Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 137936 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #720 Online: 07 de Setembro de 2007, 08:22 »
Gilii iluminatti,
Se posso opinar a respeito dos modos de operação, penso que estas 3 possibilidades que você descreve estão de acordo com a maioria esmagadora dos casos...
Também acho. Só gostaria de saber se algum modo de operação acima merece alguma alteração, melhoria ou mesmo revisão de curso :)
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Já no caso dos conectores, penso que não há necessidade real de usá-los independentemente, mas eu deixaria, pois sempre terá um usuário que talvez prefira fazer estas ligações de forma independente...
Concordo :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #721 Online: 07 de Setembro de 2007, 08:33 »
Mestre Rudolf,
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...algum modo de operação acima merece alguma alteração...

Acredito que não - o segundo modo é dependente do programa de controle, e acho que só depende de como foi configurado.

O terceiro modo achei muito interessante, pois mesmo que o programa não esteja corretamente configurado, se a máquina estiver com finais de curso ligados aos drivers, não haveria colisão!!!

Aí é só uma questão de ajustar o programa.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 08:36 por fgilii »

lolata

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #722 Online: 07 de Setembro de 2007, 09:15 »
Bom, deixa eu opnar tambem.

Quando estamos execultando um serviço ou mesmo deslocando a maquina atravez do turbocnc e teclamos no <ESC> a maquina para na hora, (estanca), Então o que esse comando faz com os motores p/ ele travar na hora, sem a inercia ?
Não seria dessa forma que o final do curso agiria ? sem a inercia, como se teclassemos o <ESC> ?

Temos que imaginar que final de curso é final de curso, tanto faz se a maquina estiver em usinagem ou deslocamento.

Agora como se faz isso..., sei-lá.


Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #723 Online: 07 de Setembro de 2007, 10:10 »
Lolata,

Na minha forma de ver, quando se aperta a tecla "ESC", o programa de controle entende como uma emergencia, e pára imediatamente os motores.

Quando a máquina acerta um final de curso, o efeito é o mesmo - os motores páram imediatamente, porque considera-se que é uma emergencia...

A inércia deve ser motivo de preocupação em grande máquinas acionadas por fusos ou mais ainda em máquinas acionadas por cremalheiras ou correias...

Na grande maioria dos casos, considerando-se máquinas pequenas como as que fazemos, provavelmente a inércia não irá gerar danos ao mecanismo de deslocamento (porca, rolamentos, acoplamentos, etc).

Se não me engano o EMC para Linux tem uma função de programação de final de curso "virtual", mas não sei qual o comportamento da máquina quando esta se aproxima do tal final de curso - tenho a impressão que o programa gera uma curva de frenagem, mas não tenho certeza.

De qualquer forma, creio que é interessante que o driver do Rudolf tenha esta função de parada em caso de contato, pois imagine uma situação:
O caboclo está ajustando sua máquina nova, e sem querer por engano na janela de MDI teclou uma coordenada errada - ao invés de escrever "G0 X100" para deslocar em rápido até a coordenada "100", escreveu "G0 X1000" = um zerinho a mais!

Provavelmente vai bater se não cuidar.

Se o driver tem final de curso habilitado, mesmo que o programa ainda não tenha tal função implementada, o risco de bater é praticamente zero.

lolata

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #724 Online: 07 de Setembro de 2007, 13:16 »
Fabio;
Foi exatamente dessa forma que eu achei que o final do curso funciona.
Com a sua vasta experiencia, qual a distancia eu deveria colocar o sensor de final do curso até o final do curso ?.

Offline F2S

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #725 Online: 07 de Setembro de 2007, 14:54 »
Olá pessoal,

Se entendi direito, com a questão feita pelo Lolata, haveria a necessidade de uma margem de segurança para o posicionamento do final de curso considerando a existência de inércia em uma parada.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #726 Online: 08 de Setembro de 2007, 09:48 »
Citação de: Lolata
qual a distancia eu deveria colocar o sensor de final do curso até o final do curso ?.
Não tem uma regra definida - eu procuro deixar um pouco de espaço entre o final de curso e o contato - algo em torno de 5 ou 10mm

Serrão,

Só se há deslocamento devido à inércia...

