Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 132884 vezes)

Description:

0 Membros e 8 Visitantes estão vendo este tópico.

reinaldoaf

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #705 Online: 16 de Julho de 2007, 10:02 »
rudolf,

cara eu so loco pra brincar com DSP´s mais esse negocio de so ter SMD me racha a tampa, muita sacanagem, pra pobres mortais como eu aqui em goiania que nao tem nem aonde comprar uma paca dupla face c imagina como é fazer um prototipo pra DSP SMD :( frustante...


abraços

Jose Carlos Felix

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #706 Online: 16 de Julho de 2007, 12:05 »
Grande Jose Carlos,
Pelo que entendi o DSP(56F8323) da freescale pode multiplicar em até 10 vezes o valor do cristal externo com minimo de 4 e maximo de 8,4 mhz, e chegar a 40Mhz se eu usar o de 4M, ou até 60 mhz se eu aumentalo até 8mhz.
Péraí que caiu uns megaherz aqui no chão :)

Costumo usar o Processor Expert, que faz parte do CodeWarrior. O código (em C) que ele gera é um pouco maior do que se fôssemos escrever, só que rapidinho a aplicação tá no ar.

Esta ferramenta lembra muito o Delphi. Cada "bean" tem as suas propriedades, seus métodos e seus eventos.

Estou fazendo uma simulação com o 56F8323. Com o oscilador interno (8 MHz), a freqüência do core (IP clock) vai para 60 MHz.

Se for usar o cristal externo, a IDE diz que tenho que usar um cristal entre 4 e 8 MHz para usar a PLL (multiplicador de freqüência) ou entre 0 e 120MHz se não for usá-lo. De qualquer maneira, a máxima freqüência do core é de 60 MHz.
Citar
E ainda as analógicas usam um cristal interno de 5mhz proprio para elas?
Não sei dizer.
Citar

Se as analógicas trabalham a 5 mhz e pelo que vi lavam 6 cliclos para fazer a converção desta forma deve dar ums 1200ns
O menor tempo selecionável pelo IDE é de 1,700 us.

Você conseguiu baixar o CodeWarrior? Se sim, habilite o Processor Expert que ele te dá todas estas configurações mastigadinho. Depois é copiar as rotinas e enxugá-las ;)

Abraços,
Rudolf


Gostei disso da pra radar sem nescessidade de um cristal externo..

So posso te agradecer pela ajuda pois andei cotando as placas de desenvolvimento que ja' vem com o emulador e sisplesmente esta fora do meu alcance.
Ja' baixei o code warrior vou instala-lo e fazer estes testes..

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #707 Online: 17 de Julho de 2007, 09:14 »
Grande Reinaldo,
cara eu so loco pra brincar com DSP´s mais esse negocio de so ter SMD me racha a tampa, ...
Uma grande amiga costuma dizer que para cada problema existem, pelo menos, 2 soluções. Basta procurar :)

Uma destas soluções é adquirir uma pequena placa adaptadora. O SMD é soldado em cima e pinos são soldados embaixo para que possam ser colocados em placas padrão, por exemplo. O Nenêm (quem roteou as placas Bob & Smile) comercializa estas plaquinhas. O Smile protótipo tem uma destas plaquinhas (tem a foto dele páginas e páginas atrás. O email do Nenêm é [email protected]

A segunda solução é tentar usar um DSP em encapsulamento DIP, como o dsPIC, por exemplo. Antes que você pergunte ( :) ), só sei que existe. Não conheço as características dele.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #708 Online: 17 de Julho de 2007, 12:27 »
Grande Jose Carlos,
Gostei disso da pra radar sem nescessidade de um cristal externo..

So posso te agradecer pela ajuda pois andei cotando as placas de desenvolvimento que ja' vem com o emulador e sisplesmente esta fora do meu alcance.
Normalmente a documentação destas placas vem com o esquemático, incluindo aí o emulador ;)
Citar
Ja' baixei o code warrior vou instala-lo e fazer estes testes..
Qualquer coisa estamos por aqui :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #709 Online: 17 de Julho de 2007, 12:34 »
Oi pessoal,

Abri um novo tópico em http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1164.0.html para continuarmos a conversa sobre DSPs da Freescale, Texas ou outros.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #710 Online: 02 de Agosto de 2007, 12:30 »
Oi pessoal,

Os primeiros Smiles estão sendo entregues. Como estava imaginando, diversos colegas preferiram o kit Smile, composto da Bob, 3 Smiles, fontes e diversos chicotes. O usuário só tem que ligar na tomada e correr para o abraço.

Estas últimas semanas trabalhamos bastante, até o Rex ficava perto no incentivando a caprichar mais :) Encontramos dificuldade em algumas etapas que achávamos que tiraríamos de letra, e em outras mal percebemos que já estava pronto de tão rápido que foi.

