
. . . até você falar em coelhos, cartolas e ovos de chocolate  ???.

Ahhh! Você vai ter que explicar para nós isso também.
"Existem muito mais mistérios entre o VCC e o Terra do que pode supor vossa vã filosofia" :)

Hoje resolvi mais um destes mistérios 8)

Abraços,
Rudolf

Isaac

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #649 Online: 21 de Junho de 2007, 11:30 »
Faaal Rudolf
Tranquilo?

Vendo uma das últimas mensagens do Acruwer(Tópico CNC3Ax face simples), percebi que muitos dos usuários do fórum utilizam voltagens abaixo dos 40V para os motores 23lm 0004(por sinal são os que estou querendo). Eles utilizam essa voltagem no lugar daqueles 80V que você me sugeriu? É por causa do tipo de placa usada?

Cara, acho que vou ter de fazer um curso de eletrônica. Vai entender nada assim lá longe!!!! Ahuahuahua...

AHHH! Desculpe! parabéns pela descoberta. Não sei o que é exatamente mas, sei que é importante pra nós todos aqui.
« Última modificação: 21 de Junho de 2007, 11:35 por Isaac »

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #650 Online: 21 de Junho de 2007, 12:19 »
Grande Isaac,
Vendo uma das últimas mensagens do Acruwer(Tópico CNC3Ax face simples), percebi que muitos dos usuários do fórum utilizam voltagens abaixo dos 40V para os motores 23lm 0004(por sinal são os que estou querendo). Eles utilizam essa voltagem no lugar daqueles 80V que você me sugeriu? É por causa do tipo de placa usada?
Como não conheço a CNC3AX (a placa do tópico que você citou) na prática, fico numa situação bem insegura para comentar alguma coisa. Pelo pouco que conheço de driver, ACHO que esta tensão poderia ser bem maior com a substituição de alguns componentes (o fet, por exemplo). Como falar é muito fácil (ainda mais sem dar certeza nenhuma), só fico aguardando conseguir uma brecha para fazer uns testes em cima dela. Acho que deve ter bastante gente trabalhando com ela. Quem sabe posso dar um empurrão?

O que posso comentar com mais certeza é que, como fiz testes variados com o Smile em diversas tensões fixas (12V, 36V, 54V, 97V, 116V e 126V), reparei que com 12V fica uma nhaca, 36V fica interessante, 54V fica valente e com 97V fica impaciente querendo mostrar serviço. Acima de 97V só estava fazendo testes térmicos com o motor parado, não tenho como comparar se houve diferença para 97V (não vale dizer que a diferença é de 19V e 29V, respectivamente :) ).

Os 80V que lhe sugeri foi para baratear o custo da fonte. Vale citar que o super CNC do Lolata está trabalhando com esta tensão.
Citar
Cara, acho que vou ter de fazer um curso de eletrônica. Vai entender nada assim lá longe!!!!
Entendo bem isso. Ainda fico em dúvida sobre a diferença entre parafuso e prego. Ainda bem que sempre tenho uma moeda para decidir na cara e coroa :D
Citar
AHHH! Desculpe! parabéns pela descoberta. Não sei o que é exatamente mas, sei que é importante pra nós todos aqui.
É mais ou menos o equivalente a uma pessoa fazer uma cirurgia no próprio cérebro. Sem contar que agora está a prova de danos que podem ser causados por desmaios durante a cirurgia :)

Abraços,
Rudolf

lolata

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #651 Online: 21 de Junho de 2007, 13:43 »
Grande Rudolf;
Ontem como eu comentei, minha maquininha trapalhou bastante, ela virou uma verdadeira maquina de fazer serragem, só ontem foi 3 latas de 18 litros cheia.
Eu liguei a maquina umas 8 da matina e só fui desligar as 8 da noite, e fui conferir a temperatuda dos Drives, estavam todos gelados, nem parecia que estava ligadas, eu tomei  o cuidado de colocar os dedos em todas placas e em tudo que é ponto, nem morno estavam.
Acho q essa informação ajuda um pouco.

Um Abraço
 

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #652 Online: 21 de Junho de 2007, 18:32 »
Grande Lolata,
Ontem como eu comentei, minha maquininha trapalhou bastante, ela virou uma verdadeira maquina de fazer serragem, só ontem foi 3 latas de 18 litros cheia.
Agora estou entendendo porque o Jornal Nacional disse que tinha fila de caminhões de circo indo e voltando de Sorocaba :D Agora caiu a ficha :D

Quem mandou caprichar tanto? Daqui a pouco você vai ter que fazer outra só para dar conta dos pedidos, e olha que estou falando sério! Você nem está fazendo propaganda e já está assim! Imagina quando o pessoal das outras lojas ficarem sabendo do motivo da qualidade instantânea da loja concorrente...  8) Sem contar outros trabalhos, materiais, cidades, mundo, ...

É, meu! Quem mandou caprichar tanto???
Citar
Eu liguei a maquina umas 8 da matina e só fui desligar as 8 da noite, e fui conferir a temperatuda dos Drives, estavam todos gelados, nem parecia que estava ligadas,
É a comprovação do que já tínhamos visto antes, só que agora o super CNC e os Smiles ficaram trabalhando muito mais tempo.
Citar
(...) nem morno estavam.
Por um lado é importante saber que o Smile ainda tem bastante fôlego, principalmente sabendo-se que eles estão controlando 1 motor de 4A e 2 de 3A  8)

Por outro lado, as cartas da manga continuam preparadas, ansiosas para elevar mais ainda a corrente que o Smile poderia fornecer.