Há dois casos distintos: quando há uma parada de emergência e quando há falta de energia.

Quando há uma parada de emergência, considera-se que há energia, e portanto há freio. Neste caso o espaço da parada é dependente do tipo de acionamento e da inércia, mas sempre será mais curto do que se faltar energia elétrica.

Um final de curso é basicamente o mesmo caso - se um contato é acionado, o eixo tente a parar imediatamente, mas claro sempre lembrando da inércia e da própria capacidade do motor de frear aquela carga...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 09:54 por fgilii »

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #727 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:21 »
... quando há falta de energia.

Vou aproveitar pra comentar algo que ainda não vi mencionado nos fóruns que frequento:

Há um artifício simples e barato que pode ser utilizado nos casos em que o eixo possa se deslocar quando o motor é desenergizado e isto represente algum perigo.

Consiste em um relé de atuação dependente da rede cujos contatos curtocircuitam os enrolamentos do motor em caso de falta de energia. Isto faz com que o motor atue como um freio dinâmico, reduzindo muito a velocidade de deslocamento, mas não é capaz de garantir a manutenção da posição. Onde isto se fizer necessário são utilizados freios eletromecânicos ...

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #728 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:40 »
Jorge,

Interessante esta idéia - assim tem-se mais segurança mesmo!

Teria como você postar uma idéia de circuito para isso?

Obs.: Gostei do seu novo Avatar... :)

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #729 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:58 »
Teria como você postar uma idéia de circuito para isso?

Ué, é só isso mesmo que falei ! Simprão !

Mas vá lá que seja, seus pedidos são ordens ... he, he, he ...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 11:14 por cncnow »

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #730 Online: 08 de Setembro de 2007, 11:07 »
Jorge,

Só pedí porque voce sabe que eu sou uma sumidade com a eletrônica... :)

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #731 Online: 08 de Setembro de 2007, 11:17 »
Obs.: Gostei do seu novo Avatar... :)

Que mau gosto ! he, he, he ...

Offline Rudolf Waller

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #732 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:13 »
Oi pessoal,

Sei que estou devendo algumas respostas e comentários, sem contar o monte de melhorias no Smile feitas nas últimas semanas :)

Colocando tudo isso de escanteio (só por enquanto, tá?), acabei de fazer uns testes térmicos que achei interessante compartilhar com os colegas, pois expõe alguns tabus bem enraizados e outros conceitos não tão claros assim. Acho que me preparei o suficiente para as pedradas (no bom sentido, claro) que sempre vem :)

A primeira bateria de testes foi feita com o IRF840 no Smile-2A (sem dissipador nenhum), alimentando um Nema 23LM-C004-04 (minha cobaia preferida :) ) com 1A. A temperatura ambiente é de 24ºC e a porta e janela foram mantidas fechadas para evitar qualquer corrente de vento. As temperaturas máximas foram anotadas baseando-se que o valor indicado permanece estável durante 2 minutos, ou seja, a temperatura parou de aumentar. Vamos aos números:

Tensão de 12V => Temp=60ºC
Tensão de 18V => Temp=51ºC
Tensão de 24V => Temp=43ºC

Nota-se que a temperatura cai conforme a tensão aumenta. O que mais chama a atenção que, segundo os dados dos gráficos do data-sheet do IRF840 e com esta temperatura ambiente de 24ºC, a temperatura máxima de 150ºC (limite do componente) será alcançada com 0,99A de corrente. Não foi o que registrei.

Parei o incremento de tensão e chutei o balde descaradamente. Configurei a corrente para 2A e a tensão para 80V. A temperatura final (sem disispador) foi de 110ºC  8)

Claro, estes dados dão muito pano à manga. Da minha parte, confirma o que suspeitava que acontecia no Smile: quanto maior a tensão, menor o incremento de temperatura no fet que uma determinada corrente causa.

