Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 137887 vezes)

Description:

0 Membros e 6 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #795 Online: 27 de Setembro de 2007, 12:13 »
Oi Rafa, (é Rafa para os íntimos??? :) )

Desculpe pelo atraso da resposta. Tá meio corrido por aqui :)
SENHOR CRIADOR DO SMILE!!!!!!!!!
Deu até eco :) Tem um monte de criadores do Smile ouvindo :)
Citar
Um ampére a mais SÓ, por favor!!!!!!!!!!!!
Ok, você venceu :)

Estou terminando umas alterações nos Smiles e já dou um jeito nisso :)
Citar
Vc sabe que tenho interesse na família Smile.

Gostaria de um orçamento pra mim acionar uma máquina que vai usar (futuramente) 4 motores desses de 8 fios (90 Kgf). Então, deverá ser 1 Bob, 4 Smiles e uma fonte bem grandinha...
Transferi esta questão para o tópico http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1219.new.html#new
Citar
Abraços....(Vê se tem como fazer o tal "up-grade" nas Smiles, ok???) hehehe
É o que estamos terminando de fazer neste exato momento nos Smiles dos usuários :)

Abraços,
Rudolf

xsat

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #796 Online: 11 de Novembro de 2007, 21:03 »
A placa BOB e possivel alterar para 6 SMILE 

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #797 Online: 12 de Novembro de 2007, 08:23 »
Grande Xsat,
A placa BOB e possivel alterar para 6 SMILE 
Você pretende controlar 6 Smiles independente ou colocá-los em paralelo? Se for em paralelo, é bem simples. Se forem independentes, esta alteração poderia ser feita, mas dá um pouco de trabalho, pois teremos que colocar optos acopladores nos sinais dos 2 Smiles extras.

Talvez seja mais fácil colocar 2 Bobs, uma em cada paralela, e em cada Bob, 3 Smiles (ou 4 e 2, se preferir).

Abraços,
Rudolf

xsat

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #798 Online: 12 de Novembro de 2007, 12:29 »
cada compotador tem uma porta paralela ?
como fazer entao para controlar as 2 placas bob
se dá para fazer com uma porta paralela como e que se faz a ligaçao dos fios

Offline rgallas

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 282
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: ROQUE JOSÉ GALLAS JR.
  • Profissão: Empresário
Re: Projeto - Smile
« Resposta #799 Online: 12 de Novembro de 2007, 13:11 »
cada compotador tem uma porta paralela ?
como fazer entao para controlar as 2 placas bob
se dá para fazer com uma porta paralela como e que se faz a ligaçao dos fios
xsat;

Se você quer controlar 6 motores terá de usar 2 ou 3 placas paralelas. é possivel.

Existem tópicos aqui no fórum sobre o uso da placa paralela onde isto é discutido.


xsat

  • Visitante
Re: Projeto - Smile
« Resposta #800 Online: 12 de Novembro de 2007, 19:40 »
obrigado pela aguda

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Recall
« Resposta #801 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:16 »
Oi pessoal,

Aos poucos (bem aos poucos mesmo) estou voltando à participação das listas e fórum. E comigo voltam alguns capítulos eletrizantes da novela “Corra que o Smile vem aí” :)

Dando uma palhinha dos novos capítulos, vilões ressurgem das cinzas, heróis se questionam e reinventam a própria virtude, heroínas desmaiam aguardando atenção especial. Participando ativamente do enredo, 4 cavaleiros de armadura reluzente instigam neste escriba novas aventuras ao desconhecido. Atônitos, usuários aguardam ansiosos na calçada o desfecho com final feliz.

Há 3 meses, no longínquo agosto, notícias de performance suspeita do Smile nos usuários chegam aos ouvidos. O sempre silencioso Smile ora apita, ora engasga. Alguns retornam para uma averiguação mais profunda. Tudo parece funcionar maravilhosamente bem, Smile retornando a seguir. Mal chegam ao usuário, novas reclamações surgem. O principal suspeito é a conexão de motor ligada erroneamente. Não é um suspeito muito convincente, pois este usuário sabe muito bem como conectar o motor ao Smile. Sendo assim, peço que me envie novamente o Smile juntamente com ao motor conectado, ciente de que novamente o usuário ficará parado aguardando uma solução.

