A questão não é tanto a potência, mas que o torque ficou ENORME, também.
Yo no creo en brujas, pero que las hay las hay ...Rudolf, enorme mesmo, no duro, que tô disposto a admitir sem retrucar, só a minha ignorância ...
Brincadeiras à parte: já ouvi isso antes ... e uma das coisas que eu disse na ocasião foi que o torque passível de ser aplicado por dedos nus em um eixo nu, de pequeno diâmetro, não é algo que eu consiga admitir como "enorme", seja lá o que isso signifique ... sei bem como é impressionante a coisa, comparada com uma situação anterior onde era possível girar o eixo, mas não me permito tirar quaisquer conclusões a partir disso ... no máximo desperta mais uma vez a curiosidade e a vontade de investigar mais a fundo e mensurar a coisa ... não vou nem mencionar os possíveis equívocos quanto a magnitude da corrente e por onde circulava ... vc melhor que eu deve ter avaliado isso ...
Falando um pouco de saturação: Bão, eu não sou dos que disseram que satura com o dobro da corrente, até pq não sei, quero
medir.
Entrando em minudências, outra coisa que é bom enfatizar: na ocorrência da saturação, a intensidade do campo não mais cresce nas proporções que crescia quando o circuito magnético não estava saturado, mas creio que continua a crescer, quando mais não seja, pela atuação das espiras de cobre, pura e simplesmente ... por isso, o que espero constatar é um uma forte inflexão da curva a partir da saturação e não que cesse completamente o aumento do torque. Tô dizendo isso como hipótese pra explicar a constatação de um torque muito maior, com corrente muito maior ... mesmo que por alguns momentos, antes que o motor deixe escapar a fumacinha mágica ... mesmo que isso careça de interesse imediato para as aplicações que temos em mente no momento.
Há outras hipóteses, menos "poéticas" ...
Nesta madrugada insone apanhei um livrinho e folheando a esmo me deparei com o textículo abaixo:
"For a well-designed variable-reluctance motor the limitations on pole flux density and winding temperature rise are both effective; the stator/rotor iron reaches magnetic saturation at the rated winding current."Embora mencionando especificamente motores de relutância variável, entendo que isto se aplica igualmente aos híbridos. Creio que é o conceito mais abrangente, mais aplicável. É mais questão de bom senso que qualquer outra coisa e é nisso que me apoio, está em perfeita consonância com o que penso, algumas constatações práticas e alguma literatura de fabricantes (o texto acima é de um acadêmico). Como sei muito bem que bom senso não se encontra nas quitandas e negócios são negócios, tb sei que pode haver e há exceções.
Ilustrando: tenho aqui, neste exato instante, um motor NEMA 23 Dynasyn 2SHG-055A56S em tudo semelhante ao infame 23LM-C004, exceto o que está na etiqueta: 5,5V / 8,5 Ω (==> 0,650A ==> 7,2W) ... menciono isto pq é algo que sempre me fez pensar que uma mesma carcaça e mesmo circuito magnético podem ser usados para diversos tipos de motores alterando-se apenas os enrolamentos ... em sendo verdade, um deles pode apresentar características térmicas e magnéticas coerentes nos limites, como esperado, outros podem se desviar bastante disso ... tanto em um parâmetro quanto em outro.
Pq isto seria feito ? Possivelmente para atender a necessidades específicas, baixo consumo, ou maior velocidade, ou maior torque, etc ... talvez até por questões de marketing ... como não posso medir tudo isso, só posso especular ... neste caso específico que citei é óbvio que o motor não dissiparia a mesma potência do 23LM-C004 ... a limitação poderia ser a saturação e neste caso não haveria coincidência de ambos os limites ... talvez admita correntes bem maiores, supondo folga térmica ... poderia ser um caso passível de ser descrito mais ou menos da forma que vc fez ...
Os resultados que vc obteve, supondo a interpretação e o método corretos, pode dever-se a este tipo de coisa ... de qualquer modo merece verificação ...
O fato é que isto só reforça minha vontade de dispor de instrumentos adequados, senão estaremos condenados ao achismo ...
O pequeno ensaio que fiz recentemente está coerente com os limites térmicos esperados ... estará tb com os magnéticos ? Espero poder em breve verificar isto ... aceito doações de torquímetros, até balança de pescador tá servindo ...
Até lá a rotundidade da roda é dogma, exceção continua sendo exceção e regras continuam valendo como regras ... he, he, he ...