Tudo tem um começo, um meio e um fim. Com o Smile também foi assim.
Há anos buscava uma maneira de usar meus conhecimentos para ajudar as pessoas menos favorecidas. O máximo que eu poderia fazer seria trocar uma lâmpada, e era muito pouco. Então surgiu a ideia de fazer um equipamento e reverter o lucro para entidades assistenciais.
Enquanto aguardava o lançamento de um novo controlador que já possuía Zigbee, entrei no fórum do Clube do Hardware que discutia CNCs caseiros. Um novo mundo se abriu pra mim. Conheci diversos “monstros” que desbravavam este mundo: Fabio Gilii e o famigerado Sir Jorge. Era final de 2005, começo de 2006. Sir Jorge e sua infinita paciência perdeu infinitas tardes de sábado para me ensinar o funcionamento dos MOSFETs. Queimava tantos que era conhecido por MOSFET killer.
Após um ano e meio de desenvolvimento (e muitas queimas de MOSFETs), o Smile finalmente foi lançado na data cabalística de 07/07/07. Coincidência ou não, essa data foi escolhida por ele. Sir Jorge não poderia nos receber na sua famosa masmorra num determinado sábado, então marcamos para o próximo sábado, 07/07/07. Aliás, o próprio nome SMILE também foi escolhido por ele mesmo. O universo estava conspirando para seu sucesso.
Foram muitas demonstrações e testes na masmorra ao longo deste ano e meio, onde diversas figuras famosas (Alain, Claiton e tantos outros) corrigiam os conceitos e funcionamento do protótipo do Smile. Entrei na lista PlotterCRESoft do famoso Lutcho, onde recebi uma enxurrada de dicas e conhecimentos do Fabio Cicuto dentre tantos outros.
Antes mesmo do lançamento, na verdade 6 meses antes, o Jack de Salvador adquiriu o primeiro Smile e, uns 2 meses antes do lançamento, o Lolata recebeu o primeiro. O primeiro que recebeu no lançamento foi o Edu Lopes e sua famosa simpatia.
Alguns meses após o lançamento os primeiros problemas surgiram. Diversos Smiles queimavam em campo. Foi feito um recall geral. Foram uns 2 ou 3 meses para achar os problemas. Os usuários tiveram a maior paciência do mundo até que os problemas fossem sanados.
Era uma época que o prazo de entrega era até 3 meses, pois a montagem era manual e só tinha o final de semana para isso. Sufoco! Deixei a família de lado para cuidar dos novos membros da família Smile. Se valeu a pena? Bom, agora pertenço a duas famílias
Muito tempo depois veio outro problema, agora com a fonte dos motores. O problema foi detectado, mas a solução a preço acessível, não.
Aos poucos a procura foi diminuindo. Após muitas centenas de Smiles entregues e muitas instituições ajudadas financeiramente, chegamos à conclusão que seria melhor encerrar o projeto. Paramos de comercializar kits, estamos somente entregando Smiles para reposição.
Como forma de agradecer tamanha ajuda que o Smile recebeu, estamos disponibilizando todo projeto. Só peço que, se alguém for utilizá-lo para fins comerciais, que parte do lucro seja revertido a instituições assistenciais.
Agradeço a todos que participaram deste projeto, seja com conhecimento, seja o adquirindo. Meu MUITO OBRIGADO a todos
Abraços,
Rudolf
ProjetoSmile.zip:
https://www.dropbox.com/s/itqfh8lga8f75jg/ProjetoSmile.zip?dl=0