"Nem morno ficaram"? Hoje vou dormir que nem um anjinho :)

Citar
Acho q essa informação ajuda um pouco.
MUITO :)

É a comprovação no dia a dia do resultado do esforço de tanta gente envolvida :)

E, novamente, torno a agradecer a tantos que tornaram isso possível :) Valeu, mestres!!!

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #653 Online: 21 de Junho de 2007, 18:35 »
Oi pessoal,

Queria aproveitar para fazer uma pergunta (já agradecendo a resposta):

O programa de configuração dos Smiles roda em DOS. É possível garantir que TODAS as placas de vídeo que rodarão este programa são VGA? Ou seja, nada de CGA, Hércules, VESA ou algo do gênero?

O que vocês acham?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Smile
« Resposta #654 Online: 21 de Junho de 2007, 19:57 »
Rudolf,

Se posso opinar, penso que se colocar em VGA deveria cobrir a grande maioria dos casos.

Creio que a grande maioria das placas de vídeo suportam ao menos este formato, mas alguma atenção deve ser dada ao fato de que "se" o caboclo estiver usando algum ambiente gráfico como o Windows, ao menos avise o usuário que o programa irá forçar o modo VGA...

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #655 Online: 21 de Junho de 2007, 20:41 »
Ave Fabio,
Se posso opinar, penso que se colocar em VGA deveria cobrir a grande maioria dos casos.
Concordo.
Citar
Creio que a grande maioria das placas de vídeo suportam ao menos este formato, mas alguma atenção deve ser dada ao fato de que "se" o caboclo estiver usando algum ambiente gráfico como o Windows, ao menos avise o usuário que o programa irá forçar o modo VGA...
A questão é bem mais leve do que isso. Não pretendo colocar em modo VGA, apenas queria garantir que a PLACA DE VÍDEO é VGA (ou melhor). As que citei são "anteriores" à VGA.

Acabei de chegar em casa e, aproveitando o tempo de "viagem" de São Paulo a Sorocaba, pensei no programa de configuração verificar qual é a placa de vídeo. Se for VGA (ou superior), poderá fazer o oba-oba que pretendo fazer. Senão, fica no feijão com arroz mesmo :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #656 Online: 26 de Junho de 2007, 12:13 »
Oi pessoal,

Que ruflem os tambores, a hora é chegada :)

No dia 7 de julho (sábado) vamos ter um encontro na masmorra do Sir Jorge para a apresentação oficial da dupla dinâmica Bob & Smile. O encontro vai começar em torno das 9~10 hs e vai até a hora que o Sir Jorge ou a Lady Ruth resolver nos espulsar :)

Aproveito a ocasião para entregar os pedidos feitos pelos felizardos e, quem sabe, anotar outros. Quem sabe os novos pedidos já são contemplados ali mesmo :)

Aos que quiserem participar, peço para que confirmem com o Sir Jorge ([email protected]). Como das outras vezes, vamos ratear os comes e bebes, ficando para cada participante uma "contribuição compulsória" de R$ 10,00 :)

É uma ocasião especial, onde trocamos muitas idéias, sugestões, reclamações. Grande parte do sucesso que o Smile é deve-se à estes encontros, pois os usuários e entendidos de CNC & cia expõe suas sugestões e melhorias ao projeto.

Creio que, assim como ocorreu nos outros encontros, este também será transmitido ao vivo pela internet, imagem e som.

Aguardamos a presença de todos do GuiaCNC :)

Abraços,
Rudolf

PS: Meses atrás o Smile escolheu seu próprio nome através de uma coincidência muito grande. Hoje cedo percebi outra. Assim que comecei a escrever esta mensagem, percebi que a data da apresentação oficial vai ser dia 7 de julho. Colocando o ano na data, fica 7/7/7. Coincidência? Bão, deixo para cada um decidir...

Offline SEMEAL

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 307
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #657 Online: 26 de Junho de 2007, 13:07 »
Rudolf,

Por indicação do Fábio Gilii  me informei com o Lolata a respeito de sua placa controladora, e tive boas notícias. Quero me enquadrar na situação que você deu ao Lolata, isto é, entregou placa, fonte, etc, etc, só restando conectar os cabos aos motores, e plugar no computador, pois eletrônica para mim é bicho (de oito cabeças, como disse ao Gilii). Passe-me o valor disso tudo (se quiser, por e-mail: [email protected]), para ver se tenho "cacife" para tanto. Meus motores sãos todos de 13 kg, modelo SM1.8-D1-SE, HÍBRIDO 1.8º, (3V), adquiridos da ActionMotors.
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 13:09 por SEMEAL »

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Smile
« Resposta #658 Online: 26 de Junho de 2007, 16:41 »
Rudolf,

Sei que devo confirmar minha presença com o Jorge - o que farei em seguida - mas afirmo:

Dia 7 estarei lá !

Offline ShopCNC

  • ShopCNC
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1110
  • Sexo: Masculino
  • ShopCNC
    • ShopCNC
  • Cidade - UF: Varginha - MG
  • Nome:: ShopCNC
  • Profissão: E-Commerce
Re: Projeto - Smile
« Resposta #659 Online: 26 de Junho de 2007, 20:44 »
Rudolf,

Recebi sua MSG Privada, mas não consigo responder ... se quiser, escreve para o meu e-mail : [email protected]

 

/** * */