Para começar, criamos uma planilha com a lista de material de cada placa gerada pelo Orcad (programa onde foi feito o esquema elétrico), inventário e custo de cada componente, pedidos de cada placa (constando usuário e quantidade pedida). O bom é que esta planilha já gera a lista de compra de todos componentes 8) Assim que recebíamos os emails de orçamento, fechávamos o pedido, retirados mais tarde. Assim que o material de cada fornecedor chegava, a super Cida, sempre detalhista e organizada, conferia o material e distribuía-os nos lugares pré-definidos.

Na hora da montagem, ela também controla e coordena o material que sai. Os meninos os pré-formatam e os inserem nas placas ("brincando" de quebra-cabeça). Daniel faz a maioria das soldagem e a Debora dá show no acabamento final.

Além de tomar conta do chicote, faço a vistoria final, testes e manutenção. Moleza 8)

Tudo seria muito lindo e maravilhoso se não fossem os detalhes. Ah, os detalhes ;)

Desde a criação dos procedimentos da seqüência, pré-formatação e inserção dos componentes na PCI até as cores dos cabos que compõe os chicotes. Tudo tem que ser levantado, testado, analisado, revisto, corrigido. Todo procedimento tem um objetivo e diversas maneiras de ser realizado. E sempre tem alguém que questiona "não seria melhor se for feito desta ou daquela maneira?", e geralmente com toda razão :)

Correndo paralelo, um projeto, por melhor que seja, tem deficiências que aparecem quando entra numa linha de produção. E outras que aparecem mais tarde, no dia a dia do uso. Com o Smile não foi diferente.

Uma destas deficiências foi detectada dias antes da apresentação oficial, quando vimos que uma boa parte dos DSPs liam valores errados no conversos analógico/digital. Na semana seguinte a deficiência foi sanada diminuindo o clock deste conversor.

Após muitos Smiles funcionando perfeitos e terem sido entregues aos (espero que) felizes usuários, um deles me reporta que o motor assobia com o ruído típico de um chopper. Peço para o usuário me retornar o edifício de Smiles para averiguação. Passei boa parte da tarde de domingo tentando localizar o motivo. Cheguei a um resultado: Está tudo certo, o motor no mais absoluto silêncio, típico do Smile, funcionando que é uma belezura. Já outro Smile do edifício está com um diodo em curto, fazendo com que o fusível abrisse direto.

Passei alguns dias ruminando sobre o que poderia estar acontecendo quando caiu a ficha: acho que o motor foi ligado errado no Smile, repetindo meu erro na apresentação do Smile na masmorra do Sir Jorge. O motor gira como se estivesse normal, só que fica apitando. Assim que a ligação foi corrigida o apito sumiu. Conversando mais tarde com este usuário, ele me diz que usava um outro driver, cuja ligação do motor é feita de forma diferente da do Smile. Bingo! problema resolvido :)

Resolvido ??? E o que dizer do componente pifado? O que causou a saída da fumacinha mágica que todo componente tem? E, a pergunta seguinte vai ser: o que fazer para evitar isso? Este final de semana promete :)

Outra perturbação na força foi no sábado. Passamos o dia todo na masmorra do Sir Jorge, revendo cada aspecto da solução Smile. Não o projeto em si, mas o produto na visão do usuário. Na parte final, quando ligamos um motor de 1A, percebemos que o torque estava abaixo do esperado com velocidades baixas. O motor girando tinha uma pequena vibração que normalmente não deveria estar lá. Sir Jorge passou a reparar melhor no movimento áspero que o mestre Fabio lá tinha detectado na apresentação. Fizemos diversas alterações para levantar qual o motivo, desde a troca da fonte do motor até a troca do motor. Chegamos à conclusão de que o Smile era o causador desta característica e, para nosso alívio, o programa (firmware) que controla a corrente deve estar com algum tipo de deficiência. Na hora me lembrei do famigerado PID que controla a corrente, que ainda precisa de uma boa melhorada. O bom da história é que os próprios usuário poderão atualizar a nova versão do programa 8)

Acho que outra etapa do Smile começou: o funcionamento em campo. Cada usuário tem usado seu Smile num CNC com características totalmente diferentes dos CNCs dos outros. É a hora de analisar o resultado que vem do campo. Novas idéias, sugestões, melhorias e correções estão surgindo a cada dia :)

Normalmente vem daí as idéias mais geniais, que muitas vezes são as mais simples ;)

Abraços,
Rudolf

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Projeto - Smile
« Resposta #711 Online: 02 de Agosto de 2007, 13:08 »
Quanto custa este kit??

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #712 Online: 02 de Agosto de 2007, 13:22 »
Grande Anderson,
Quanto custa este kit??
São 3 Smiles? Qual o modelo de cada Smile, 2A ou 4A (motores unipolar de NO MÁXIMO 2A ou 4A por fase)?

Qual seu CEP (para cálculo do Sedex)?

