Oi pessoal,
Estou tomando a liberdade de copiar aqui uma troca de emails com um "colega de CNC"...
Faala RudolfÓi que eu falo
Se prepare que vc vai ver um monte de baboseira numa só tacada...HehehTou sentado. Pode mandar que eu pego (Ui)
Num carro popular normalmente vem uma bateria de 12V e no mínimo 27A. Se eu pego e substituo a bateria por uma de 60A(extrapolando) não acontece nada de diferente.
Sim. Isso acontece porque a tensão de ambas baterias é de 12V, e o circuito do carro (faróis, som, ignição, ...) não exige mais do que 27A.
- Tem como me explicar o que acontece na Bob se substituir as fontes de 12V por uma única fonte de 12V e 2A? Acho que a fonte AT que tenho guardada é de 2A e 300W(com saídas de 3, 5 e 12V).
Bão, uma das finalidades da Bob é a isolação entre a alimentação do PC e o conjunto Smiles + motores. Esta isolação é necessária para que a porta paralela do PC (ou o próprio PC) não queime se houver alguma problema na parte elétrica do CNC.
É bem fácil imaginar uma situação assim: Imagina que você não tem aterramento do terra do PC. Se você medir, este terra da tomada do PC tem uma tensão em torno de 55V (metade de 110V). É por isso que levamos choque quanto estamos descalços e encostamos no gabinete do PC, mesmo que este esteja com o interruptor desligado.
Vamos supor que seu PC está ligado no CNC de metal e este está encostado no chão sem nenhum tipo de isolação . Pior ainda, ele tem esta isolação (um pé de borracha, por exemplo). Um belo dia você vem cheio de amor prá dar e encosta no CNC. Você recebe um tranco de 55V e, de quebra, acaba injetando esta tensão na porta paralela do PC. Babau PC, eletrônica, CNC e parte do amor que você tava louco prá dar
Se isso serve de consolo, MUITOS que estão lendo isso já passaram por esta experiência, e muitos destes achavam que não precisariam se preocupar, pois nunca aconteceu...
Solução para isso? Uma placa que isola as tensões do CNC e do PC chamada Bob. "Bob" é uma sigla em "português arcaico" que significa Break-Out Board. Numa tradução livre, placa de isolação. Os sinais passam do PC para o Smile (e vice-versa) através de um componente eletrônica chamado opto-acoplador, que transite os sinais de um lado para outro através de luz (óhhh).
E agora voltamos para a questão das 2 fontes de 12V. A Bob só consegue isolar as tensões se possuir 2 fontes de 12V ISOLADAS ENTRE SI. Uma delas poderia ser uma de PC, claro. Aliás, as 2 poderiam ser, DESDE QUE ESTEJAM TOTALMENTE ISOLADAS ENTRE SI. Isso pode ser feito arrancando fora o pino de terra das 2 tomadas e garantindo que as carcaças não se toquem. Para ter certeza que a isolação está boa, ligamos as fontes e medimos entre a saída de 12V de uma fonte com o terra da outra e vice-versa. Se indicar alguma tensão, não existe isolação. Pô, tem Bobs por aí que só precisam de uma única fonte. Sim, mas podem ter dificuldade com algumas portas paralelas com níveis baixos (como note books, por exemplo), ou ficarem limitadas com velocidades de acionamento dos passos do motor. Já que é prá fazer, vamos fazer bem feito para não ter dor de cabeça prá frente. E a melhor maneira é alimentando os 2 lados da Bob, o do PC e do Smile.
Ufa... Já volto... Vou tomar um gole d'água que a garganta secou
Vortei, e aproveitei para dar um jeito no terra daqui de casa que fazia semanas que o fio tinha soltado, e a molecada fazia festa tocando no monitor e dizendo "olha, tá dando choquinho"
Acabei com a alegria do povo
Sabe como é... Em casa de ferreiro, o terra é de terra mesmo
Aos poucos chego lá...