Nenhum sinal de apito, e sim de fets queimados. Se um apito já é algo de se estranhar no Smile, imagina a queima de componentes. Ainda mais do robusto IRF640, que agüenta 200V sem reclamar (não muito)?

Começa então a análise mais profunda do que pode estar ocorrendo nas entranhas do Smile.

Os primeiros sintomas que algo está cheirando mal é a polarização estranha dos fets de recirculação de corrente. Ao invés de farta tensão no gate, apenas uns parcos 5 a 8V, que fazem com que a corrente não circule corretamente, pois estes fets funcionam na região linear. Resultado: queimam na cara dura  :o

Como desgraça pouca é bobagem, outros usuários começam a citar os mesmos sintomas, apito e engasgo do motor. Diante disso, respiro fundo, me armo com toda coragem possível, fecho os olhos e envio um sinal de rádio pela faixa de emergência: “Atenção todos Smiles. Atenção todos Smiles. Sua presença é solicitada com extrema urgência na bat-caverna”.

A partir deste momento começa a sessão de aprendizado (vulgarmente conhecido como pesadelo) que durará os próximos meses. O recall, que duraria apenas alguns dias para averiguação, acabará durando alguns meses. Finalmente os Smiles estão retornando ansiosos aos seus lares.

Confesso que o que mais me impressionou não foi o tempo em si, mas a infinita paciência dos usuários. Os mesmos usuários que ficaram sem ter o que fazer com suas máquinas, rebaixadas ao status de peso de papel até o retorno dos Smiles.

À todos usuários dos Smiles, minha profunda e eterna admiração. Só tenho recebido emails de incentivo à pesquisa e da solução definitiva. À todos, meu agradecimento, do fundo do coração!

(continua no próximo capítulo de “Corra que o Smile vem aí)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #802 Online: 26 de Novembro de 2007, 21:30 »
Oi pessoal,

Hoje recebi um email de um novo usuário do Smile. Ele me perguntou como seria feito o recall do seu equipamento.

O recall já foi feito, e todos os problemas já foram resolvidos. De quebra, o resultado ficou bem melhor do que o esperado.

Desde o dia que os problemas foram descobertos, nenhum Smile saiu daqui, exceto para testes para comprovação das diversas soluções. Não faz sentido entregar conscientemente um equipamento com problema :)

Foi somente a partir da semana passada, quando terminaram os últimos testes, é que os Smiles começaram a ser devolvidos aos usuários e enviados aos novos, e TODOS com as devidas alterações.

Confesso que gostaria que o envio dos Smiles fosse mais rápido, mas a grande quantidade impede uma entrega mais ágil.

Abraços,
Rudolf

PS: Estou escrevendo rapidinho, pois tem um monte de Smiles aqui do lado com olhar carente :)

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #803 Online: 27 de Novembro de 2007, 21:16 »
Oi pessoal,

Retornando um pouquinho no capítulo anterior da novela “Corra que o Smile vem aí”, após longos meses de teste no super CNC do mestre Lolata com tudo funcionando certinho, resolvemos fazer uma atualização no firmware e no hardware. Uma das alterações é a fonte de 85V feita com trafo conversor 110V/220V para substituir a super fonte linear (de uns 70V) que tinha emprestado a ele. Funcionou que é uma belezura no sábado. Na segunda cedo ele me liga dizendo que algo estava estranho. Tentamos corrigir o problema por telefone. Como nada adiantava, dei um pulinho no barracão à noite para ver o que poderia ser feito e constatei que tinha alguns fets queimados. Na hora me lembrei do outro usuário com fet queimado. Os fets queimados foram substituídos, instalamos no CNC e tudo voltou ao normal... até a manhã seguinte :O quando o Lolata torna a ligar com o mesmo problema do dia anterior. Aí uma gigantesca lâmpada vermelha de alarme acendeu bem na minha frente...

Aqui vale um parênteses. A polarização correta dos fets do circuito de recirculação de corrente exige uma tensão de, pelo menos, 12V acima da tensão da fonte do motor. Se a fonte for de 70V, o Smile precisa gerar, pelo menos, 82V. Se for de 85V, pelo menos 97V, e assim por diante. É a fonte interna, movida pelo DSP, que gera esta tensão. Fecha parênteses :)

Esta fonte era de uns 18V (acima da fonte do motor) quando alimentado por 70V e nem chegava a 8V quando alimentado por 85V. Gelei...