Isso é devido à tensão que alimenta o Smile, certo? Nananinanão :) Isso é causado pelo fato do Smile ser um chopper (modificado, mas é um chopper). Conforme a tensão aumenta, menor é o ciclo de trabalho para gerar a mesma corrente e, consequentemente, o fet leva menos tempo para fornecer a energia ao motor ao mesmo tempo que esquenta. Não sei se a relação entre este ciclo e o aumento de temperatura é linear. Pelos bate-papos que tenho tido com o Smile, sinto que a corrente multiplicada pelo ciclo de trabalho é proporcional ao aumento de temperatura. Se esta corrente e o ciclo forem constantes, o fet mantem a temperatura independente da tensão de alimentação.

Resumindo o que sinto disso tudo, partindo do pressuposto que o fet se mantenha na mesma temperatura, quanto maior a tensão da fonte, mais potência podemos fornecer ao motor, o motor terá mais torque na mesma velocidade (devido ao rápido incremento da corrente) ou mais velocidade com o mesmo torque (pelo mesmo motivo) e menor a corrente que a fonte precisa fornecer 8)

Tudo seriam flores se não fosse um pequeno detalhe que sempre passa desapercebido: é muito mais fácil queimar o fet.

"Claro, (você diria) se o limite do fet for de 200V (IRF640, por exemplo), a fonte não pode passar de 200V".

Pois é... O buraco é bem mais acima. Uma fonte de apenas 80V gera picos de mais de 230V na cabeça do rapaz :o E como ele não leva desaforo prá casa, queima, mesmo :)

Vou postar aqui a foto que fiquei de postar no tópico de fonte de alimentação. Abrindo um parênteses, a troca de conhecimentos (e de amizade) lá tá um show (como todo fórum, diga-se de passagem).

O sinal de cima é da fonte e o de baixo é no dreno do fet. Na janela a esquerda, a primeira tensão é no ponto onde o cursor verde cruza o sinal e o segundo, no cursor amarelo. Esta foto foi tirada com o circuito de recirculação de corrente do Smile desligada, tornando-se um chopper convencional. Se ligar, o pico chega a 213V ao invés de 233V. Alivia, mas arde do mesmo jeito :)

Prá arrepiar ainda mais, a segunda foto é no instante em que o fet deixa de conduzir. Novamente o primeiro sinal é da fonte e o segundo é no dreno. Reparem que neste instante a fonte (100V) de vai de 46,9V a 153V em míseros 26ns  :o

Como diria Murphy, "nada é tão simples quanto parece" :)

Abraços,
Rudolf

Offline Brenck

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #733 Online: 09 de Setembro de 2007, 15:14 »
Rudoulf,

Deixa eu te perguntar uma coisa que também nunca soube medir direito... A temperatura dos motores qual a temperatura máxima que eles chegam? tipo não a que aguentam mas com quanto tempo parados eles chegam a sua temperatura máxima....

Pois os meus esquentam como qualquer outro motor... mas se eu uso a máquina mais tempo parece que esquentam mais... tipo quanto tempo tenho que deixar parado e medir para saber, ahh então essa é o máximo que chega...  Porque vou te falar que mesmo com tudo ajustado tenho a impressao de que se eu deixasse minha máquina ligada por tipo 5 horas parada acho que os motores chegariam ao limite que aguentam e estragariam.... Parece que nunca parece que a temperatura nunca se estabiliza so vai aumentando mesmo que depois de muito tempo vai aumentando de pouquinho em pouquinho mas parece que vai...

Obrigado

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto - Smile
« Resposta #734 Online: 10 de Setembro de 2007, 11:10 »
... parece que a temperatura nunca se estabiliza ...

Gustavo,

motivado pela sua questão e pq este é um dado importante, plotei a variação da temperatura de um 23LM-C004 nas seguintes condições:

Motor alimentado por fonte de corrente constante, 1,2A por fase, duas fases energizadas, temperatura ambiente de 22 graus. O termopar foi posicionado no centro da cinta correspondente ao estator. Motor em posição vertical, suspenso, sem contato com outras superfícies.

Vc verá na imagem abaixo que a temperatura estabilizou-se em 112 graus depois de uns 100 minutos ...
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 11:32 por cncnow »

 

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