... em comparação a serigrafia o método fotográfico gambiarra é de difícil domínio ...
Posso depreender do que diz que vc conhece apenas o que chama de "método fotográfico gambiarra" ... lamento que não conheça os métodos e materiais adotados por profissionais e amadores bem informados, certamente teria outra opinião ...
Bem com certeza tem gente que tem sucesso com este método eu também tive mas 60% de acerto não é la grande coisa.... com certeza as resinas fotográficas feita para fotogravação em metal são bem melhores o método é mesmo mas a vantagem que essas resinas a base de acrílico não precisam de catalizador, vc pode trabalhar com luz ambiente pois a resina só sensibiliza em UV, vou corrigir ou tentar me expressar melhor o método de fotogravação é superior mas com o material correto.
O método utilizando emulsão de serigráfica funciona mas não é toda a vez ou porque da problema na corrosão ou errou na mistura ou foi azar mesmo.
O método utilizando a emulsão serigráfica da maneira corrente onde é gerado o fotolito na tela silk, para depois utilizar a tinta resistente a acido é muito bom a qualidade é 10, com prática e experiência dificilmente comete erro ou da problema.
O método fotográfico parecido com o primeiro mas que em vez de utilizar emulsão utiliza-se a resina UV de acrílico fazendo todas as etapas de maneira correta que são a aplicação , cura da tinta e sensibilização com UV não tem como dar erro, vou ser franco só errei a primeira vez porque não curei a tinta direito, como falei antes pode ser qualquer um desses que tem ae no mercado, fotocrill, fastpcb, easypcb tem até aqueles em spray ou dry film la fora que ja tive a oportunidade de utilzar também e funcionam muito bem.
Veja bem não to desmerecendo o método fotográfico com emulsão ( não vou chamar mais de gambiarra) de serigráfica, mas é que ele é tem um grau de dificuldade sem contar a o tempo de implementação que eu acho que só perde para o processo de silkscreen tradicional.
Vou fazer assim vou utilizar a experiencia que eu tive e estimar o tempo necessário nos processos em que trabalho ou ja trabalhei.
1. Transferencia de toner
Impressão 10 segundos
cortar posicionar a impressão prender 1 minuto
Passar o ferro 2 minutos
corrosão no HCL + Agua +Peroxido 2minutos
tempo total 5 minutos
qualidade final até agora -aceitavel a boa (mais prática e ou um laminador pode melhorar isso)
Sucesso de 5 placas 1 não pode ser utilizada (comprei impressora laser recentemente)
2. Método fotográfico com resina de acrílico.
passar a tinta na placa 1 - 2 minutos
espalhar de maneira uniforme com ajuda da centrifuga 30 segundos
cura da tinta na estufa 30 minutos.
impressão do fotolito em transparência 20 segundos
sensibilização da placa por UV (matriz de leds) 3 minutos
revelação 2 minutos
corrosão no HCL + Agua +Peroxido 2minutos
tempo total 36 a 38 minutos.
qualidade: Ótima
sucesso: de 45 placas 1 apresentou problemas (primeira tentativa)
3. Método fotográfico com emulsão.
passar a tinta na placa 1 - 2 minutos
espalhar de maneira uniforme com ajuda da centrifuga 30 segundos
esperar a tinta secar 1 hora a 2 horas ( não utlizava nenhum metódo de cura ) porque não foi mencionado se era necessário ou não então deixava secando em um loca escuro mas ventilado.
impressão do fotolito em transparência 20 segundos
sensibilização da placa por UV (lampada luz negra) 4 e 5 minutos variava com dependendo do fornecedor de emulsão.
revelação 3 minutos.
corrosão no HCL + Agua +Peroxido 2minutos
tempo total 2horas e 10 minutos +/-
qualidade boa até otima
sucesso: não tenho anotado no caderninho mas foram bem mais que 80 placas aqui mas como falei era mais ou menos 60-70% de sucesso.
Resinas utlizada, passei por saturno , acrilex, agabe, e tantas outras marcas. Mas como falei o processo é trabalhoso.
Hoje em dia as placas em smt que eu faço só utilizo resina a base de acrílico com o método fotográfico, talvez arrisque fazer algumas com transferência de toner mas só quando eu fizer ou tiver um laminador.