Enviei um email a todos os usuários, pedindo que não ligassem os Smiles até que o problema fosse sanado, provavelmente por firmware, já que o DSP é quem controla esta fonte.

Pedi uns dias ao Lolata. Coitado... Estava com serviço se acumulando, compromissos com clientes, ... Confesso que me senti muito mal. E não era só com ele, todos os usuários aguardavam uma solução. Até lá, os Smiles tirariam férias forçadas.

Implorei ao meu chefe uns 10 dias de férias. Seria o suficiente para por a casa em ordem. Só teria que entregar um serviço primeiro.

Até lá, pedi ajuda ao mestre Arnaldo, um dos 4 cavaleiros de armadura reluzente. Trocamos algumas idéias de como solucionar a carência sexual da fonte e, na maior boa vontade do mundo, deixou o merecido descanso do sábado para testar na prática diversas teorias.

E tome parênteses neste capítulo :)
Sempre admirei a maneira do Arnaldo trabalhar. Fórmulas obscuras e números quase sem nexo (para mim) são a sua paixão. Curioso ao extremo, equaciona tudo para entender a teoria por trás de cada elétron que percorre o circuito. Após páginas e páginas de pura teoria, comprova na prática se tudo está de acordo com o esperado. E não dá outra: além de estar de acordo, seus circuitos ficam muito mais simples do que o original, e funcionando muito melhor. E fecha-se mais um parênteses :)

No fim da tarde, após diversos testes, equações, oscilogramas, chegou o momento Arnaldo: Ele com a calculadora (conta, conta, conta, ...) e eu no potenciômetro de uma fonte de PC alterada para fornecer de 0V a quase 150V. Ele diz: “15V, tempo de 3,0us” (tensões e tempos fictícios). Ajusto tudo e... 18V (nada fictício) :O (conta, conta, conta, ...) “30V, 1,1us”. Ajusto e... 18V cravados! E foi assim até uns 80V de tensão da fonte do motor, a fonte interna sempre gerando exatos 18V acima da tensão do motor... Um dia ainda aprendo a trabalhar assim :)

Assim que ele retorna à São Paulo, fico com o dever de casa: fazer com que o DSP calcule estas mesmas contas. Já pensou o Arnaldo ter que ir junto de cada Smile? Acho que a super Beth não ia deixar :)) E, afinal de contas, o DSP já tá bem grandinho :)) E nem assim dou descanso ao Arnaldo. Ligo trocentas vezes, contando cada pequena vitória. Até que conseguimos fazer com que a fonte funcione bem com até uns 140V de tensão da fonte do motor, sempre gerando 18V. Já fico rindo de orelha a orelha :) Como ajuste final, resolvemos baixar para 16V.

Dias depois, colocamos numa planilha os valores calculados anteriormente e os atuais. Aí começou a cair a ficha (vide gráfico anexo).

Acima de 76V a fonte anterior não conseguia gerar energia suficiente para polarizar os fets. Por isso funcionava na fonte anterior. Já na atual o DSP não gerava a tensão certa. Fica tudo tão fácil depois que se entende :) Para melhorar ainda mais, trocamos o transistor bipolar por um mosfet de baixo sinal, bem mais eficiente. Trocando em miúdos, se a tensão da fonte é de 85V, este transistor tem que ser capaz de elevar esta tensão até, pelo menos, 97V. E isso sem transformador nenhum!

Pronto! Resolvido! Fomos fazer um teste no CNC do Lolata e, menos de 5min depois, um fet queima, e não é no circuito de recirculação de corrente. Nem precisa dizer que fiquei com cara de tacho, né?

Foi neste momento que resolvi chamar os Smiles de volta ao lar...

(Continua no próximo capítulo de “Corra que o Smile vem aí”)

Abraços,
Rudolf

Offline ftrevis

  • Novato
  • *
  • Posts: 23
  • Profissão: ftrevis
Re: Projeto - Smile
« Resposta #804 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:28 »
Essa é para o Jorge L.....