Abraços,
Rudolf
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 13:40 por Rudolf Waller »

foxdragon

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #713 Online: 02 de Agosto de 2007, 13:32 »
Boa Tarde Rodolf

Bem eu também fiquei interessado no Smile, quanto sai o quite para o cep 12120-000, e acho que o meu é o modelo de 4A, pois usarei motores 23LM! ???

Obrigado e muito sucesso com o seu projeto! ::)

É isso ai soluções made in tupiniquim! :D ;D ::)

Offline Rafael - Spiga

  • Novato
  • *
  • Posts: 89
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #714 Online: 02 de Agosto de 2007, 13:41 »
Os primeiros Smiles estão sendo entregues. Como estava imaginando, diversos colegas preferiram o kit Smile, composto da Bob, 3 Smiles, fontes e diversos chicotes. O usuário só tem que ligar na tomada e correr para o abraço.

Quanto sai esse kit para o cep 13054-082?

Li sobre o Smile muito "por cima", precisarei tbm de uma fonte para meus motores?

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #715 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:16 »
Oi pessoal,

Acabei de conversar com o Fabio Gilii sobre a comercialização do Smile no GuiaCNC. Ele me pede para que as negociações do driver Smile de motor de passo sejam feitas temporariamente por MP ou por email ([email protected]) até que a autorização de comercialização do Smile seja oficializada.

Ele também me pediu para avisar os colegas que, por problemas técnicos, ele se encontra impossibilitado há alguns dias de acessar a internet.

Abraços,
Rudolf

carlos.fooze.com.br

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #716 Online: 03 de Agosto de 2007, 07:52 »
Oi pessoal,

Acabei de conversar com o Fabio Gilii sobre a comercialização do Smile no GuiaCNC. Ele me pede para que as negociações do driver Smile de motor de passo sejam feitas temporariamente por MP ou por email ([email protected]) até que a autorização de comercialização do Smile seja oficializada.

Ele também me pediu para avisar os colegas que, por problemas técnicos, ele se encontra impossibilitado há alguns dias de acessar a internet.

Abraços,
Rudolf



Caro Rudolf Waller  por gentileza envie um email para [email protected] com os precos das partes separadas e kits tambem.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #717 Online: 05 de Agosto de 2007, 18:25 »
Grande Fooze,
por gentileza envie um email para [email protected] com os precos das partes separadas e kits tambem.
Coloquei as informações que você solicitou em http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1219.0.html

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #718 Online: 06 de Setembro de 2007, 21:34 »
Oi pessoal,

Prá variar estamos na correria, refazendo alguns pontos meio obscuros do Smile que gostaria de comentar em outra hora (dia).

Um destes pontos é como deveria ser o procedimento ideal do sensor de fim de curso. Claro, cada problema tem pelo menos duas soluções, como costuma dizer uma grande amiga :) Vamos colocar no plural, então: Quais seriam os procedimentos ideais?

Sempre lembrando que o Smile permite que se configure as características de funcionamento, pois ELE é que tem que se adaptar ao usuário, e nunca o contrário ;)

Com esta premissa como lema, implementamos algumas configurações selecionáveis pelo usuário:
1-Não existe sensor de fim de curso:
Creio que deve ser a maioria dos casos.

2-Apenas avise o PC:
Cabe ao programa gerenciador do CNC (TurboCNC ou outros) parar o motor. A conseqüência poderia ser uma trombada com a parede do CNC se os pulsos continuarem sendo enviados pelo PC.

3-Avisa ao PC, pára o motor e somente permite que o motor gire no sentido contrário:
O Smile sabe qual dos 2 sensores foi acionado, mesmo que ambos estejam ligados em série. A partir deste acionamento, o Smile só interpreta os pulsos se o sinal de direção indicar o sentido do centro do CNC até que o sensor volte ao normal.

Fizemos um teste no super CNC do Lolata semanas atrás usando a configuração 3 e o TurboCNC no PC. Apanhamos bastante, pois o PC não girava mais o motor para deixar de acionar o sensor. Até entender que na tela de jog (F8) podemos desligar a entrada deste sinal e fazer com que o motor saia do sensor. É assim mesmo?

O que vocês acham destes procedimentos? Algum comentário, sugestões?

Outra dúvida em relação a estes sensores: No Smile foram previstos 2 conectores, um para cada sensor. Creio que isso facilita a manutenção dos cursores, pois cada um seria ligado ao Smile através de um par de fios independente.  Tenho percebido que normalmente os sensores são ligados em série, bastando um único conector.

Minha dúvida é: Este segundo conector é mesmo necessário?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Smile
« Resposta #719 Online: 07 de Setembro de 2007, 07:29 »
Olá Rudolf,

Se posso opinar a respeito dos modos de operação, penso que estas 3 possibilidades que você descreve estão de acordo com a maioria esmagadora dos casos...

Já no caso dos conectores, penso que não há necessidade real de usá-los independentemente, mas eu deixaria, pois sempre terá um usuário que talvez prefira fazer estas ligações de forma independente...

 

/** * */