Lembro que no Fórum há uma certa resistência em usar fonte de PC por causa do tipo de corrente ou coisa parecida.Hã... Sim, existe, mas por outro motivo. A tensão é muito baixa (somente 12V) para acionamento decente do motor. O Bicho só começa a ficar valente a partir de uns 30V.
A Voltagem aqui nesse fim de mundo é 110V. A fonte das Smiles pode ter menos de 80V, certo? Hã... A princípio, devidos aos componentes, é mais seguro com menos do que 100V, apesar de já ter feitos testes (com sucesso) acionando motores com quase 130V.
- E se eu usar um transformador 220>110 (2A) e utilizar 55V nas Smiles?ISSO!!! Só tem um detalhe: Esses 55V são alternados. Como este tipo de tensão não é indicado para motor de passo (apesar de achar que o Smile "engole" esta fonte mesmo assim), temos que retificar e filtrar esta tensão.
"Ishi... boiei...".
Traduzindo: A rede elétrica é de "corrente alternada", certo? Pois é, ERRADO! A TENSÃO é que é alternada. A corrente só existe se houver fluxo de elétrons (a tal da corrente elétrica). Só olhando para a cara da tomada não há corrente, só tensão. ME corrigindo: A rede elétrica é de TENSÃO alternada. Isso quer dizer que ora um fio é positivo em relação ao outro e ora é negativo. Este troca-troca se repete 60 vezes por segundo, o tal de 60Hz. Esta característica é ótima para transformadores, lâmpadas e chuveiros elétricos, mas incompatível para a maioria das aplicações de eletrônica. Para "corrigir" esta característica usamos um componente chamado DIODO, que retifica a corrente, ou seja, só deixa passá-la num único sentido. Com 4 diodos a tensão fica parecendo como a trajetória das bolinha Emerson (aquelas de borracha molinha) quicando no chão. Ainda não está bom, pois a tensão tem que ficar "parada", e não ficar quicando
Como para toda doença existe remédio, inventaram um armazém (ou balde) de elétrons, conhecido vulgarmente como capacitor
Quando a tensão está alta (muitos elétrons), o capacitor armazena os elétrons que estão sobrando. Quando a tensão cai (uma hora a bolinha Emerson sente saudade do chão
), o capacitor devolve ao circuito o montão de elétrons que armazenou. A tensão resultante fica lisinha, lisinha
Como nada é perfeito (fora a super Cida), existe uma pequena variação na forma de onda da tensão conhecida como ripple, que é maior quanto maior for a corrente que o circuito exige (mal existem elétrons livres para serem armazenados e, por outro lado, o circuito pega muitos elétrons que estavam no balde) e menor o tamanho do capacitor (pode até ter muito elétron dando sopa, só que só cabem meia dúzia no balde, que mais parece um dedal, de tão pequeno). Faz sentido tudo isso? Espero que sim
A teoria (confirmada pela prática) mostra que a tensão resultante da retificação e filtragem ideal de uma senóide (o nome bonito da forma da tensão da rede elétrica) é da tensão multiplicada por raiz de 2 (aproximadamente 1,4). Voltando à sua sugestão, 55V vezes 1,4 dá 77V. Foi desta conta que surgiu os 80V que sugeri. Nada nesta manga, nem na outra também
Apenas mágica básica de eletrônica
Você disse que eu podia tirar as dúvidas...Agora agüenta!!!Já que é assim, vai ter troco!!! Estou tomando a liberdade (sem lhe consultar) de postar este email no tópico do Smile no GuiaCNC. Afinal de contas, posso ter falado alguma besteira (que peço pro povo me corrigir)
Se puder, peço que poste mais dúvidas lá. Afinal tem mais gente que gostaria de saber como coelhos surgem de cartolas, e não de ovos de chocolate
Ou é o contrário???
Abraços,
Rudolf