Não entendi a tabela abaixo... (Como é que se insere uma figura? quando clico no ícone ele anexa coisas como img/img)

Para manter a corrente nominal:

No bipolar série, a corrente não deveria ser "1", e a tensão "2"?
No bipolar paralelo, a corrente não deveria ser "2", e a tensão "1"?

?

Trevis

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #805 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:14 »
No bipolar série, a corrente não deveria ser "1", e a tensão "2"?
No bipolar paralelo, a corrente não deveria ser "2", e a tensão "1"?

Trevis, aqui como no jogo do bicho, vale o que tá escrito ...  ;D

As tensões e correntes listadas são as canônicas, o que é preconizado pelos fabricantes. Observe que para todos os modos a potência é a a mesma, embora o torque seja diferente ... com isto estão asseguradas as condições de operação especificadas, particularmente no que concerne ao aquecimento e à saturação do circuito magnético ...

O torque é função da intensidade do campo magnético, que por sua vez é função do produto da corrente pelo número de espiras (ampéres x espiras) ...

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #806 Online: 17 de Dezembro de 2007, 12:37 »
Oi pessoal,

Voltando um pouquinho no tempo, fomos fazer um teste no super CNC do mestre Lolata para aprovar as alterações que foram feitas no Smile para que os fets não insistam mais em queimarem. Mal se passaram 5 minutos de teste e os fets já aprontaram: queimaram novamente :) Não vi outra opção senão desmontar o circo, enviar um email para o pessoal enviar os Smiles à bat-caverna e aprofundar no que poderia estar acontecendo.

Todos os fets estavam devidamente polarizados, chaveando biito, biito. Se não estavam trabalhando na região linear, não deveria ser problema de corrente. Se não é corrente, deve ser tensão... Será???

Sir Jorge, um dos 4 cavaleiros da armadura reluzente, tempos atrás comentou que um componente queima muito mais fácil por tensão acima do limite do que a corrente. Esta última pode ultrapassar em muito o limite, desde que esteja devidamente refrigerada. Quanto à tensão, "basta um único pulso acima do limite para queimar o componente". Sábias palavras :) E na prática, isso pode ter fundamento na queima de tantos fets?

Raramente fiquei pálido tantas vezes e com tantas incertezas.

Primeiro susto: O Smile usa o famoso IRF-640, que aceita tensão máxima de 200V entre o dreno e o source. A tensão da fonte era de 80V~85V. 200V é quase 3 vezes esta tensão, muito longe para ser ultrapassada, né? O Astolfo (que é como chamamos carinhosamente o osciloscópio lá de casa) mostrava picos de mais de 240V :o Sério, quase caí da cadeira! Demorou quase um século para conseguir fechar a boca :o Nem precisa dizer que desliguei tudo rapidinho antes que torrasse tudo :) De onde vem esta tensão toda vitaminada?

Fui aumentando a tensão da fonte do PC até que o pico ficasse abaixo de 200V. Devia ser em torno de 60V, eu acho. Entre uma análise e outra, fico pensando POR QUE um chopper funciona? Quero dizer, um L297, um dos controladores de chopper mais conhecidos, normalmente usa um fet cuja tensão limite fica entre 80V e 100V, e o pessoal costuma usar uma fonte em torno de 40V. POR QUE O FET NÃO QUEIMA? Deveria haver uma enchurrada de fets queimados, e não me lembrava de ter ouvido este fenômeno.

Procura daqui, procura dali e reparo que esta tensão só acontece quando o fet do chopper deixa de conduzir. Como o enrolamento do motor é basicamente uma indutância, ele tenta manter a corrente constante. Como o circuito é aberto aberto pelo fet quando deixa de conduzir (dezenas de milhares de vezes por segundo), ele gera um pico de tensão extremamente alto. É o mesmo funcionamento de um trafinho que dá choque só com uma pilha de 1,5V. Começa a fazer sentido...

Após queimar alguns neurônios (eram raros os que ainda estavam vivos), resolvi ligar para o Sir Jorge. E tome aulas e mais aulas de tudo que tem a ver com esta questão. Ô sapiência :)

Voltando, como se resolve isso? Evitando que a tensão suba tão alto ou limitando este pico. Nada melhor do que uma proteção para fazer isso, e esta proteção tem alguns nomes: Snubber e TransZorb.

Até onde consegui entender, o snubber armazena a energia que o indutor libera na abertura do fet e a solta aos poucos. Tentei diversos valores de componentes no snubber do Smile, sem grandes diferenças. Pelo sim, pelo não, o circuito do snubber permaneceu com os mesmos componentes. Um dia ainda vou voltar a esta questão. A solução final ficou tão bacana (tchan, tchan, tchan, tchaaaaaan) que este circuito deve cair fora.

Já o TransZorb é um diodo zener com músculos em excesso :) Assim que a tensão passa da tensão do zener ele passa a conduzir uma determinada corrente para que esta tensão seja "domada". Legal, vamos fazer uns testes.

Diversos TransZorbs foram colocados em série até chegar em 190V e estes em anti-paralelo com o fet. Resultado: o pico ultrapassa um pouco os 190V. Outros foram colocados em série para chegar em 180V. Também ultrapassa um pouco, mas fica mais longe dos 200V do que a combinação anterior. Tou vendo luz no fim do túnel :) Quando a tensão da fonte foi ajustada para 100V (limite do Smile) os bichos quase ferveram :o Como a tensão do outro extremo do enrolamento quando o fet não conduz é o dobro da tensão da fonte, os TransZorbs tiveram que engolir na marra 20V (2*100V-180V), e nem era de pico, era durante o tempo que o fet não está conduzindo. Tinha uma luz, sim... Só que era o trem...

Fazer o que... Voltemos à combinação de 190V. Conforme a tensão da fonte era ajustada para perto de 100V, a tensão do pico tendia a subir, levando cada vez mais energia. Esta energia fazia com que o pico passasse de 200V (era algo em torno de 205V). Por um período extremamente curto (uns 5ns~10ns), mas passava.

Depois de outras ligações para o Sir Jorge, ele disse as palavras que menos queria ouvir: "Das duas, uma: ou você abaixa a tensão máxima permitida pelo Smile (100V) ou troca todos os fet por outros que aceitem mais tensão do que os 200V do IRF640". Não queria adotar a primeira opção por querer um dia que a solução Smile eliminasse totalmente o transformador da fonte, retificando e filtrando a tensão da rede.Já na segunda opção, tínhamos acabado de fazer umas compras grandes na Santa Ifigênia, e estávamos abarrotados de fets. Trocar TUDO? TODOS ELES??? Como todo remédio amargo, confesso que esta solução foi difícil de engolir (suspiro)... E foi um tal de tampar o nariz para não sentir o cheiro do remédio.

Como dizia uma amiga minha, "para cada problema existem pelo menos 2 soluções". Das duas que o Sir Jorge deu, a única que poderíamos chamar de solução era a substituição dos fets. Iríamos perder um monte de componentes e gastaríamos a maior grana para repor tudo por componentes mais caros que o IRF-640 (nem sabia qual seria o substituto). Se é prá resolver de verdade, respiremos fundo e vamos resolver :)

Abraços,
Rudolf

Offline YRD

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1065
  • Sexo: Masculino
  • MechMate #17
  • Cidade - UF: Brasília - DF - Brasil
  • Nome:: Yuri - Mechmate #17
Re: Projeto - Smile
« Resposta #807 Online: 17 de Dezembro de 2007, 20:36 »
Grande Rudolf  8),

Enquanto não chegar a placa de vídeo nova não vou ligar a "criança".... e depois ? Faço o teste assim mesmo ? ::)

Abraços,
Yuri

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Smile
« Resposta #808 Online: 17 de Dezembro de 2007, 20:44 »
Grande Yuri,
Enquanto não chegar a placa de vídeo nova não vou ligar a "criança".... e depois ? Faço o teste assim mesmo ? ::)
Não entendi...

Qual teste você se refere? O motor não funciona normal, só na simulação é que dá tilt?

Chegando a placa é correr pro abraço :)

Ou perdi algum detalhe? ::)

Abraços,
Rudolf

Offline YRD

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1065
  • Sexo: Masculino
  • MechMate #17
  • Cidade - UF: Brasília - DF - Brasil
  • Nome:: Yuri - Mechmate #17
Re: Projeto - Smile
« Resposta #809 Online: 17 de Dezembro de 2007, 23:17 »
Ol@ Rudolf,

Acho então que viajei... a minha pergunta, a qual não fui claro, é referente aos fets.

Yuri

 

/** * */